Novos gestores de Rebouças falam sobre prioridades da administração municipal

Laércio Cipriano e Maurinho Paluch concederam entrevista à Najuá. Gestão que assume a prefeitura de…

29 de outubro de 2024 às 22h35m

Laércio Cipriano e Maurinho Paluch concederam entrevista à Najuá. Gestão que assume a prefeitura de Rebouças em 2025 tem projetos na área de saúde, educação, esporte, cultura e turismo/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Laércio Cipriano e Maurinho Paluch foram eleitos prefeito e vice-prefeito na eleição de 6 de outubro em Rebouças. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

O prefeito eleito de Rebouças, Laércio Cipriano (PP), contou durante entrevista no programa “Meio Dia em Notícias”, da Super Najuá, sobre os novos projetos que pretende implementar na gestão que inicia no próximo ano. Entre os projetos estão uma parceria com o hospital Darcy Vargas para ter um plantão farmacêutico, a criação de um complexo esportivo, realização de cursos de qualificação, além de investimentos na cultura, na habitação e no turismo rural.

Laércio venceu a eleição com 3.987 votos (40,13%) contra dois candidatos, Mirian Castagnoli (Cidadania) e o atual vice-prefeito Fábio Chiqueto (PSD). Atualmente, Laércio está em seu quarto mandato como vereador. Ele também já atuou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e nas secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Rurais.

O prefeito eleito conta que o hospital Darcy Vargas é uma das prioridades. Porém, ele disse que deve esperar a eleição da nova diretoria para poder negociar com o hospital. “O município tem um contrato com o hospital, repassa R$ 142 mil por mês, por um trabalho do plantão médico, das 17 horas até às 8 horas do dia seguinte, e aos finais de semana, para conseguir os plantões médicos. Nós já tivemos uma conversa com o pessoal da administração do hospital, mas assim, nós estamos esperando que seja feita essa nova eleição, para conversarmos com quem seja a nova diretoria. Eu sempre que o pessoal já me pediu alguma coisa de aumento de repasse, enfim, nós vamos estar discutindo isso com a nova diretoria”, disse.

Laércio explica que é possível aumentar o repasse, desde que tenha orçamento, e que a nova gestão irá cobrar que o trabalho seja bem executado. “O que nós queremos, o que um prefeito quer, é que a nossa população seja bem atendida. O que pensamos e almejamos para a nossa administração, principalmente, na área da saúde, é um bom diálogo, uma boa conversa entre os postos de saúde e o hospital. Nós queremos que trabalhamos juntos numa harmonia porque eu acredito que a população vai ser mais bem atendida. Nós temos algumas parcerias, que podem ser feitas. Nós temos um problema que não tem plantão farmacêutico na nossa cidade. Nós também podemos fazer essa parceria com o nosso hospital, para ter uma farmácia de plantão no hospital. Planos, nós temos, mas é difícil porque não consegue fazer essa eleição. Assim que seja eleita a nova diretoria, nós vamos estar conversando”, conta o prefeito eleito.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Outro projeto da nova gestão é o investimento na economia do município, por meio de um plano de desenvolvimento econômico. Rebouças possui um condomínio industrial e a nova gestão tem o objetivo de aproximar o empresariado da administração pública, para auxiliar no desenvolvimento econômico. “Nós queremos que o pessoal conheça bem como é que funciona isso e nós conhecermos também a dinâmica dos nossos empresários da nossa cidade. Nós queremos fortalecer os nossos empresários que estão, principalmente, fortalecer os pequenos, os minis e pequenos comércios, indústrias, enfim, prestadores de serviço. Também buscar novas indústrias. Vou criar uma Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, que é basicamente indústria e comércio no município, que não tem hoje. Nós queremos buscar junto ao Governo do Estado, também com os nossos deputados, a vinda de novas indústrias para o município de Rebouças”, disse.

Laércio destaca que uma das localidades que poderá crescer e atrair negócios é a comunidade do Marmeleiro. De acordo com o prefeito eleito, o investimento nas rodovias que passam na localidade ajuda na logística de produtos. “Nós já temos uma conversa sobre isso, que é a PR-990, que vai cruzar Marmeleiro, Poço Bonito, até a cidade. É muito importante isso porque a logística vai ficar muito fácil e a PR-364, que também passa na região do Marmeleiro. A região do Marmeleiro, nós temos outros planos para essa região, e, provavelmente, ela se tornará um polo industrial, por causa da logística que vai facilitar”, destaca.

Na área de empregos, o prefeito eleito destacou que pretende focar na qualificação das pessoas. Um dos projetos em seu plano de governo prevê a criação de uma creche noturna para que mães solo possam deixar seus filhos no espaço e fazer um curso profissionalizante durante a noite. “Nós vamos criar o curso profissionalizante, vai trazer essas vagas, principalmente para as mulheres. Aquelas mulheres que disserem para nós ou que realmente provarem que não tem onde deixar seus filhos para fazer o curso, nós vamos garantir a creche noturna para essas mulheres, enquanto elas se profissionalizam. Foi essa a ideia que tivemos diante da demanda”, explica.

