Abertura da programação de Natal em Irati terá chegada do Papai Noel e apresentação de coral, a partir das 19 horas. Atividades continuam até o dia 22 com apresentações artísticas, feirinhas de natal, praça de alimentação e música ao vivo; texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira
A programação de Natal em Irati começa neste sábado (14) e segue até dia 22 de dezembro com diversas atividades na Rua da Cidadania. O local terá apresentações artísticas, feirinhas de natal, praça de alimentação e música ao vivo.
Neste sábado (14) acontece a abertura da programação, com a chegada do Papai Noel, a partir das 19 horas. “Esse ano vamos ter uma, não digo uma surpresa, mas uma chegada diferente, com toda certeza. Vamos aguardar para ver”, conta a secretária de Cultura e Turismo, Samanta Regina dos Santos Ferreira.
A abertura ainda inclui a participação do coral “Os Céus Proclamam” e da cantata de Natal, Amor Real, com os membros da Igreja Assembleia de Deus da Vila São João.
A secretária de Cultura e Turismo destaca que a Rua da Cidadania está preparada para receber as atividades. “Foi montada uma tenda, com uma decoração com luzes. Foi montada uma casinha, que vai ser o local onde as pessoas vão se organizar para chegar e tirar foto com o Papai Noel. As crianças ganham uma balinha. Como é feito todos os anos. Terá um palco, onde estará acontecendo todas as apresentações, as atividades, e também terá alguns food trucks, uma área de alimentação”, explica.
A programação inclui diversas atividades até o dia 22. No domingo (15), haverá a apresentação do “O Quebra Nozes”, pelo Studio Izabela Proceke, às 19 horas. Logo após acontece os shows musicais com Marcus Daniel, a partir das 19h30, e Jhony Ferreira, a partir das 20h45.
Na segunda-feira (16) será a vez da apresentação teatral do Departamento da Pessoa Idosa, a partir das 19 horas. Os shows musicais começam logo após, com a dupla Diego & Jean, a partir das 19h30, e Zé Belém, a partir das 20h45.
Na terça-feira (17), haverá a exposição de desenhos do CRAS Rafaela Letícia, a partir das 19horas. As apresentações musicais acontecem a partir das 19h30, com Alcance Music, e a partir das 20h30, com Ingrid Langner.
Clique aqui e receba as notícias da Najuá
Na quarta-feira (18), o Studio Izabela Proceke realiza mais uma apresentação, a partir das 19h10. Logo após, às 19h10, é a vez da apresentação de capoeira pelo Grupo Muzenza com os alunos do projeto da Praça CEU das Artes.
Às 19h30, acontece a apresentação de ballet com alunos do Centro da Juventude. Às 20 horas, é a vez da apresentação musical das crianças do CRAS Rafaela Leticia. Durante a noite, ainda haverá a exposição do Curso de Corte e Costura da Praça CEU das Artes, a partir das 20 horas.
Os shows da quarta-feira (18) começam a partir das 20h30, com a apresentação de Reinaldo Jorge Junior, do CRAS Planalto, e a partir das 20h45, com o The Bigodes, formado por Dinho e Thiago.
Na quinta-feira (19) é a vez da dança gaúcha, apresentada pelo CRAS Vila Nova, a partir das 19 horas. Logo em seguida, às 19h30, acontece a apresentação de Matheus Henrique e, às 20h45, de Grazi Viante.
Na semana termina com mais uma apresentação do Studio Izabela Proceke, a partir das 19 horas, de sexta-feira (20). A partir das 19h10, a música sertaneja terá vez com a apresentação de Cacianne Machado do CRAS Vila Nova. A partir das 19h30, é Luan de Goes que se apresenta. Em seguida, ocorre o show da dupla Anally e Jhonnathan, a partir das 20h45.
O fim de semana, antes do Natal, também terá apresentações culturais. No sábado (21), o destaque está com a apresentação do presépio vivo, a partir das 20 horas. Haverá ainda no local, música natalina eletrônica.
