Durante sessão da Câmara de Irati, vereadora Sybil Dietrich disse que conversou com a secretária de Planejamento, Bruna Nadal, que garantiu a manutenção das pastas como secretarias municipais/Texto de Rodrigo Zub

Durante a sessão da Câmara de Irati realizada na terça-feira, a vereadora Sybil Dietrich (PP) disse que conversou com a secretária de Planejamento, Bruna Nadal, que garantiu a manutenção das pastas da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa, Defesa Animal e Habitação com status de secretarias.
No início da gestão do prefeito Emiliano Gomes, as pastas da Mulher e da Habitação foram absorvidas pela secretaria de Assistência Social. Já a Defesa Animal está vinculada à secretaria de Meio Ambiente. Porém, até o momento, não foi encaminhado um projeto para a Câmara para oficializar essa alteração no organograma da prefeitura.
“Primeiro, a junção, de fato, é uma extinção, pois uma direção jamais terá força de uma secretaria. Segundo economizar três cargos de secretário, sendo que certamente terá que designar direções, não terá impacto financeiro relevante que justifique tais atos, sem contar que economizar em pastas de tamanho e impacto político é tolice e no mínimo pouco estratégico. Falo isso porque as três secretarias são pastas de suma importância para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Sybil, que foi secretária da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa na administração do ex-prefeito Jorge Derbli.
A vereadora citou que a secretaria da Mulher, Criança e Pessoa Idosa foi criada em 2023 após reivindicações da comunidade e conversas entre os poderes Executivo e Legislativo, além de conselhos municipais e sociedade civil, principalmente do número de casos de violência em Irati. Sybil lembrou que uma audiência pública foi realizada para discutir os serviços prestados pela secretaria da Mulher e o plano municipal. “Ela não veio para encher o ego de alguém ou como merchan político partidário. Ela veio por dados que mostram a necessidade de políticas públicas, que apontam a urgência de investimentos na área da mulher. Irati tem índices elevados de feminicídio”.
Ações realizadas para as pessoas idosas
Outro ponto abordado pela vereadora foram as ações realizadas para as pessoas idosas. “Hoje somos considerados uma cidade amiga da pessoa idosa, pela Organização Mundial da Saúde [OMS]. Eu tive a honra de receber esse título enquanto secretária da pasta. E esse título, ele não veio por indicação política, veio pelas ações desde 2017. Fomos homenageados pelo trabalho feito com as pessoas idosas na pandemia, os países de primeiro mundo, as cidades modelos hoje sabem e investem em políticas públicas para pessoa idosa porque sabem que terão retorno social e econômico. Investir na população idosa é investir na vida, no futuro de cada um de vocês, pois estamos aumentando a expectativa de vida da nossa população e queremos uma vida digna, com qualidade, participando ativamente dos mais diversos espaços. Por isso, veio o Complexo do Idoso e tantos outros serviços que ao invés de serem unificados, devem ser ampliados com olhar sensível e exclusivo”, indagou a vereadora.
Sybil também falou sobre a importância das pastas de Defesa Animal, principalmente em função do número alto de animais soltos nas ruas da cidade, e também da habitação, pois esse tema foi alvo de questionamentos durante a campanha eleitoral devido à quantidade de pessoas sem moradias no município. “Portanto, o direito à habitação deve ser prioridade, deve ser deve ter visibilidade, deve ter exclusividade. Eu gostaria de falar que embora o senhor prefeito afirme que não vai extinguir os serviços, perder status de secretaria é perder força política, é perder força na luta e não é a política partidária. É perder representatividade. E sim, é perder recursos. Embora não seja algo impeditivo de receber verba, na maioria das vezes limita-se. Eu mesma, enquanto estive como secretária, recebi editais que o valor repassado era conforme a estrutura que o município possuía. Se tinha uma secretaria, o montante era maior do que se tinha uma direção vinculada a outra secretaria”.
A vereadora ainda disse que já havia exposto seu posicionamento e solicitado uma reavaliação da medida por parte do prefeito. “Eu em uma reunião com a senhora Bruna Jacinta [Bruna Nadal], secretária de Planejamento, que hoje está aqui presente, ela me garantiu e mostrou organograma com a nova estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Irati, a qual manteve as secretarias já citadas, não só no papel, mas como status de secretaria e que assim seja, secretária Bruna, pelo bem da nossa cidade. E senhor prefeito, vamos juntos construir uma Irati para todas as pessoas. Também sou a favor da economicidade, porém investir em política públicas para pessoas em vulnerabilidade social, não é gasto, é investimento, é crescimento, qualidade de vida para a nossa população. Vamos manter essas secretarias”, finalizou Sybil.