Cleonice Schuck assume cargo na diretoria do CIS/Amcespar

Ex-prefeita de Fernandes Pinheiro assume cargo de diretora técnica e administração da instituição neste ano/Texto…

12 de janeiro de 2025 às 12h35m

Ex-prefeita de Fernandes Pinheiro assume cargo de diretora técnica e administração da instituição neste ano/Texto de Edilson Kernicki, com entrevista de Rodrigo Zub e Anderson Harmuch

Empresária Cleonice Schuck comandou a prefeitura de Fernandes Pinheiro entre os anos de 2017 e 2024. Foto: Prefeitura de Fernandes Pinheiro

No biênio 2023-2024, a ex-prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck (PSD), presidiu o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amcespar (CIS/Amcespar), tendo o ex-prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, como vice. A partir deste ano, mesmo já não sendo mais prefeita, ela permanece no consórcio, como diretora técnica e administrativa.

Em entrevista à nossa reportagem, Cleonice falou como foi seu trabalho quando era presidente da entidade. “Procuramos interagir muito com todos os municípios, fazer toda a legalização dos funcionários, dos planos de cargos e salários e deixá-los atualizados, na sua parte documental. Principalmente, o que fizemos, foi buscar bastante clínicas, empresas e pessoas que viessem nos prestar atendimento. Ampliamos muito esse leque de empresas, de clínicas, de profissionais credenciados no CIS, conseguindo, assim, um volume maior de atendimento e também um custo menor para os municípios”, ressalta.

Segundo Cleonice, o CIS/Amcespar foi o primeiro consórcio do Estado do Paraná a trabalhar com a nova lei de licitações, o que permitiu alcançar “excelentes resultados”, para a compra de medicamentos, de equipamentos e para o atendimento de várias necessidades que os municípios apresentem nesse âmbito. “Pela nossa produção ter aumentado bastante, hoje o custo fixo do Consórcio, que é custeado pelos municípios, temos retorno dos projetos de recursos que vêm do Governo do Estado e do Governo Federal, o que já não onera mais os municípios. Estamos muito felizes pelas conquistas e melhorias, a troca de espaço, mais amplo, com mais comodidade para nossos pacientes, acessibilidade, pois temos um elevador. É uma estrutura muito boa e o prédio do AME [Ambulatório de Especialidades], que está sendo construído [em Irati], deve ficar pronto até a metade do ano que vem [2025], pelo menos é a previsão. Também terá uma estrutura bem maior, já terá o atendimento do CEO [Centro de Especialidades Odontológicas] junto. O prédio onde está o CEO hoje, nós levaremos o CAPS [Centro de Atendimento Psicossocial] e não estaremos mais pagando aluguel. Estaremos com uma estrutura pronta e toda unificada”, destaca. O CIS/Amcespar deve receber em breve dois novos ônibus para o transporte de pacientes.

“Sou muito grata a toda equipe pelo apoio, pelo trabalho, principalmente pela responsabilidade com que atuo, nesse atendimento de saúde, que mexe com a vida das pessoas e, principalmente, com o recurso público que vem dos municípios. É essa nossa função: preservar o CPF dos secretários de Saúde, dos prefeitos, e contratar sempre por um preço mais justo, com mais economia”, diz.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

O bom entrosamento com o Governo do Estado e o andamento do trabalho que vinha sendo desenvolvido por Cleonice enquanto presidente do consórcio rendeu a ela o convite, da parte do próximo presidente do CIS/Amcespar, o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD), para assumir uma nova função: a de diretora. Cleonice se propôs a acompanhar Rover, ao menos, nesse primeiro ano, para que ele consiga colocar em prática os projetos que ele tem para os municípios e para dar prosseguimento aos que já foram iniciados junto ao Governo do Estado, como a permanência da Unidade do Erasto Gaertner em Irati, a resolução de impasses econômicos da Santa Casa de Irati e a prestação de serviços do hospital aos municípios.

Futuro político: Concluídos dois mandatos consecutivos como prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice afirma que não é um projeto de vida, para ela, se tornar deputada, mas admite que uma eventual candidatura em 2026 ou mesmo o apoio a algum candidato que venha a representar a região tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados já é um assunto que vem sendo discutido.
“Sempre deixei muito claro que não é um projeto de vida meu ser deputada. Se houver, porventura, necessidade, não vou fugir da raia, pois quero que a região continue se desenvolvendo. Mas o Jorge [Derbli, ex-prefeito de Irati] é um grande nome, é muito dinâmico, tem interesse, tem vontade. Com certeza, se o nome dele for definido [como candidato a deputado em 2026], vou apoiá-lo, com toda a dedicação possível. Acho muito válido nós termos um representante da região. Está na hora de começarmos a nos fortalecer politicamente, tanto com deputado federal quanto estadual”, diz.