O município de Rebouças está em processo de instalação do monitoramento por câmeras nas principais vias da cidade. Segundo Laércio, há projeções de aumentar esse monitoramento por meio de uma emenda de R$ 1 milhão do deputado federal Luciano Ducci (PSB). Para o prefeito eleito, as câmeras devem garantir a segurança da população. “O pessoal que vai chegar em Rebouças, vai saber que vai estar sendo filmado, monitorado. Nós queremos cada vez melhorar isso. Ter um sistema integrado com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, trabalhar muito com o Conselho de Segurança em Rebouças, que é um conselho muito atuante, na pessoa que está do seu Hilário, parabenizar o trabalho que eles estão fazendo lá. Nós só pretendemos melhorar com isso, mas já tem mais recurso para ser investido nisso”, conta.

A nova administração conta com Maurinho Paluch (PSB), que foi eleito como vice-prefeito de Rebouças. O empresário relata que participou de uma eleição pela primeira vez. “Primeira vez que disputo qualquer tipo de eleição. Nunca tinha participado de nada. Vontade sempre tive, só me faltava coragem. Quando surgiu os nomes com o Laércio, eu me pus à disposição. Nas conversas, nós acabamos nos entendendo e para mim ficou fácil de aceitar também porque eu já conhecia o trabalho do Laércio. Já sabia do que ele tinha feito, de todo o trabalho. Eu fiquei bem tranquilo sabendo que não estava entrando num barco furado. Muito pelo contrário. O trabalho que ele fez me deu bastante segurança para aceitar o pedido, o convite dele e sair pra disputar junto essa eleição”, disse.

Formado em turismo e com uma empresa em Irati, Maurinho explica que pretende focar no esporte e na cultura, buscando também investimentos no turismo rural. “Nós entendemos que Rebouças tem uma vocação para o turismo muito forte, principalmente, o turismo rural. Temos muitos artistas em Rebouças que precisam ser mais valorizados e vão ser. No esporte, nós, nesse último ano, tivemos duas referências no atletismo: o Murilo, que até foi convidado a ser atleta de Londrina, nos 3 mil metros, e participou dos Jogos Escolares, conseguiu o vice-campeonato, e o Tiago, que corre maratona, conseguiu um efeito histórico para a nossa região, correndo a maratona de Florianópolis. Nós vamos para esse lado. Eu, principalmente, que é onde eu tenho mais afinidade”, conta.

Na área do esporte, um dos projetos é a construção de um complexo esportivo no estádio Municipal Júlio Afonso Vieira Lopes. “O nosso Estádio Municipal carece de uma reforma. Até foi feita há pouco tempo, uma pista de skate. Tem um espaço considerável que podemos colocar mais uma quadra para outros esportes, uma pista de atletismo. Como eu falei, nós temos atletas das mais diversas áreas em Rebouças, e que vem se destacando. Temos um espaço físico para ser instalado mais estruturas para atender os diferentes esportes. Nós, com os nossos deputados, com a equipe de projetos que pretendemos ter dentro da Prefeitura, vamos buscar para que isso seja a realidade, o mais breve possível, de ter um complexo esportivo que atenda a mais áreas e não só futebol”, disse o vice-prefeito eleito.

O prefeito eleito destacou que o um campo de grama sintética será construído no estádio Municipal. “Já está sendo licitada uma quadra, uma miniarena, junto ao nosso campo municipal, que é um campo de sintético. Além dessa pista de caminhada, pista de skate e esse campo sintético, nós queremos iluminar o nosso campo, fazer uma arquibancada, enfim, nós queremos investir bastante no esporte no município de Rebouças”, explica.

A nova gestão também deve investir na área ambiental com a criação de bosques e programas de arborização. Laércio destaca que quer dar continuidade à projetos que realizou quando estava na Secretaria de Meio Ambiente. “Nós queremos incentivar muito essa questão também da arborização, que não tinha em Rebouças. Nós iniciamos para os nossos bairros também. Nós temos um problema que as nossas ruas são pequenas. Não são todas as ruas que vão conseguir fazer esse projeto de arborização. Mas precisamos criar bosques, parques. Nós criamos, na nossa gestão enquanto secretário, a APA do Rio Putinga, que é a área de proteção do Rio Putinga. Também criamos o Parque Municipal Monge João Maria. Queremos criar esse bosque e outras áreas também de lazer e meio ambiente para os nossos jovens, para a nossa população estar usufruindo”, disse.

