Número de vagas para jovens no comércio aumenta no fim do ano, diz representante do CIEE

Grande parte das vagas de emprego surgem por conta do aumento nas vendas de Natal…

19 de novembro de 2024 às 17h04m

Grande parte das vagas de emprego surgem por conta do aumento nas vendas de Natal e Ano Novo/Paulo Sava

Cristina Malinowski do Nascimento, representante do CIEE-PR em Irati. Foto: Paulo Sava

O número de vagas para jovens no comércio aumenta com frequência no fim do ano, especialmente no comércio, por conta das vendas de Natal e Ano Novo. A informação foi confirmada à nossa reportagem pela representante do Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE-PR) em Irati, Cristina Malinowski do Nascimento.

“Agora no final do ano, as vagas se intensificam, principalmente na área do comércio. Nós temos disponíveis para contratação de terceiros, neste momento em que aumenta um pouco o volume de vendas para o comércio, estamos com diversas vagas, ofertando para os jovens, tanto de estudantes de Ensino Médio como de nível superior”, comentou.

O CIEE-PR mantém em seu sistema um “banco de talentos”. Basta o jovem fazer um cadastro no site do órgão (cieepr.org.br), preenchendo seus dados pessoais e as informações solicitadas. Cristina comentou como funciona a seleção dos jovens para as vagas.

“Conforme a empresa abre a vaga no nosso site, com horário e perfil de que ela necessita, nosso banco de talentos automaticamente seleciona e encaminha este jovem para seleção. Aí fica a critério da empresa chamar os jovens, fazer a seleção e nos comunicar para fazermos o contrato. Basicamente é este trâmite para fazer a seleção e a contratação do jovem”, comentou.

Currículo – O jovem também pode encaminhar o currículo direto para o CIEE-PR através do WhatsApp (42) 3423-2606 ou pelo celular (42) 99998-0038 ou entregar pessoalmente no escritório do órgão em Irati, na Rua Antônio Cavalin, 537. Empresários que queiram oferecer vagas também podem entrar em contato com o CIEE através destes meios.

Vagas – De acordo com Cristina, a quantidade de vagas varia a cada dia, uma vez que as empresas contratam e ao mesmo tempo chegam novas oportunidades. Atualmente, 13 vagas estão abertas para estudantes do Ensino Médio em setores como vestuário, cosméticos, lojas de produtos naturais, clínicas médicas e odontológicas, auxiliar administrativo, escritórios de registros de imóveis e tabelionatos.

“Nós temos diversas vagas em vários setores, e também atendemos indústrias, principalmente na parte administrativa, ou estudantes do Ensino Superior, na parte de engenharia. Estamos atuando tanto no comércio como nos serviços e na indústria”, frisou Cristina.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Programa de estágio – A representante do CIEE-PR enfatizou a importância do programa de estágio tanto para as empresas quanto para os jovens. “Geralmente, o jovem precisa desta oportunidade do primeiro emprego, e é através do estágio que ele consegue esta inserção e começa a entender o que é o mercado de trabalho e ser um profissional. Para as empresas, os benefícios também são grandes porque o jovem, como não tem experiência, precisa desta oportunidade, e a empresa pode moldar o jovem conforme sua necessidade. Nós brincamos aqui no CIEE que o jovem não vem com vícios, então a empresa o prepara conforme a necessidade e a atividade que ele vai desempenhando. Se ele vai atuar em uma área voltada para o atendimento, a empresa vai passar as orientações de como ela quer que ele desempenhe as atividades e o jovem vai adequando seus conhecimentos”, afirmou.

Preparação dos jovens – É importante também que o jovem se prepare antes mesmo de tentar conseguir o primeiro emprego. Segundo Cristina, há necessidade de o jovem ter um pouco de noção sobre o mercado de trabalho antes da primeira entrevista de emprego. Além disso, as empresas também buscam candidatos que sejam comunicativos e que saibam se expressar adequadamente.

“É importante o jovem já ir buscando ter noções do que é o mercado de trabalho, a questão da comunicação, saber se expressar, conversar com as pessoas, evitando gírias e palavras que não sejam adequadas para o mercado de trabalho, a questão da vestimenta e da postura na entrevista. Tudo isto conta muito ponto e são quesitos básicos que as empresas solicitam para a contratação de um jovem”, comentou.

Além de Irati, o escritório regional do CIEE atende também os municípios de Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva, Ivaí, Prudentópolis, Guamiranga, Inácio Martins, Rio Azul, Rebouças, Mallet, Paulo Frontin, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e Antônio Olinto.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.