Debate foi realizado na noite desta quarta-feira, 28, na sede da Rádio Najuá, e reuniu os três postulantes ao cargo de prefeito de Irati/Paulo Sava
A Rádio Najuá e o Jornal Hoje Centro Sul realizaram na noite desta quarta-feira, 28, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Irati nas eleições de 2024. Os três concorrentes, Emiliano Augusto Rocha Gomes, da coligação “O futuro é agora” (formada pelos partidos Republicanos, PSD, PDT, PRD, União Brasil, Solidariedade e MDB), Ana Cláudia Radis, da coligação “Irati, esta terra é do povo (formada pela Federação Brasil da Esperança PT, PCdob e PV, e pelo partido PSB) e Rafael Felipe Lucas, da coligação “Juntos por Irati” (composta por PP, Podemos, PL e pela Federação PSDB/Cidadania), compareceram às dependências da Najuá, onde o debate foi realizado.
Organização do debate – No primeiro bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de se apresentar e dizer por que merecem disputar a Prefeitura de Irati. Em seguida, eles responderam perguntas feitas entre si, com tema livre, o que também aconteceu no terceiro bloco do programa.
No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas selecionadas pela organização do debate e elaboradas pelos professores e estudantes dos cursos de Direito da Faculdade São Vicente e do Centro Universitário Campo Real. Já no último bloco, os postulantes à Prefeitura voltaram a fazer perguntas entre si, porém com temas definidos pela organização do evento.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Avaliação dos candidatos – Logo após o debate, os candidatos conversaram com a reportagem da Najuá e do Hoje Centro Sul. Ana Radis, que concorre pela primeira vez ao cargo de prefeita, avaliou o debate de forma positiva e produtiva. “Eu achei muito bom, muito produtivo, pudemos discutir ideias, conhecer um pouco mais os candidatos. Achei que foi muito bem conduzido por vocês, o que é ótimo e nos dá segurança. Foi um momento de expor as nossas ideias e propostas. Foi muito urbano, as pessoas muito educadas e acho que este é o nosso perfil, de pessoas que sabem dialogar, e eu sou uma pessoa que sabe fazer isto e vou continuar com este perfil quando entrar na Prefeitura”, comentou.
Para Emiliano, o debate serviu para que os candidatos pudessem discutir seus planos de governo e ideias, apesar de considerar o tempo pequeno para aprofundamentos. “É evidente que, em um debate, não conseguimos explicar tudo o que queremos, mas com o passar do tempo, ao longo deste mês, que é definitivo, vamos traduzindo em vídeos e fotos todo o nosso plano de governo. Eu acredito que foi um debate de alto nível, com candidatos muito bem preparados e, na construção da cidade e daquilo que pensamos, transmitimos um pouquinho do nosso plano. Agora, daqui para a frente, é evidente, precisamos fortalecer o nosso movimento de renovação e de mudança, para que possamos chegar ao final e, com as pessoas que acreditam no nosso plano de governo, efetivar esta real mudança que todo mundo espera há muitos anos em Irati”, pontuou.
Assim como Ana, Rafael também está disputando sua primeira eleição para o cargo de prefeito. Apesar de estar tenso antes do debate, ele disse que o encontro foi de alto nível. “Eu acho que a qualidade do debate sempre é a melhor possível, estamos aqui para discutir o município de Irati, sem ataques e nada pessoal, são sempre discussões relacionadas ao município de Irati. É uma outra época, os três candidatos são novos e nunca ocuparam o cargo de prefeito de Irati, três pessoas que estão propondo a renovação dentro do município. A única diferença é que a minha vice-prefeita Ieda tem uma parceria muito grande comigo. Ela já tem experiência de ser a vice-prefeita atual e eu confio muito nela para que possamos fazer, ao mesmo tempo, renovação com experiência. Infelizmente, às vezes em um debate não conseguimos falar todas as nossas propostas, mas para isto tem o mês de campanha. Nós vamos apresentando alguns temas para as pessoas. Eles vão ser desenvolvidos ao longo da campanha e com certeza no próximo debate chegarão mais maduros”, destacou.