O último dia da programação de Natal na Rua da Cidadania é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI) que trará à Rua da Cidadania o evento Natal Mágico com Trip Circo, a partir das 16 horas. A atividade é voltada para as crianças. “Vai ter pintura facial, vai ter brinquedos infláveis. Essa trupe de circo vem, que é uma trupe bem animada, bem bonita, eles vêm todos trajados. Agora foi visto que no encerramento do Natal, que será no dia 22, na Rua da Cidadania, dentro das programações, em parceria com a Prefeitura, nós teremos a banda Enterprise, que vai vir que é para encerrar, que é uma banda bem conhecida, ela é uma banda de baile, com repertório bem animado, bem bonito. Eles vêm com esse show para finalizar o Natal em Irati”, conta a secretária de Indústria e Comércio, Cleide Almeida.
A programação de Natal em Irati termina no dia 23 de dezembro, com a apresentação da peça de teatro “Ensaio nº02 – Leituras de Textos”, feita pela atriz iratiense Denise Stoklos e a atriz Alessandra Maestrini, que interpretou a personagem Bozena, no seriado Toma Lá Dá Cá, exibido pela TV Globo.
O espetáculo foi preparado especialmente para o público iratiense, com leituras especiais de escritores brasileiros. Na peça, Denise Stoklos traz um pouco do teatro essencial com a interpretação de obras de Clarice Lispector e Alessandra fará a leitura dramatizada de textos do escritor Rubem Alves.
A apresentação será gratuita e acontece no Centro Cultural Clube do Comércio, às 20 horas. A abertura dos portões será a partir das 19h30. Os ingressos são limitados. “Em qualquer ambiente fechado existe um limite de público. No Clube do Comércio, no local onde será realizado a apresentação delas, a capacidade é de 200 pessoas. Então, será por ordem de chegada. Quando fechar 200 pessoas não entra mais”, conta a secretária de Cultura.
Irati não terá cartinhas do Papai Noel
Diferente do que em outros anos, a prefeitura não deverá recolher cartinhas para o Papai Noel este ano. “É um ano atípico, ano eleitoral e tudo mais, até então estávamos naquela, se teria alguma atividade ou não teria, por causa do fechamento de contas e tudo mais. E daí se decidiu a não fazer essa árvore. Por quê? Porque todos os outros anos nós ficávamos pós-Natal ainda entregando, porque a grande maioria não ia até o local entregar, eles levavam lá na Cultura ou deixavam na Prefeitura. Nós tínhamos que entregar. Como falei, é um ano atípico, um ano que nós estamos em fim de mandato, nós não temos mais nem pessoas, para conseguir pós-Natal fazer essa distribuição e tudo mais”, conta a secretária de Cultura e Turismo.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destacou que a maior parte das cartinhas que eram colocadas não eram atendidas pela população. “Quando chega a criança, ela deposita a cartinha, ela tem a certeza que no dia do Natal ela vai receber aquele presente que ela pediu para o Papai Noel. Deixou a cartinha lá, a esperança e a cabeça da criança é diferente dos adultos. Elas têm certeza que vão receber o que foi pedido, que está escrito na casa do Papai Noel. Ocorre que as cartinhas do Papai Noel, elas têm que ter ida e volta. O que é a volta? Que uma pessoa, um padrinho, assuma essa cartinha, compra o presente e leve, entregue no endereço para essa criança”, destaca.
