Deltan Dallagnol estará na sede da ACIAI na segunda-feira, às 13h30, para agradecer o apoio da população. Advogado foi eleito com mais 344.917 votos, sendo 1.197 em Irati
Deltan Dallagnol foi coordenador da operação Lava Jato. Foto: Rádio Najuá |
Deltan obteve uma vaga na Câmara Federal com 344.917 votos, sendo o quarto mais votado em Irati com 1.117 votos. O advogado estará acompanhado do seu amigo e deputado estadual eleito, Fábio Oliveira, também do Podemos. Fábio conseguiu 34.640 votos, sendo 74 em Irati. Eles já estiveram no município no dia 28 de junho, quando divulgaram o projeto 200+, que foi criado com objetivo de eleger cerca de 200 candidatos para o Congresso Nacional que estejam alinhados ao combate à corrupção. Na oportunidade, Deltan e Fábio se reuniram com empresários, integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Rotary, Maçonaria, entre outras lideranças. Os integrantes do movimento também apresentaram o projeto em Guarapuava antes de Irati. Durante as reuniões foi lançado o Projeto 20+, que buscava eleger 20 candidatos para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), alinhados com o combate à corrupção.
Foram criados dois sites que divulgavam as candidaturas integradas ao projeto. Em entrevista à Najuá depois de ser eleito, Fábio disse que a iniciativa tinha três princípios: o combate à corrupção, redução do fundo eleitoral e realização de capacitação. Para o deputado estadual eleito, o projeto teve adesão significativa, mesmo com o pouco tempo de divulgação. Mesmo assim, há a intenção de continuar nos próximos anos. “Como esse projeto se iniciou relativamente perto do período de campanha, se entende que ele não teve a repercussão e o impacto que ele pode ter, o potencial que ele pode ter. Então, daqui a quatro anos – esse site vai continuar no ar -, esperamos que esse projeto daqui a quatro anos, dê um resultado muito melhor do que ele deu agora em favor da sociedade”, disse.
Nesses casos, é preciso que a sociedade civil organizada de cada município auxilie na elaboração do projeto. “A sociedade civil organizada de Irati, por exemplo, a Associação Comercial de Irati pode se unir com outras entidades e lançar os 5+ em Irati, para fazer a renovação de pelo menos 50% da Câmara dos Vereadores. É um projeto que também é apartidário e os princípios basilares desse projeto 20+, diferente dos 200+, que é uma pauta federal, ele também tem capacitação política, mas os outros dois princípios é transparência e fiscalização. Fiscalização de quem? Fiscalização, por parte dos vereadores, ou, no meu caso, do deputado estadual no Poder Executivo e no Poder Judiciário também”, afirma.
No estado, das 14 candidaturas do projeto 20+, apenas Fábio Oliveira foi eleito.