No início desta semana a Najuá entrevistou os três candidatos à prefeitura de Irati. Todos responderam as mesmas perguntas e as respostas foram ao ar no programa Meio dia em Notícias da Super Najuá 92,5 e também nas redes sociais da Najuá.
Confira o que pensa Emiliano Gomes a respeito dos assuntos perguntados. Emiliano Augusto Rocha Gomes tem como vice Larissa Mazepa, na coligação “O Futuro É Agora” formada pelos partidos Republicanos, PSD, PDT, PRD, Solidariedade, União Brasil e MDB. Assista o vídeo da entrevista completa que está logo abaixo.
1- Qual a sua avaliação a respeito do término da obra do Teatro Denise Stoklos, considerando o tempo que a obra está parada e o imbróglio que surgiu no ano passado com a tentativa de doar parte do terreno ao judiciário, gerando opiniões manifestadas em audiência pública e de alguns vereadores?
Conta que participou da audiência e promete resolver a situação. Não vai demolir, vai buscar recursos entre os entes Estadual e Federal, também através da Itaipu.
2- Qual seu entendimento sobre uma proposta de desapropriação de áreas urbanas ou rurais de forma direta (compra) ou confiscatória (por mau uso do proprietário), visando o destino de áreas de interesse social e necessidade pública?
Dialogar e fazer os diagnósticos de áreas, verificar viabilidade técnica e ao que serviriam ao município.
3- Qual a sua opinião a respeito da decisão do CONDER sobre a construção do aeródromo em Fernandes Pinheiro, considerando que caberá à Irati, como maior município da Amcespar, parcela de maior contribuição?
Quer entender a logística necessária para a região e o aeródromo é um pilar central do desenvolvimento.
4- Qual a importância em consolidar a Cooperativa Agrícola Mista de Irati (COAMI), considerando que os agricultores têm receio devido à experiência negativa no passado, que culminou com a falência da cooperativa Irati, sobrando para os associados acertar as dívidas?
Promete incentivar o cooperativismo não só do agronegócio, mas de outras áreas e acompanhar a eficiência.
5- O que você pensa sobre a terceirização de serviços municipais e, se favorável, que tipo de serviços avalia que poderiam ser administrados desta forma? Vamos citar dois exemplos de terceirização, um municipal e outro estadual, que ocorreram recentemente: a terceirização da manutenção dos serviços de eletricidade de Irati, em consórcio com outros municípios e a terceirização da administração de escolas.
Prometeu averiguar o histórico, perfil e preços de empresas que viriam a oferecer serviços terceirizados.
6- Na gestão passada foi alugado um imóvel para criar um grande almoxarifado onde, por um bom tempo, se concentrou a guarda de materiais da prefeitura. A prefeitura aluga outros imóveis para estacionamento ou abrigar secretarias e departamentos. Como pretende organizar as questões administrativas da prefeitura para melhor poder oferecer os serviços à população?
Vai fazer um levantamento patrimonial e verificar se o que vem sendo contratado condiz com a realidade de mercado e se atende a interesses concretos.
7- O valor do CAPS- Irati, sistema de aposentadoria do funcionalismo, tem um peso desproporcional diante dos repasses e recolhimento de tributos. Com verbas para Educação e Saúde engessadas, sobra pouco recurso livre. Como o candidato vislumbra equilibrar esta equação?
Fala na importância de dar transparência para a população entender o orçamento, incluindo a dívida consolidada e gasto com pessoal. Quer economizar enxugando a máquina pública diminuindo o número de secretários para reduzir o gasto em torno de 600 mil reais por ano e tratar com responsabilidade o departamento de compras e licitação.