Derbli revelou que algumas cartinhas acabavam sendo adotadas por funcionários para que a criança não ficasse sem presente. “A maioria das pessoas – algumas, parabéns, vão lá, pegam, compram, entregam. Mas sobra um monte de cartinha para nós. Nós ficamos no final do ano com centenas de cartinhas. Nós começamos a distribuir, quase que meio obrigando, alguns funcionários, secretários. ‘Olha, pegue duas, três, você pega cinco’. Por que a criança, lá na ponta, ela não quer saber, ela está esperando. Sobra muito e as pessoas não levam. Algumas levam, muito obrigado quem leva e quem ajuda as crianças, quem tem condição financeira de comprar. Tem criança que pede cesta básica. Pedem coisas assim, tão simples. Muitas pessoas ajudam, mas sobra muito. E temos que fazer, como se diz, as tripas e o coração, para distribuir essas cartinhas. Para tentar atender o maior número de crianças. E ainda alguns, ainda ficam sem e fica a frustração. Frustração de criança é chegar ao Natal e esperar que vai ganhar uma bola, uma bicicleta, uma boneca, alguma coisa e não vem. E o pai não tem condição de comprar. Esse ano, por isso que as cartinhas não foram feitas, justamente por causa disso”, conta.
A secretária de Cultura e Turismo comenta que haverá uma ação com crianças carentes em Irati. “Não tem as cartinhas esse ano, porém a Assistência Social, em parceria com o SENAC, vai fazer uma entrega de presentes para crianças carentes. O SENAC ainda não repassou qual é a data exata que eles vão fazer essa ação dessas entregas, mas não terá cartinha, mas terá essa outra ação em parceria com a Assistência Social”, conta.
Uma das reclamações de moradores de Irati foi a demora da ornamentação de Natal na cidade. Segundo o prefeito, o tempo chuvoso atrapalhou uma montagem antecipada, mas a prefeitura tem feito a ornamentação de Natal, mesmo com limitações orçamentárias. “Foi feito esse ano já alguma ornamentação na cidade. Na rua Munhoz da Rocha foi colocado alguns enfeites, que a Rua Munhoz, se as pessoas perceberem, só tem posteamento de um lado, o lado esquerdo. Foi colocada a ornamentação. Foi colocado um pinheirinho, um pinheiro grande, até um pinheirão. Bonito, gigante. Aqui na entrada, na rotatória, aqui no começo da Munhoz da Rocha. E também a Rua da Cidadania, como estava falando aqui. Foi feita essa tenda com a Casa do Papai Noel, um portal de entrada. Nós fizemos desse jeito, esse último ano da nossa gestão do Natal”, disse.
Um dos objetivos da programação de Natal e das decorações é aquecer o comércio com as compras de fim de ano. A secretária de Indústria e Comércio destaca que os comerciantes tem uma expectativa positiva em relação à data. “O comerciante vive em função de pensar no dezembro, que é a salvação da lavoura. Claro que estamos com uma expectativa muito boa, apesar do comércio esse ano foi muito desafiador, esse ano foi complicado. Mas dezembro é sempre dezembro. Nós torcemos para as pessoas comprarem presentes, que todo mundo entre no espírito natalino, inclusive agora com a cidade decorada, está bonita, o pessoal vai sair para ver a decoração de Natal, vem na Rua da Cidadania e já aproveita a visitar o comércio, que é a intenção de tudo isso, de fomentar esse espírito natalino no comércio”, conta.
O horário estendido das lojas começou no início do mês, com a abertura até às 20 horas. Na próxima semana, o horário se estende até às 22 horas nos dias de semana. “Ainda essa semana eu percebi ontem, eu saí no comércio e fui olhar, que não são todas as lojas que estão ficando. Eu acredito que a partir de semana que vem que vai começar a esquentar mesmo, movimentar, ter mais pessoas na rua”, disse Cleide Almeida.
A secretária ainda comenta que a Lei da Liberdade Econômica, onde o empresário pode escolher o horário de funcionamento, auxilia para que as empresas se adaptem em épocas como essa. “Eu vejo que esse ano, ainda mais agora com a Lei da Liberdade Econômica, praticamente cada empresa vai se adaptar de acordo com o seu horário. Cada um vai ver se está bom o movimento. Abre, fecha. Tem aqueles dias que de repente chove, vamos torcer para não chover, que o movimento para. Por que é caro para as empresas bancarem as horas-extras, até às 22 horas, todos os dias”, explica.