Emiliano Gomes anuncia novas secretárias para sua gestão

Prefeito eleito de Irati anunciou nomes de secretárias de Ecologia e Meio Ambiente, de Tecnologia,…

25 de outubro de 2024 às 18h49m

Prefeito eleito de Irati anunciou nomes de secretárias de Ecologia e Meio Ambiente, de Tecnologia, Inovação e Planejamento e de Segurança Pública e Cidadania. Bruna Nadal, Hioná Follmann e Gisleia Ferreira foram anunciadas nas pastas/Paulo Sava

Imagens: Letícia Torres/Jornal Hoje Centro Sul

O prefeito eleito de Irati, anunciou os nomes de mais três secretárias que estarão na gestão municipal a partir de janeiro de 2025. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 25, durante o evento “Networking empresarial”, organizado pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Irati (ACIAI).

Emiliano oficializou os nomes de Bruna Nadal para a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Planejamento, de Gisléia Aparecida Ferreira (Capitã Gisléia da Polícia Militar) para a pasta de Segurança Pública e Cidadania, e de Hioná Valeria Dal Magro Follmann como secretária de Ecologia e Meio Ambiente. Anteriormente, durante entrevista ao Podcast Iratizado, o prefeito eleito já havia anunciado o empresário Oscar Muchau como secretário de administração.

Na foto, as novas secretárias Bruna Nadal (Tecnologia, Inovação e Planejamento), Hioná Valéria Dal Magro Follmann (Ecologia e Meio Ambiente) e Gisleia Aparecida Ferreira, a “Capitã Gisleia” (Segurança Pública e Cidadania). Foto: Letícia Torres/Jornal Hoje Centro Sul

Perfil das futuras secretárias – Hioná é engenheira ambiental e mestre em Ciências Florestais pela Unicentro e doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, ela trabalha como professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) até o final de 2024.

Bruna Nadal foi a responsável pela elaboração do plano de governo de Emiliano. Ela é formada em gestão pública e atuou como chefe de gabinete entre os anos de 2018 e 2020 na Prefeitura de Fernandes Pinheiro e diretora de Planejamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) entre 2021 e 2024.

Gisleia Aparecida Ferreira vai para a reserva remunerada da Polícia Militar a partir do próximo ano, Ela atuou na PM durante 29 anos, onde foi oficial e instrutora do Programa de Erradicação das Drogas (PROERD). Ela é bacharel em direito pela UEPG e especialista em gestão pública com ênfase em direitos humanos e cidadania.

Gisleia comandou a 8ª Companhia da Polícia Militar de Irati de forma interina em 2022 e exerceu a função de subcomandante até o período eleitoral deste ano, quando se desligou do cargo para disputar a eleição municipal como candidata a vereadora. Ela obteve 371 votos e ficou como segunda suplente do PSD. O partido elegeu a professora Silvana Rzepka.

Outros nomes ainda devem ser anunciados nos próximos dias, de acordo com Emiliano. “Nós estamos dialogando neste momento com várias lideranças, com os nossos partidos e representantes. Optamos por redigir a palavra justamente porque há uma necessidade de apresentarmos novos secretários, mas precisávamos apresentar os secretários e secretárias que nós tínhamos firmeza de que seriam eles. Este é um momento de muito diálogo e conversa com todos os setores pontuais para que, de forma técnica, possamos agradar ao setor”, frisou.

Emiliano Gomes e Larissa Mazepa, prefeito e vice eleitos para assumirem a Prefeitura de Irati a partir de 2025. Foto: Paulo Sava

O prefeito eleito acredita que as pessoas escolhidas para as pastas precisam ajudar a resolver os problemas da população iratiense.

“As pessoas estão ávidas para resolvermos os problemas delas. Para isto, precisamos colocar pessoas altamente gabaritadas e qualificadas para cumprir. Se vamos acertar 100%, vamos ver ao longo da gestão, pode ser que não acerte. Temos um compromisso com a comunidade de que, se não cumprir as metas ou não estiver de acordo com o nosso pensamento, teremos a liberdade de rescindir os contratos com determinados secretários, de acordo com a nossa gestão. Isto nos dá a liberdade de entender que precisamos fazer uma nova gestão tecnicamente. Muitas pessoas acreditam que tem que ser politicamente, mas não estamos num momento em que podemos errar, mas sim precisamos acertar, e para isto precisamos de técnicos que acertem e resolvam os problemas das pessoas em cada setor”, pontuou.

Em entrevista coletiva, a vice-prefeita eleita e médica Larissa Mazepa descartou a possibilidade de acumular funções e assumir a Secretaria de Saúde. “Eu não poderia assumir esta pasta porque preciso transitar em todas as outras secretarias, teremos liberdade de conversa e de escolhas, e para isto, eu preciso estar ao lado do Emiliano na administração, cuidando para que Irati cresça, mas para que, principalmente, que sua base se fortaleça. A base começa, definitivamente, na saúde”, comentou.

Transição – Emiliano destacou que a transição de governo está servindo para que sua equipe possa coletar dados relativos à administração municipal. “Estes dados estamos coletando justamente para podermos compreender as pastas mais a fundo, publicar um relatório, e na sequência, a partir do dia 1º e do dia 02, implementar este planejamento a curto, médio e longo prazo, para o futuro de Irati”, comentou.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Renato Hora, presidente da ACIAI. Foto: Paulo Sava

Valorização do empresariado local – Durante o evento, Emiliano ressaltou que a nova administração irá buscar uma valorização maior do comércio local e falou sobre projetos para o setor empresarial. Renato Hora, presidente da ACIAI, espera que as empresas e prestadores de serviços locais sejam beneficiadas com incentivos e a desburocratização na aquisição de produtos e serviços por parte do poder público.

“Nossa visão é de que os nossos associados, que o comércio, a indústria e a prestação de serviços locais sejam agraciados com incentivos e a desburocratização. Nosso objetivo principal é fazer com que as riquezas fiquem na cidade. Esta foi uma das perguntas que fizemos e ouvimos um compromisso do prefeito eleito no sentido de fomentar aquilo que já existe na nossa cidade, sem obviamente abrir mão de investimentos que vêm de fora”, destacou.

Denúncia – Em relação a uma denúncia aceita pelo Ministério Público na quarta-feira, 23, envolvendo a futura secretária de Planejamento Bruna Nadal e o próprio Emiliano, o prefeito eleito destacou que o corpo jurídico da chapa está cuidando do caso. Ele comentou também que existem muitas pessoas querendo ocupar cargos dentro da administração, o que estaria gerando um certo desconforto no grupo.

“Neste momento de escolhas, sentimos que há muito desgaste interno e externo porque várias pessoas gostariam de ocupar posições. Então, entendemos que existe um certo ciúme de um ou de outro, e justamente por isso há boatos e coisas infundadas, que não são verdadeiras, para tentar nos denegrir e, de certa forma, fazer com que falhemos. Temos a clareza e a transparência de expor, inclusive todas as secretárias que expusemos aqui. Vamos expor os outros porque temos um compromisso com a verdade e ela sempre prevalece a Deus e acima de tudo às pessoas que prezam por isto. Neste sentido, as nossas escolhas serão transparentes e vamos agir de acordo com a lei. O resto que está acontecendo é apenas fake news, que passou a eleição e continuam acontecendo novamente por desgastes internos e ciumeira política”, comentou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.