Prefeito de Rio Azul terá o prefeito de Irati, Emiliano Gomes, como vice-presidente, e o prefeito de Inácio Martins, Dimas Vier, como tesoureiro/Paulo Sava, com reportagem de Letícia Torres, do Jornal Hoje Centro Sul
A nova diretoria da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR) e do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (CONDER) tomou posse na manhã desta quinta-feira, 16, em evento realizado na sede da entidade, em Irati.
O presidente é o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski. Ele substitui o ex-prefeito Jorge Derbli, que ocupou o cargo no ano passado. O vice-presidente é o prefeito de Irati, Emiliano Gomes; a tesouraria fica por conta do prefeito de Inácio Martins, Dimas Vier.
Em entrevista à jornalista Letícia Torres, do Jornal Hoje Centro Sul, Leandro destacou que uma das demandas mais importantes é a continuidade da obra do aeroporto regional, em Fernandes Pinheiro. “Temos várias demandas, e uma das mais importantes é a construção do aeroporto na cidade de Fernandes Pinheiro, que já está bem adiantada. Eu estive na semana passada junto com a ex-prefeita Cleonice (Schuck) na Secretaria de Infraestrutura e Logística tratando com o secretário Sandro Alex sobre os detalhes deste projeto e o que precisa ser arrumado para a Secretaria dar o carimbo e o governador dar o ok para começar a liberar os recursos. É uma obra que vai trazer desenvolvimento para a região”, comentou.
IML – Leandro garantiu que o projeto para a construção de uma unidade do IML em Irati também terá continuidade. “Nós temos aqui mais de 200 mil habitantes, e comporta sim uma unidade da Polícia Científica aqui porque todos os familiares sofrem muito quando acontece um acidente e um corpo tem que ser levado para União da Vitória, Ponta Grossa, Guarapuava ou outras cidades onde acaba havendo uma demora muito grande na liberação do corpo. É um momento difícil para cada família, e temos que enfrentar isto com responsabilidade. Este pedido da construção do IML aqui já está bem encaminhado, fizemos força com os prefeitos da gestão passada. O ex-prefeito Jorge Derbli cedeu o terreno do município de Irati para a construção. Vamos continuar com esta luta, e inclusive teremos uma reunião no final do mês para tratar deste assunto do IML”, frisou.
De acordo com Leandro, faltam apenas alguns detalhes relativos à documentação do terreno para que a doação seja efetivada. “É um loteamento novo que está sendo construído aqui em Irati, mas o terreno já está garantido por parte da Prefeitura de Irati, o prefeito Emiliano já deu o ok para dar andamento a toda a documentação. O local já existe, que é o terreno, agora falta o investimento por parte do Governo do Estado para dar sequência neste projeto, que vai ser importante. Eu tenho certeza que vai sair, mas precisamos continuar com esta atuação para que se agilize todo este processo e o quanto antes tenhamos aqui na nossa região esta unidade do IML”, destacou.
Patrulha Rural – Em outra reivindicação, a entidade ainda deve solicitar ao Governo do Estado a doação dos equipamentos que estão sendo utilizados pelo CONDER no programa Patrulha Rural, conforme Leandro.
“Os equipamentos, sendo nossos, quando chegar ao município, a cada cidade, o prefeito vai ter a flexibilidade de trabalhar com estes equipamentos. De repente, regularizar um trecho de uma comunidade e outros equipamentos mandar para outra, de acordo com a demanda de cada cidade, com as dificuldades que cada prefeito tem. Teremos logo esta doação do Estado para o CONDER, vai ser uma grande vitória, mas foi importante da maneira que veio trabalhando”, afirmou.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
BR 153 – O presidente da AMCESPAR garantiu também que a entidade vai lutar pela realização de melhorias no pavimento da BR 153. “Nós vamos atuar fortemente na cobrança pela melhora e revitalização de todo o trecho da BR 153. Nós já estivemos lá, no mandato passado com os prefeitos, no Ministério dos Transportes junto com o ministro Renan Filho. Naquele momento, ele autorizou a confecção do projeto de revitalização, só que está muito demorado. Para desenvolvimento de todas as cidades, o primeiro ponto que é necessário é a questão logística. Como vamos ter uma logística boa sem ter uma rodovia com condições? Este é o principal ponto e todos os municípios sofrem pela qualidade e condição da BR 153. Esta é uma das principais demandas nossas, a revitalização de todo este trecho”, contou.
Parcerias – A AMCESPAR deve continuar atuando em parceria com os municípios que a integram, conforme Leandro. “É importante e a própria instituição acaba ajudando no desenvolvimento de cada município. Eu tive muito apoio no meu primeiro mandato, e agora queremos trabalhar em parceria com todos os prefeitos. Tem alguns que já foram prefeitos no passado e estão retornando, outros são novos, mas eu já pude sentir uma boa interação entre eles. Não há nenhum motivo para um prefeito ter ciúme do outro: o nosso objetivo é trabalhar pela região, cada município com suas dificuldades, cada prefeito com seus desafios dentro do município, mas quando chega aqui na AMCESPAR, o trato é trabalharem todos remando para o barco ir para a frente. A região já cresceu muito, mas ainda temos muitas demandas, muitos investimentos necessários para serem feitos aqui e vamos correr atrás disso”, pontuou o prefeito.
Papel de Irati – Já o vice-presidente da AMCESPAR, Emiliano Gomes, acredita que Irati terá um papel fundamental durante a nova gestão da entidade. “Irati tem um papel extremamente significativo no campo do estado. Quando se fala em Irati, pensa-se em toda a região, e o Governo do Estado, de maneira geral, sempre olha nesta perspectiva. A minha missão, enquanto vice-presidente, é a unificação da região, para que todos os prefeitos e vereadores conheçam com mais afinco os projetos que estão sendo desenvolvidos aqui pela AMCESPAR e pelo CONDER para que possamos falar a mesma língua e ter uma forte representatividade a nível de estado. Quanto mais união e cooperação tivermos com todas as prefeituras, evidente que mais conquistas teremos. Neste momento, precisamos mostrar unidade, e esta vai fazer com que tenhamos novas conquistas”, apontou.