Advogados – O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Irati, Mário César Pianaro Ângelo (Marinho) elogiou o formato como o debate foi apresentado. “Foi bastante produtivo, um formato muito interessante, que permitiu a interação entre os candidatos. Esta é a grande qualidade e virtude do debate, que eles se expressem e confrontem suas ideias, e isto foi muito dinâmico. Houve também a participação da sociedade, através das faculdades de direito, com as perguntas formuladas pelos alunos. Foi um formato bastante interessante e produtivo e acredito que o eleitor que acompanhou ontem este primeiro debate já pode ir tendo uma impressão melhor de cada candidato e do perfil de cada campanha, para que possa tomar uma decisão mais consciente no dia da eleição”, frisou.
O advogado e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Renato Hora, prestou assessoria jurídica durante o debate. Ele destacou que o evento transcorreu dentro da normalidade.
“O evento, do ponto de vista legal, transcorreu com normalidade e sem intercorrências que mereçam ressalvas. Parabenizamos à organização do debate, à Rádio Najuá, ao Jornal Hoje Centro Sul, e demais que lá estiveram. Agradecemos pela honra do convite para que prestássemos assessoria jurídica nesta importante ocasião. Parabenizamos também aos candidatos e seus assessores pela postura, juridicamente falando, irretocável. Agradecemos, por fim, a todos os ouvintes pelo prestígio da audiência”, frisou.
Já para o advogado Guilherme Heraki, que também prestou assessoria jurídica, o debate ocorreu dentro do que prevê a legislação. “O evento transcorreu de maneira exemplar, respeitando a todas as normas legais pertinentes, os candidatos mantiveram um comportamento educado e civilizado, proporcionando uma discussão enriquecedora para o público. Agradeço pela oportunidade de mais uma vez poder participar deste evento cívico da nossa cidade, e que sempre as melhores ideias prevaleçam”, comentou.
O próximo debate com os candidatos a prefeito de Irati está marcado para o dia 03 de outubro, às 20 horas.
Debates com candidatos de outros municípios – A Najuá e o jornal Hoje Centro Sul também farão debates com os candidatos a prefeito de outros quatro municípios da região. Já na próxima quarta-feira, 04, às 18 horas, logo após o programa Edson Luís, o encontro será entre os candidatos a prefeito de Fernandes Pinheiro. Concorrem à Prefeitura do município Oziel Neivert, da coligação “Unidos por Fernandes Pinheiro”, formada pelos partidos Republicanos, PL, União Brasil e PSD, e Rosene Pabis, da coligação “Juntos vamos renovar”, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e pelos partidos MDB e PP.
No dia 11, às 20 horas, o debate será entre os candidatos a prefeito de Teixeira Soares. Ivanor Müller, da coligação “Unidos pelo Povo”, composta pelos partidos PP, PSB, Solidariedade e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), e Adriano Pitter José Heinen (Pitter) , da coligação “Teixeira Soares seguindo em frente”, formada pelos partidos PSD, MDB, Podemos e União Brasil, disputam o pleito.
Já o debate entre os candidatos a prefeito de Inácio Martins está marcado para o dia 18 de setembro, às 20 horas. O município tem cinco concorrentes à Prefeitura: Edmundo Vier (Dimas), da coligação “Continuidade, desenvolvimento e transformação”, formada pelos partidos MDB, União Brasil e PSD; Jorge Ferreira de Almeida (Jorge Boeira), da coligação “Aliança pela Renovação”, composta por Republicanos e PL; Kleber Erivelton Fernandes (Jornalista Kleber), que concorrerá pelo partido Novo; Marino Kutianski, da coligação “Compromisso com a igualdade, respeito por todos”, formada pela Federação PSDB/Cidadania e pelos partidos PP e PSB; e Élcio Wszolek (Professor Élcio), que disputará a eleição pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).
A Najuá e o Jornal Hoje Centro Sul também farão debate entre os candidatos a prefeito de Rio Azul, no dia 25 de setembro, às 20 horas. Concorrem nesta eleição Leandro Jasinski, que disputará a reeleição pela coligação “Pra frente Rio Azul”, formada pelos partidos MDB, Podemos, PSB, União Brasil, PSD e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV); e Vicente Solda, que tenta retornar ao cargo de prefeito pela coligação “Vamos inovar com experiência”, formada pelos partidos Republicanos, PL, PP e Solidariedade.
Todos os debates serão realizados nas dependências da Rádio Najuá, na Rua Benjamin Constant, 440, em Irati.