Cleonice pondera que os municípios da região receberam apoio de vários deputados estaduais nos últimos anos, mas considera que seria interessante ter ao menos um representante próprio. “Nós termos a legitimidade de um candidato daqui seria muito bom e eu acredito que nós temos nomes bons. A região devia entrar num consenso e realmente fazer um trabalho forte para apoiar essa pessoa que se dispusesse a concorrer. Dessa leva de prefeitos [que deixaram o cargo em 2024], temos o Benato [de Inácio Martins], que foi muito dinâmico; o [Luiz Everaldo] Zak [de Rebouças]; o Moacir [Szinvelski, de Mallet], que não tem interesse [em se candidatar]; o Celso [Kubaski], de Imbituva, que não tem interesse de ser deputado. Mas todos os prefeitos foram muito dinâmicos. Temos ainda Guamiranga e Prudentópolis. Todos fizeram um bom trabalho, mas tem alguns que se destacam nesse gosto político e o Jorge é um deles. Capacidade, todos teriam, tanto o Benato quanto o Zak, o Jorge. Estamos juntos para sermos parceiros. O que for bom para a região, com certeza, apoiaremos. Temos compromisso com nossos deputados e gostaria que o Alexandre Curi fosse nosso próximo governador e estamos trabalhando para isso, torcendo que isso aconteça, pela amizade, pelo trabalho, pelo respeito e pelo dinamismo dele. Acredito que, para a nossa região, seria muito bom. Mas há o espaço aberto para termos representantes, além dos deputados que temos, para termos um representante nato da região da Amcespar”, analisa.

Transição de governo: Cleonice repassou o cargo no Executivo a Oziel Neivert, de quem já foi oposição. Oziel concorreu ao cargo de prefeito em 2008 contra Nei Renê Schuck, marido de Cleonice, que foi reeleito naquela ocasião. Mais tarde, em 2016, quando era Oziel quem concorria à reeleição, Cleonice venceu a disputa e se tornou a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Fernandes Pinheiro.

De adversários a aliados políticos. Hoje no partido União Brasil, Oziel já chegou a ser correligionário de Cleonice, no PSD, e a ajudou a pedir votos para ela se reeleger em 2020. Em 2024, o PSD de Cleonice fez parte da coligação “Unidos por Fernandes Pinheiro” formada pelos partidos Republicanos, PL, União Brasil e PSD, que elegeu Oziel. “Nós fomos oposição, disputamos uma eleição. Na minha reeleição [em 2020], o Oziel já foi nosso eleitor, votou em nós, pediu votos, porque viu que o trabalho estava sendo bem-feito e sempre atendemos a toda a região dele, com muito respeito. Nunca faltamos com atendimento nem com respeito a nenhum cidadão do município. Acompanhando todo o desenvolver da nossa gestão, ele também percebeu a necessidade dessa continuidade. Como já tínhamos o vínculo com o deputado Sandro [Alex], que também deu apoio a ele, o deputado me pediu se havia a possibilidade de nós compormos [a coligação] e fazer a continuidade da gestão. Sentamos com o Oziel, conversamos, como nossos deputados eram próximos, o Artagão Junior, que é o representante dele, e o Alexandre Curi, que está se posicionando para o governo agora, achamos por bem dar essa continuidade. Com respeito e bastante diálogo, tudo se resolve”, avalia.

Cleonice apoiou candidatura do prefeito Oziel Neivert, que já foi seu adversário político no passado. Foto: Prefeitura de Fernandes Pinheiro

Cleonice afirma ter orgulho da equipe que construiu para sua gestão, ao longo dos oito anos, que procurou zelar o nome do município, trabalhar com honestidade, seriedade e respeito aos colaboradores, com liberdade para desenvolver suas respectivas funções. “A única coisa que não permitimos foi falcatrua. Tivemos alguns percalços, mas, quando percebemos alguma coisa errada, já estava fora da equipe. Ficou quem realmente andou na nossa linha, foi nosso parceiro e nosso princípio sempre foi atender bem à população, fazer o possível para a coletividade, sempre procurando beneficiar o maior número de pessoas e valorizar quem é de Fernandes Pinheiro em cargos comissionados e como secretários. Para quem é do município, é um direito trabalhar e fazer parte dessa gestão”, afirma.

“Desejo à próxima gestão que seja muito positiva, que continue nessa linha, nesse bem-estar, que os funcionários possam trabalhar com essa tranquilidade e dedicação que eles trabalham hoje, sendo respeitados. Tenho certeza da capacidade de gestão do prefeito Oziel e do Cristhian [Czelusniak], o vice-prefeito, sem palavras, porque foi uma pessoa que sempre esteve do nosso lado, de uma índole muito boa, uma pessoa extremamente honesta, correta e tenho certeza de que também não compartilha de nada que seja errado. Então, estará ali junto auxiliando e a gestão tem tudo para ser um sucesso”, afirmou Cleonice, se referindo ao novo vice-prefeito, que atuou como assessor jurídico de sua gestão na prefeitura de Fernandes Pinheiro.

A ex-prefeita se compromete a auxiliar a próxima gestão no que se refere à articulação com o Governo do Estado, no entanto, afirma que vai procurar não se envolver, para evitar divergências e assegurar a autonomia da nova administração.

“Minha gratidão ao vice-prefeito Fábio Jacomel, que foi meu parceiro nesses oito anos, um grande amigo, um grande vice-prefeito, sempre trocamos muitas ideias, todas as decisões mais importantes tomamos em consenso, assumimos sempre tudo junto. A ele, minha gratidão. Andamos sempre de braços dados, trabalhando juntos, no mesmo objetivo para o município”, conclui.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.