Projeto será encaminhado pelo Governo do Estado para o município. Demanda foi uma das pautas da chapa do prefeito Emiliano Gomes (PSD) durante a campanha eleitoral de 2024/Paulo Sava, com reportagem de Sidnei Jorge
Em reunião realizada na manhã de quarta-feira, 08, no Salão Nobre da Prefeitura de Irati, o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, anunciou que o Governo do Estado fará um projeto para construção de mais um Pronto Atendimento Municipal. Esta demanda foi uma das pautas do agora prefeito Emiliano Gomes (PSD) durante a campanha eleitoral de 2024.
Em entrevista à Najuá, Sandro destacou que a abertura de um novo Pronto Atendimento visa ampliar a cobertura de serviços na área de saúde para a população. “É um compromisso que eu estou aqui dizendo que nós vamos tocar esse projeto. O secretário (Nelson Luiz Antunes) já tem o local definido e o projeto o governo do estado já está encaminhando ao município. Nós vamos trabalhar junto com também com os representantes estaduais também do prefeito para que a gente coloque esse pronto atendimento já em construção. Se a gente tiver aí o projeto e o terreno que a gente possa o mais rápido possível iniciar esse objetivo dessa obra”, frisou.
Aeroporto – Sandro também confirmou que o projeto para construção de um aeroporto regional em Fernandes Pinheiro terá continuidade. A liberação de recursos para a obra foi anunciada no final de 2024. Segundo o secretário, o novo aeroporto poderá trazer desenvolvimento econômico e agilizar os atendimentos de urgência e emergência na região.
“As pessoas até podem não imaginar a dimensão de um aeroporto porque a gente muitas vezes não usa avião, mas entendam que, para a industrialização que virá com força para gerar emprego e renda, e mesmo para UTI aérea, para quem precisa sair do pronto atendimento precisando de uma transferência emergencial, vai ter um aeroporto com UTI aérea para transplante de órgãos. Então tem um aeroporto Regional é importante. Eu sei que muita gente pensa que isso não é tão importante. Claro que é importante, porque isso gera receita gera renda e desenvolvimento para as outras áreas que a gente precisa fazer”, comentou.
O terreno para a construção do aeroporto fica na Fazenda Xanadú e foi doado pela família Kasprczak no ano passado. Na visão de Sandro, não havia possibilidade de apoio do Governo do Estado se o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional (CONDER) não tivesse elaborado um projeto para construção do aeroporto.
“Tem que ter projeto, nós temos hoje o projeto do aeroporto eu ajudei o Conder e a AMCESPAR junto com os profissionais para que nós tivéssemos esse projeto. Eu disse ao governador que Irati e a AMCESPAR têm que ter aeroporto para atender todos os municípios, ele me perguntou se tinha projeto e eu falei que sim. Então vejam como é importante você ter projeto, pois quando você tem projeto, o governo é parceiro e o Emiliano está focado nisso e a equipe toda aqui está hoje muito focada em ter bons projetos. A população vai se orgulhar”, destacou.
Outras obras – Sandro destacou outras obras do Governo do Estado que estão em andamento em Irati, como a conclusão do Ginásio de Esportes da Unicentro e a ligação da BR 153 com a PR 364, que dá acesso a São Mateus do Sul. Também foram discutidos durante a reunião projetos de pavimentação do Condomínio Industrial da BR 277, que ainda precisa de infraestrutura de iluminação pública e saneamento.
“Nós temos um distrito importante na entrada da cidade, que precisa de uma atenção. Com a readequação da duplicação, com marginais, o que está previsto é que Irati vai ter seis obras de arte que serão construídas ao longo desses anos. Agora, são seis viadutos ou trincheiras dentro do município que atingem a 277, além da duplicação. Todas essas obras são importantes e a gente precisa entender que, com essas obras, nós teremos mais indústrias. Então a gente já tem que pensar no novo terreno, no novo distrito, em como oportunizar para Irati todos esses investimentos que vão acontecer, trazendo indústria”, comentou Sandro.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Duplicação da BR 277 – O secretário garantiu que haverá um grande investimento na duplicação do trecho da rodovia BR 277 que passa por Irati nos próximos anos. Representantes da Via Araucária, concessionária responsável pelo trecho, devem conversar com o prefeito Emiliano Gomes nos próximos dias para definir as estratégias para a realização da obra.
Projetos – Os projetos para a realização das obras, especialmente do Pronto Atendimento Municipal e da duplicação, já estão sendo elaborados, mesmo antes do retorno dos vereadores à Câmara e dos deputados estaduais à Assembleia Legislativa, o que deve acontecer em fevereiro. “Nós não estamos esperando fevereiro. A gente já está deixando tudo pronto para não perder tempo. O nosso objetivo é correr contra o tempo”, pontuou.
Fortalecimento do IFPR e da Unicentro – Sandro também acredita que, para ter um desenvolvimento pleno, o município precisa fortalecer o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Unicentro, para que estas instituições possam continuar formando mão-de-obra qualificada. “Também é preciso fortalecer o IFPR e a Unicentro, porque, para ter mão de obra qualificada, a gente precisa preparar os jovens. Então vamos viver um tempo de muito progresso na cidade”, finalizou.