Evento será realizado no dia 1º de dezembro, a partir das 10 horas. Cartões podem ser adquiridos na Rádio Najuá/Paulo Sava, com reportagem de Juarez Oliveira
A Comunidade Bethânia de Irati irá comemorar 12 anos de existência nesta segunda-feira, 25 de novembro. Para marcar a data, será realizado um almoço comemorativo no dia 1º de dezembro (domingo).
A programação começará com a celebração de uma missa às 10 horas. Em seguida, será servido o almoço, cujos cartões estão sendo vendidos ao preço de R$ 40 para adultos e R$ 20 para crianças de 6 a 12 anos. As pulseiras que darão acesso ao evento podem ser adquiridas aqui na Rádio Najuá, nas paróquias São Miguel e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ou pelo WhastApp (42) 99944-0046. Algumas delas estarão sendo vendidas no local no dia do almoço. A Comunidade Bethânia fica na localidade de Arrio Grande, entre Irati e o Guamirim.
Quem for participar deve levar pratos e talheres. O almoço será ao ar livre. Caso chova, serão utilizados os espaços de uma tenda, do refeitório local e de um quiosque.
Objetivo – A Comunidade Bethânia tem como principal objetivo de seu trabalho acolher dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em entrevista à Najuá, o administrador da comunidade Bethânia em Irati, Edimar Antônio da Silva, conhecido por Jhonys, contou que, nestes 12 anos de atuação da entidade, muitas pessoas conseguiram se libertar do vício, especialmente do álcool.
“Estes 12 anos é para poder celebrar a vitória, a alegria, a esperança de que aquelas pessoas que estavam desacreditadas e não tinham mais sentido pela vida, alguém deu a oportunidade para elas, naquele local, poderem retomar sua vida. Às vezes, o flagelo da dependência e do vício nos impedem de termos forças para podermos sair destas situações e retomarmos nossa vida, e às vezes precisaremos de muita ajuda neste momento. Por isso, temos que pedir paciência e calma e para a família ficar com ela. Para nós, são 12 anos salvando vidas”, frisou.
Inauguração – No dia do almoço, serão inaugurados os novos banheiros públicos do recanto e o Espaço dos Amigos da Comunidade Bethânia. Jhonys contou que este local será um memorial das pessoas que ajudam o recanto.
“Na verdade, vai ser um memorial dos amigos da Comunidade Bethânia. Todas as pessoas que ajudam direta ou indiretamente vão chegar ao recanto e encontrar o local, dizendo que é um espaço feito para elas, fazendo memória de todas aquelas pessoas que ajudam a comunidade. É mais do que justo ter um local feito com muito carinho para você, que é amigo da Comunidade Bethânia. Logo após a missa, vamos inaugurar este espaço”, contou.
Quando o recanto completou 10 anos, foi entregue uma imagem com os fundadores do espaço, que será colocada no memorial.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Paz – Quem chega para visitar o recanto, sente que aquele é um local de paz, segundo o administrador. “Aqui nem precisamos falar muito, o ambiente fala ao seu coração e você tira suas próprias conclusões, se Deus existe ou não, se ele está acontecendo no seu coração ou não”, frisou.
Durante o almoço, será servido suco para os participantes. Jhonys explicou por que a comunidade não irá oferecer refrigerantes neste dia. “Nós não vamos ofertar refrigerante lá porque não tomamos refrigerante na comunidade. Então, só para as pessoas terem um entendimento, os nossos filhos não tomam porque estão vivendo todo um processo de restauração. Então, dentro da nossa casa, vamos ofertar um suco para as pessoas adquirirem e agregarem com o almoço. Vai ter venda de sobremesa, um docinho de leite caseiro feito na nossa casa, da taipa do fogão mesmo. Depois da festa, é poder curtir o ambiente e tudo o mais. Esta é a programação que queremos oferecer às pessoas”, comentou.
Visitação – À tarde, os participantes poderão visitar o recanto, que está sendo preparado para o evento, segundo Johnys. “Estamos arrumando e limpando tudo para que você fique o máximo de tempo possível lá, pois temos necessidade da presença de pessoas na nossa casa. Às vezes os meninos falam que só vivemos nós lá, que é difícil recebermos visitas. Por isso, precisamos divulgar bastante para que cada vez mais as pessoas vão lá e conheçam o espaço”, pontuou.
Dentro do espaço, não será permitido o uso de cigarro, de acordo com Jhonys. “Eu sei que, entre o público que vai para o almoço, tem pessoas que fumam, e isto é normal desde muito tempo. No nosso espaço não é permitido fumante. Você pode até ir, mas vai ter que fazer o sacrifício de não fumar lá dentro porque os nossos filhos que são acolhidos estão tentando se libertar do vício do cigarro e do fumo. Então, nem que vá um pouco afastado, dentro da instituição não pode, temos um perímetro. Se você quiser ir lá e fumar, tem que sair do local a uma distância de 1,5 km para fazer isto. É até um recado: se você gosta da Comunidade Bethânia, não vai causar uma situação desta e vai fazer um sacrifício. Eu vou ficar as quatro ou cinco horas sem fumar, quem sabe é uma oferta generosa que você dá para Deus, dizendo que ficou um tempo sem fumar, não precisou fazer isto. Depois, você pode voltar a fumar tranquilo”, finalizou.