16ª Caminhada Franciscana ocorre neste domingo em Irati

Saída será às 6h da manhã, da Capela São Francisco, em direção ao campus da…

29 de novembro de 2024 às 11h02m

Saída será às 6h da manhã, da Capela São Francisco, em direção ao campus da Unicentro/Texto de Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Sava e Juarez Oliveira

Caminhada Franciscana vai acontecer neste domingo, dia 1º de dezembro, a partir das 06 horas, em Irati. Foto: Divulgação

A Ordem Franciscana Secular (OFS) de Irati promove, neste domingo (1º), a 16ª edição da Caminhada Franciscana. A saída será às 6h da manhã, diante da Capela São Francisco, no bairro Stroparo, e segue um percurso de 7km, até o Campus da Unicentro de Irati, no bairro Riozinho.

Segundo o coordenador da OFS Irati, Luiz Vanderlei Kawa, a iniciativa é “pela vida, pela paz e pela ecologia”, um meio de integrar homens e mulheres com a natureza e com a vida. “Não existe meio ambiente; o meio ambiente é você, ser humano”, diz. Kawa recorda que o evento teve início há 16 anos, quando o frei capuchinho Moacir Antônio Nasato – hoje com 73 anos – tinha sido submetido a um transplante de fígado. “Ele fez um transplante de fígado e veio de Curitiba a pé, caminhando até Irati. Fez várias caminhadas até Aparecida (SP), fez várias caminhadas em Santiago de Compostela (Espanha). É um caminhante. Ele necessitava caminhar para fazer trabalhar o organismo novo na vida dele”, relata.

A família do coordenador da OFS Irati recebia o frei Moacir em casa, mensalmente, no quarto final de semana. O capuchinho pousava na casa da família Kawa, que sempre o convidava para as caminhadas. “Às 5h da manhã nos levantávamos – isso foi durante um ano, todo mês – e íamos até a Vila São João. Da Vila São João, fomos umas três ou quatro vezes até onde era a entrada do antigo Posto Derbli [BR 153, no bairro Engenheiro Gutierrez] e daí fomos até a entrada de Gutierrez, vendo o seminário Santa Maria [hoje Unicentro]. Voltávamos, tomávamos um banho e nos preparávamos para a missa das 9h”, conta.

Conforme Vanderlei, ele teve a ideia de estender o convite para a caminhada aos demais franciscanos, uma vez ao ano, o que foi prontamente aceito pelo frei.

Vanderlei Kava, coordenador da Ordem Franciscana Secular (OFS) em Irati. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Programação e trajeto – Como já se tornou uma tradição, a concentração para a caminhada será às 6h da manhã, em frente à Capela São Francisco, e já às 6h15 haverá uma oração inicial com o frei Luiz Fernando Alfen, assistente espiritual da Fraternidade São Leopoldo Mandic – OFS de Irati. O frei Luiz Fernando vez de Curitiba a Irati no sábado (30) e deve pernoitar na casa da família Kawa, como fazia o frei Moacir. “Às 5h30, já estaremos com a equipe lá na Capela São Francisco de Assis. Às 6h15, nos preparamos para a foto inicial, com a bênção do frei e o trajeto seguimos as ruas do nosso bairro até encontrar a BR [153]. A cada 200, 300 metros, paramos para uma reflexão. Cada um recebe uma palavra, uma frase para refletir, se quiser, é livre para citar na hora da reflexão com o frei, meditando o sentido da paz, da vida e da integridade do homem com a criação”, explica.

A organização recomenda a todos que levem água para se hidratar durante o trajeto e que usem filtro solar. “Veja como mudou o ambiente, a natureza. Nos últimos cinco anos, tenho notado que, às 6h da manhã o sol já está te queimando. Antes, não, 10 anos atrás, às 6h era praticamente sem sol, mais escuro”, compara.

Vale lembrar que há 10 anos ainda era vigente o horário de verão neste período do ano. Segundo Kawa, mesmo assim, ainda é um horário que permite aproveitar o frescor da manhã. No percurso, os mais jovens recebem um saco plástico e luvas para recolher materiais recicláveis que encontrarem no trajeto. Por ano, são recolhidos entre 10 a 12 sacos de 50 litros com materiais recicláveis, como garrafas pet, por exemplo, que são encaminhados para as cooperativas.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Reflexão – A reflexão proposta para a 16ª Caminhada Franciscana é um “retiro de Natal”, relembrando o ano de 2024. “Não é obrigado, mas cada pessoa reflete levando a imagem do Menino Jesus. É a vida, é o dom tua vida ali. Carrega e medita sobre a sua vida pessoal, em fraternidade, em família. É uma reflexão bonita, sadia e visível aos olhos. Vemos a emoção das pessoas, das crianças carregando [a imagem]”, diz. As reflexões são tiradas dos livrinhos das Novenas de Natal e foram preparadas 250 frases.

Ao longo do percurso, foram planejadas algumas paradas estratégicas, como por exemplo o Posto Guapo (antigo Posto Derbli/Integração), para quem precisar ir ao banheiro ou beber água. Depois disso, a caminhada desce em direção ao Bosque da Mariquinha, onde é servido um café pelas irmãs franciscanas. De lá, todos partem em direção à imagem diante do antigo Seminário Santa Maria, onde há uma última parada. Às 10h, o frei Luiz Fernando celebra uma missa, no Auditório Denise Stoklos, no Campus Irati da Unicentro.

Kawa destaca que, ao longo dos anos, pessoas de todas as idades participam da Caminhada, com destaque para os idosos e as crianças. Conforme o coordenador da OFS Irati, são as crianças que estimulam os adultos a acompanhá-las na Caminhada. Pensando nesse público, haverá pelo menos quatro carros de apoio, para qualquer imprevisto no trajeto.

“Estão todos convidados a participar dessa experiência, que é bonita, gostosa. Há a preguiça de se levantar cedo, que muitos falam, mas vale a pena. Estaremos acolhendo vocês de braços abertos lá”, convida.

Conscientização ecológica – Conhecido por sua profunda conexão com a natureza, amor pelos animais e devoção religiosa, São Francisco de Assis foi escolhido pelo Papa João Paulo II como o padroeiro da Ecologia, pois o santo considerava que a natureza é a mais alta glorificação do Criador e que todos somos irmãos nela. Anualmente, a Caminhada Franciscana recolhe cerca de 10 a 12 sacos de 50 litros de resíduos recicláveis e encaminha para a destinação correta. “Veja bem essa agressão à Terra. A Terra sofre a imposição dos homens e das mulheres, que agridem o meio ambiente”, comenta Kawa.

Serviço
16ª Caminhada Franciscana
Saída: domingo (01/12), 6h da manhã, da Capela São Francisco (Rua Frei Irineu de Pádua, bairro Stroparo)
Percurso de 7km até o Campus da Unicentro, no bairro Riozinho
Missa às 10h, no Auditório Denise Stoklos
Recomenda-se levar água e usar filtro solar

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.