Dentro dos projetos da nova gestão ainda está a criação do “Assistência Social Itinerante”, que busca levar a Secretaria de Assistência Social até as comunidades mais longes. O objetivo do programa é aproximar o setor da população do interior, incluindo uma melhor comunicação com o público. “Não que seja, talvez ir direto para as comunidades, olhar. Se não conseguir fazer a reunião, pelo menos uma vez por mês, tem que estar visitando essas comunidades. Mas, principalmente, quando tiver uma pessoa que chegue lá, falando da sua questão de vulnerabilidade, que não seja negado um benefício, uma ajuda, sem antes conhecer a realidade. Os profissionais vão ter que estar indo até às residências dessas pessoas, conhecendo a realidade. O que eu escuto muito, e já aconteceu um caso, que as pessoas acham que não é verdade daquela pessoa, que ela não está falando a verdade e não é atendido o seu pedido. Depois, posteriormente, vão ver que aquilo era a realidade”, conta.

O prefeito eleito ainda destaca que tem o objetivo de distribuir alimentos em outros formatos. “Nós também pretendemos fazer o mercado da família, que não é uma cesta. Chegar lá, simplesmente sair com uma cesta feita e vai levar embora. Se essas pessoas, realmente, precisarem, elas vão escolher os produtos que elas acham que são a sua prioridade, dentro desse mercado, e elas vão estar levando embora aqueles produtos que está faltando para elas nesse momento. Não vai ser uma cesta pronta. Lógico, que é uma questão paliativa. Temos que fazer outros programas que ajudem e melhorem as condições de vida de cada pessoa. Mas, como na hora é emergencial, que a pessoa também tenha um pouco mais de dignidade e em estar escolhendo aquilo que quer levar para sua casa”, explica.

Dentro do turismo, um dos projetos é fazer feiras onde artesãos e agricultores familiares de Rebouças possam expor seus trabalhos. “Em Rebouças, nós temos ideias de fazer feiras. Nós temos bastante artesãos e artesãs. Temos a parte da agricultura familiar que tem bastante produto. É muito interessante. Tanto de panificados, quanto de legumes, verduras, frutas. Vamos adequar o que temos com a realidade de Rebouças, mas a ideia de fazer a feira, ainda ano que vem já demos início. Temos alguns projetos para isso”, conta o vice-prefeito eleito.

A habitação também está entre os projetos prioritários da nova gestão. Laércio conta que pretende dar continuidade a projetos que ficaram parados. “Nós já estamos numa conversa, até com o Luís Corti (PSD), um dos deputados, temos alguns projetos que estão parados na Cohapar [Companhia de Habitação do Paraná]. Um deles já descobri que é por falta de um projeto da Sanepar, tem que fazer uma elevatória, por isso que não saiu. Nós queremos dar prioridade com relação a isso. Se não me engano, são 80 ou 90 casas que faltam pouca coisa para que realmente saia esse loteamento. É um loteamento perto do Parque Ambiental Monge João Maria. Outro é um loteamento Terra Nova. São em torno de 80 casas que vão sair nesse loteamento e precisa de alguns destraves”, disse.

Para colocar todos os projetos em ação, o prefeito eleito destaca que deve contar com o apoio do Legislativo. A coligação da nova gestão elegeu seis vereadores, de nove vagas disponíveis na Câmara de Rebouças, conseguindo maioria absoluta. Laércio conta que deve manter o diálogo com os vereadores. “Eu quero conversar com todos os vereadores. Eu acho que o diálogo é importante. Até falei em quase todos os meus discursos, em todas as comunidades que visitamos, nós queremos visitar, nos primeiros seis meses do nosso mandato, todas as localidades do nosso interior do município. Levar os nove vereadores. Vamos fazer o convite extensivo aos nove vereadores para que discutamos uma prioridade, fazer tipo um orçamento participativo com essas comunidades”, afirma.

O prefeito eleito disse que deve manter o diálogo com os vereadores da oposição. “Não tem problema ser vereador de situação ou de oposição. Cada vereador tem o seu deputado. Daqui a dois anos vai estar indo pedir voto nas comunidades para esse deputado. É importantíssimo isso. Que cada vereador assuma um compromisso com aquela comunidade. Nem que não precise passar pela prefeitura. Se conseguir direto, melhor ainda. Mas se não, não tem problema. Vai ter um acordo com isso, porque eu sempre escutava – e essa experiência eu tive bastante nos quatro mandatos – de vereador de oposição dizerem: ‘Não trago recurso, não peço recurso, porque o prefeito não aplica, não fala meu nome, vai dizer que foi ele, vai se agradecer com o meu recurso’. Na nossa gestão, junto com o Maurinho, nós pretendemos ter um diálogo muito importante e dar condições que o vereador, realmente, que queira trazer recurso para o município de Rebouças, traga”, destaca.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.