Azulão empatou em 1 a 1 com o Araucária e se classificou como 2º melhor 3º colocado da 1ª fase/Paulo Sava, com reportagem de Ademar Bettes
Em jogo válido pela 10ª rodada da 1ª fase, o Iraty Sport Club empatou em casa contra o Araucária em 1 a 1 e se classificou para as quartas de final da 3ª divisão do Campeonato Paranaense. O jogo aconteceu na tarde deste domingo, 13, no Estádio Coronel Emílio Gomes, em Irati. O Araucária jogou apenas para cumprir tabela, pois já estava eliminado junto com o Prudentópolis.
O time iratiense jogou com camisas na cor rosa para relembrar a campanha “Outubro Rosa” , que visa incentivar as mulheres a realizarem os exames preventivos de câncer de colo de útero e mamografias. O azulão abriu o placar com Thomaz aos 7 minutos do primeiro tempo, com um chute forte no canto. O Araucária empatou aos 38 minutos com Tiago do Carmo, após um erro defensivo do zagueiro Sorriso, do Iraty. No segundo tempo, o Araucária buscou virar o jogo, mas o Iraty conseguiu segurar o empate.
Com o resultado, o azulão ficou na terceira colocação do grupo A com 12 pontos e se classificou como segundo melhor terceiro colocado da 1ª fase da competição. Nas quartas de final, o azulão vai enfrentar o Arapongas, clube que obteve a melhor classificação na 1ª fase.
Em entrevista à Najuá, o técnico do Iraty, Maurício Ramos, afirmou que, mesmo sofrendo o empate, o time conquistou o primeiro objetivo, a classificação para a próxima fase. “Classificamos em terceiro, agora é mata-mata, é outro campeonato, totalmente diferente. Eu acho que, pelo que estamos fazendo, o torcedor está vindo nos acompanhar, isto é gratificante. É um time que está jogando pela oportunidade, que está se reconstruindo, e é isto que estamos colocando na cabeça dos meninos, que é de tentar dar o melhor. Infelizmente, eu não sei se é fator psicológico e é isto que vou ter que trabalhar esta semana, porque parece que jogando dentro de casa estamos sentindo mais do que fora. Vamos agradecer a Deus por conseguirmos nosso objetivo maior, que era de classificar, e nos preparar”, frisou.
Ramos destacou que os jogadores que atuam no Iraty têm uma responsabilidade enorme de levar o nome do clube novamente a um patamar superior no futebol paranaense. “O jogador que está aqui no Iraty hoje tem uma responsabilidade enorme, porque o Iraty tem um nome no mercado, onde todo mundo quer jogar. Pelas situações financeiras, estamos nos adaptando como que temos. Estamos tentando dar o nosso melhor, a população está nos ajudando e apoiando. A melhor coisa que queremos é responder dentro de campo”, comentou.
Cobranças da torcida – Mesmo conquistando a classificação, Ramos acredita que o torcedor tem razão em fazer cobranças, pois o time não vem fazendo boas apresentações. “Torcedor é isto, é emoção, está no direito dele de cobrar. O time não conseguiu hoje jogar um bom futebol, mas temos que trabalhar. Isto só vem para nos fortalecer e motivar para que, no próximo jogo, possamos jogar em casa e dar alegrias para o torcedor, que eles possam sair daqui felizes, e não vaiando. É futebol, e por isto ele é esta paixão”, afirmou.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Apoio dos jogadores – Para o técnico, o apoio demonstrado pelos jogadores ao seu trabalho foi essencial para a conquista da classificação. “Eu acho que os jogadores compraram a nossa ideia, pois se não tivéssemos estes jogadores aqui hoje, o Iraty estaria com dificuldades de montar um time. Estamos tentando resgatar uma história e fazer o nosso melhor. Futebol é esta emoção esta paixão, é como o Dorival (Júnior, técnico da seleção brasileira) falava, que futebol é um palmo só, do céu ao inferno. No domingo estamos bem, mas no outro jogo já não estamos legais, mas é levantar a cabeça e seguir. Eu estou feliz porque, no meu primeiro trabalho, conseguimos classificar, e é isto que nós almejamos”, apontou.
Para a primeira partida das quartas de final, alguns atletas devem voltar de lesão, segundo Ramos. “Isto é bom, pois vai agregar e preencher mais o grupo e que nós possamos trabalhar e conversar bastante e fazer o nosso melhor. É o que eu cobro dos meninos, o melhor. Se for da vontade de Deus, estamos no caminho”, finalizou.
Outros jogos – Nos outros jogos da rodada, o Batel venceu o Hope Internacional por 2 a 1 no estádio Waldomiro Gelinski, em Guarapuava. O Cambé perdeu em casa para o REC por 5 a 1. Arapongas e Portuguesa Londrinense empataram em 0x0; já o Toledo venceu o Oeste fora de casa por 2×0. Em Francisco Beltrão, o Verê venceu o União por 1×0.