As sessões acontecerão de forma híbrida. Evento também deu transparência às informações sobre projeto executado com recursos federais/Da Redação, com informações da Assessoria do Conselho Municipal de Cultura
O Cineclube Denise Stoklos realizou sua primeira sessão presencial desde o início da pandemia da COVID-19, foi no sábado, dia 20, marcando um importante momento de retomada cultural na comunidade Iratiense. Antes disso, durante o período de isolamento, as atividades ocorreram de forma online. A volta às sessões presenciais do Cineclube – vinculado à Associação Cultural Denise Stoklos e localizado no Centro Cultural Clube do Comércio – simboliza um retorno às raízes do projeto, proporcionando uma experiência cinematográfica fiel ao que se propõe nas salas de cinema. O filme exibido desta vez foi o premiado curta-metragem “Ilha das Flores”, documentário lançado em 1989, com roteiro e direção de Jorge Furtado. Em apenas 13 minutos, o curta narra o caminho do tomate do campo de cultivo até um local na cidade de Porto Alegre destinado ao depósito de lixo da ilha, onde crianças disputam alimentos que sequer servia de comida para os porcos.
O evento aconteceu de forma híbrida (on-line e presencial). Dr. Cássio Olavo Carvalho, idealizador do projeto, ao lado de sua esposa, Catarina, foi homenageado pela dedicação ao Cineclube. Também receberam homenagens: Débora Cristina Pereira Prado, catalogadora; Arildo Antônio Les, pelos serviços prestados; Gilson Leveovix, Edson Ferreira Sampaio e Luiza Nelma Fillus, pelas doações que compõem o acervo do projeto.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Schenato Barroso, acompanhou a sessão e destacou a relevância da sétima arte para a comunidade local. “Irati é privilegiada por contar tanto com uma sala de cinema particular, quanto com um Cineclube que possui espaço físico próprio”, afirmou.
Atualmente o Cineclube é ligado à Associação Cultural Denise Stoklos e está sendo custeado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo. Obteve esses recursos por meio do Edital de Chamamento Público nº 001/2023 e usará para revitalização do espaço, catalogação do acervo de DVDs e incorporação de tecnologia digital, com acesso à internet e ao acervo audiovisual “on-demand”. Veja aqui o catálogo dos filmes que compõe este acervo.
Estiveram presentes: a presidente da Associação Cultural Denise Stoklos, Luiza Nelma Fillus; o presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) e da Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná (ALCA), Herculano Batista Neto; bem como participantes ativos das reuniões do Cineclube.
O Cineclube de Irati foi criado em 2003, como uma atividade da Câmara de Arte e Cultura da extinta Fundação Denise Stoklos. Os Encontros semanais aconteciam na sala do Vimark Cine, onde esteve ativo até 2009. A partir de 2013, o Centro Cultural Clube do Comércio, disponibilizou um espaço para a continuidade desta atividade cultural.
As reuniões acontecem aos sábados às 18h, com acesso livre e gratuito.
Instagram: @cineclube_acds
e-mail: associacaodenisestoklo@gmail.com
Espaço de exibição: Clube do Comércio, na rua XV de Julho, 310.
Contato: (42) 9.9912-5119 (Cássio/ Catarina) | (42) 9.9858-6094(Luiza) | (42) 9.9811-7997 (Débora)