Elias Harmuch é homenageado pela Câmara de Pitanga

Radialista teve o nome dado a um prêmio que contempla pessoas que prestaram serviços relevantes…

30 de outubro de 2024 às 17h21m

Radialista teve o nome dado a um prêmio que contempla pessoas que prestaram serviços relevantes no segmento da cultura no município/Paulo Sava

Elias Harmuch Júnior, filho de Elias Harmuch, durante discurso na Câmara de Pitanga. Foto: Reprodução Facebook

A Câmara de Pitanga entregou na noite desta terça-feira, 29, o prêmio “Elias Harmuch” para pessoas que prestaram serviços relevantes no setor de cultura do município. O prêmio é uma homenagem ao radialista Elias Harmuch, que faleceu no dia 23 de junho de 2012 aos 86 anos e atuou no segmento radiofônico durante 60 anos, tendo passado por diversas emissoras pelo Brasil.

Foram homenageados a dupla Léo Ávila e Letícia, e os artistas Marcos Ventanas, Maria Cândida Cedorak de Lima e Tiãozinho dos Buenas. Em seu discurso durante a sessão da Câmara de Pitanga, Elias Harmuch Júnior, filho do radialista, agradeceu aos vereadores pelo reconhecimento da importância de Elias Harmuch para a sociedade.

“O meu pai hoje não está aqui, mas com certeza onde estiver está feliz pelo reconhecimento desta casa de leis de trazer o seu nome num prêmio e numa homenagem muito importantes. Nós, da família Harmuch, que somos do rádio antigo, daquele rádio em que as pessoas vinham até Pitanga e, dentro do programa do meio-dia, tinha o quadro A Voz do Povão, as pessoas faziam fila e tinham o microfone à disposição para que pudessem dar os recados aos seus familiares que estavam no sítio e não tinham a facilidade da comunicação de hoje. Naquela época, fazíamos um rádio diferente, mas sempre com muito respeito e dedicação”, frisou.

Seu Elias, como o radialista era conhecido em Pitanga, deixou uma marca no rádio paranaense e do Brasil, conforme o filho.

“O meu pai era Elias Harmuch, mas aqui em Pitanga ninguém conhecia o Elias Harmuch, mas sim o Seu Elias. Foi assim que ele ficou conhecido e que, por consequência do seu lado profissional, acabou se mudando de Pitanga e voltando para sua terra natal, que é Irati. Meu pai só trabalhou mais de 60 anos em rádio. Eu digo que ele foi a pessoa mais feliz do mundo, trabalhando praticamente uma vida inteira naquilo que gostava”, comentou.

Histórico de Elias – Em Irati, Elias ajudou o irmão Nagib Harmuche a inaugurar a Rádio Najuá, que entrou no ar em 1º de maio de 1978. Ele ajudou na criação do quadro “A Voz do Povão”, que até hoje dá voz para que a comunidade apresente suas reivindicações.

Na Rádio Najuá, Elias também apresentou seu programa semanal de notícias, o “Aconteceu” antes de se aposentar. O programa continua sendo apresentado pela emissora Super Najuá FM 92,5 aos domingos, às 12h30min, sob o comando do jornalista Rodrigo Zub.

Primeiro filho do casal Nagib Elias Harmuch e de Michalina Subartiuk Harmuch, Lico, como era conhecido, nasceu no dia 1º de março de 1926, na localidade de Faxinal do Rio do Couro. A família tinha um grande comércio e uma serraria na região de Gonçalves Júnior. Elias fez os seus estudos primários em regime de internato no Colégio Nossa Senhora das Graças, em Irati. As informações constam em um histórico produzido pelo jornal Folha de Irati.

Elias começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos, na Casa Santa Maria, na antiga localidade de Bom Retiro (atual Guamirim), de onde saía uma vez por semana aos domingos a cavalo para visitar a família. Em 1941, passou a trabalhar no estabelecimento comercial de um tio na localidade de Rio do Couro. Quando retornou para Gonçalves Júnior, abriu seu próprio armazém e montou um grupo teatral, com o qual apresentou a peça “Paixão de Zíngaro – ou Sílvio Cigano”.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Elias também trabalhou com João de Mattos Pessoa antes de chegar ao rádio, que surgiu em sua vida em 1949. Naquele ano, em um domingo, ele assistia a um jogo do Iraty Sport Club quando foi convidado a narrar a partida pela Rádio Irati ZYP-2. Pouco tempo depois, ele foi contratado pela emissora como office-boy. Depois, foi promovido a sonoplasta e chegou à locução. A rádio permaneceu no ar até 1952.

Depois, Elias mudou-se para Ponta Grossa, onde trabalhou por um período na PRJ-2 (Rádio Clube Pontagrossense) e auxiliou na inauguração da Rádio Central do Paraná (posteriormente adquirida pelo Grupo Nilson de Oliveira, atual Massa FM). O radialista também gerenciou a Rádio Clube de Jundiaí-SP, atuou como locutor esportivo e diretor comercial da Rádio Vera Cruz de Marília-SP, e foi locutor na Rádio Lins, também no interior de São Paulo, integrante da rede de emissoras Coligadas.

Elias passou por outras emissoras do interior de São Paulo antes de voltar ao Paraná, onde foi narrador de futebol nas rádios Arapongas e Difusora Paraná, de Londrina. Na década de 70, o radialista trabalhou como gerente na Rádio Difusora Apucarana e como diretor comercial na TV Tibagi. Depois, se mudou para Maringá, onde trabalhou nas rádios Cultura e Difusora.

Em 1978, voltou a Irati, onde ajudou o irmão Nagib a inaugurar a Rádio Najuá. Dois anos depois, em 1980, retornou a Pitanga, onde trabalhou como gerente administrativo da Rádio Auriverde por cinco anos. Depois, voltou à Najuá e retornou ainda em 87 para Pitanga. Posteriormente, trabalhou na Rádio Cultura de Guarapuava e chegou em 1989 à Rádio Alvorada de Rebouças, onde apresentou seu programa “Aconteceu” durante muitos anos. Elias ainda atuou como vendedor de comerciais para as rádios Difusora e Vale do Mel, onde chegou a apresentar seu programa, e para a rádio Tropical de Ponta Grossa (atual Rádio T).

Rádio solidário – Elias utilizava o rádio para promover campanhas em prol da comunidade. Em Arapongas, conseguiu recursos para cirurgias de 540 crianças carentes. Em 1983, promoveu uma grande arrecadação de alimentos para desabrigados por conta de enchentes, em parceria entre a rádio em que trabalhava e o Rotary Club de Pitanga. Os donativos foram enviados para cidades atingidas pelas enchentes, como Irati, São Mateus do Sul, Rio Negro, Francisco Beltrão, LBA de Curitiba, e dois caminhões para União da Vitória. O radialista também foi um dos fundadores da APAE de Rebouças.

Na foto, o prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, o presidente da Câmara, Valdomiro Rodrigues de Lima, e Elias Harmuch Júnior. Foto: Rose Harmuch
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.