Professora, estudantes de Direito e candidatos avaliam segundo debate para a Prefeitura de Irati

Encontro, promovido pela Rádio Najuá e pelo Jornal Hoje Centro Sul nesta quinta-feira, 03, foi…

04 de outubro de 2024 às 20h48m

Encontro, promovido pela Rádio Najuá e pelo Jornal Hoje Centro Sul nesta quinta-feira, 03, foi avaliado como uma forma de o eleitor conhecer as propostas de cada candidato/Paulo Sava, com reportagem de Ademar Bettes

Estudantes de Direito da Faculdade São Vicente acompanharam o 2º debate para a Prefeitura de Irati nesta quinta-feira, 03, no auditório da instituição. Foto: Ademar Bettes

Professora e estudantes do curso de direito da Faculdade São Vicente e candidatos avaliaram o segundo debate para a Prefeitura de Irati, realizado pela Rádio Najuá em parceria com o Jornal Hoje Centro Sul na noite desta quinta-feira, 03.

Participaram do encontro a candidata Ana Radis, da coligação “Irati, esta terra é do povo”, formada pela Federação Brasil da Esperança Fé Brasil (PT, PCdoB e PV) e pelo PSB, e os candidatos Emiliano Gomes, da coligação “O futuro é agora”, composta pelos partidos Republicanos, PSD, PDT, PRD, União Brasil, Solidariedade e MDB, e Rafael Felipe Lucas, da coligação “Juntos por Irati”, composta pelos partidos PP, Podemos, PL e pela Federação PSDB/Cidadania.

O repórter Ademar Bettes esteve na faculdade e conversou com alguns alunos e professores que acompanharam o debate em sala de aula. A professora Eliza Schultz acredita que o encontro foi a oportunidade de o eleitor conhecer as propostas de cada candidato e definir seu voto no domingo.

“O momento é este, aproveitem e escutem, se não o fizeram, conseguem fazer depois, fica salvo, e escolham bem, pois serão quatro anos nos quais dependeremos desta pessoa, deste gestor, para estar conosco. Então, pensando no melhor para todos e a partir de um plano de governo excelente, com propostas reais, que dão para fazer e que vão melhorar a vida da nossa cidade”, frisou.

Debate foi exibido em um telão no auditório da Faculdade São Vicente. Foto: Ademar Bettes

Além disso, estudantes e professores tiveram a oportunidade de auxiliar na elaboração de perguntas para o debate. Elisa contou como foi a experiência.

“Foi uma experiência muito legal que conseguimos proporcionar para os nossos alunos, é aquela coisa de você aprender na prática, de poder fazer participar disso. Hoje, temos um perfil de que o jovem não quer se envolver, mas a política faz parte do dia a dia, todo mundo faz política. Esta coisa de dizer que não quer participar nem fazer não cola. São quatro anos de um gestor que tem que nos representar e fazer por nós e pela nossa cidade”, comentou.

O estudante Cleiton Souza acredita que a próxima gestão precisa realizar melhorias nos diversos setores da administração pública. “Nós precisamos hoje de uma autoridade que tenha visão para que consiga melhorar um pouco o desempenho da nossa saúde e da educação em Irati”, frisou.

Para o estudante, o debate também é uma forma de conhecer o perfil dos candidatos e definir o voto. “Embora os candidatos sejam da cidade, nós não os encontramos no dia a dia. Olhando e prestando atenção mais na fala e na forma de se expressar, conseguimos conhecer um pouco melhor estes candidatos. Formadores de opiniões como seremos, com a tecnologia em alta, podemos estar nos comunicando cada vez mais, e esta comunicação com certeza vai ser o feedback que não somente eu, mas também muitos alunos de Direito e Administração daqui da faculdade e outros eleitores vão fazer este pré-julgamento para, no dia seis, confirmar o seu voto”, pontuou.

Já a estudante Elaine Surmacz afirma que o debate representa um momento de diálogo entre os candidatos e a comunidade, além de ser uma oportunidade para o exercício da cidadania.

“Assistir ao debate é um momento também de exercitar a cidadania, eu preciso ter consciência sobre o candidato que eu estou colocando para me representar. É neste momento que eu acredito que, entre o que o candidato pensa e o que eu imagino para o meu município, deve haver um diálogo. É aí que eu decido o meu voto e quem eu quero para governar o meu município”, ponderou.

Marcos Viegandt, que também é estudante de Direito da Faculdade São Vicente, afirma que é importante avaliar cada proposta feita pelos candidatos durante o período eleitoral. “Como cidadãos que somos, nós temos que estar de olho naquilo que eles estão propondo para que depois possamos cobrar. Penso que o debate é a oportunidade única para que a população, que ainda está indecisa, possa escolher, de fato, o candidato que melhor condiz com aquilo que ela espera”, frisou.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Candidatos – Nossa reportagem também conversou com os candidatos logo após o debate. Ana Radis avaliou o encontro de forma positiva. “Foi muito bom, muito produtivo. Eu acho que este último debate mostrou bem a capacidade que nós temos e meu compromisso com Irati, o quanto eu conheço e estou preparada para ser a futura prefeita de Irati. Com certeza, para a população como um todo que nos acompanhou, foi muito rico, com muitas propostas e ideias e tiramos dúvidas sobre a caminhada que cada um está fazendo”, comentou.

Emiliano Gomes afirmou que o tempo do debate foi curto para que ele pudesse apresentar todas as suas propostas. “Eu quero primeiramente agradecer à Rádio Najuá e ao Jornal Hoje Centro Sul por fazerem este debate como espaço democrático. O debate é enxuto, então não conseguimos expressar tudo o que queremos. Para você que está indeciso, agora é a hora da mudança e da renovação”, pontuou.

Para Rafael Felipe Lucas, o debate representa um momento de diálogo que pode resultar em consenso ou confronto de ideias. “Às vezes é um consenso ou um confronto. Eu fico muito feliz por ter participado do debate, esclarecemos muitas coisas. Eu me sinto vítima de muita fake news, no sentido de espalhar, por política, que eu não morasse em Irati, mas consegui esclarecer isto com bastante calma e consegui abordar vários temas legais e importantes para a campanha”, afirmou.

Candidatos Emiliano Gomes, Ana Radis e Rafael Felipe Lucas durante debate nas dependências da Rádio Najuá. Foto: Ciro Ivatiuk/Jornal Hoje Centro Sul
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.