Político, que faleceu em junho, dará nome ao Centro Administrativo e Recreativo do CT Willy Laars. Familiares marcaram presença em cerimônia de homenagem ao ex-prefeito/Paulo Sava
O ex-prefeito de Irati, Antônio Toti Colaço Vaz, que faleceu em junho, foi homenageado durante o 34º Rodeio de Integração Cidade de Irati, que terminou neste domingo, 14. O Centro Administrativo e Recreativo do CT Willy Laars recebeu o nome do político. Uma placa foi colocada no local como forma de representar a homenagem.
O projeto, de autoria da vereadora Vera Maria Gabardo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara na sessão da última terça-feira, 09, e sancionada pelo prefeito Jorge Derbli.
Em entrevista à Najuá, a viúva de Toti e ex-primeira-dama do município, Tani do Prado Colaço, disse que ficou emocionada pelo carinho demonstrado pelo prefeito e pelos vereadores ao prestarem esta homenagem.
“Eu me sinto realmente muito emocionada pelo carinho com que os vereadores, o prefeito e a doutora Ieda nos proporcionaram este encontro de muitas homenagens ao Toti. A família ficou muito emocionada e feliz mesmo, e tenho certeza de que, onde estiver, ele vai estar feliz com esta homenagem que está recebendo no dia de hoje. Não é a família, mas a pessoa dele que está sendo homenageada”, frisou.
O nome do ex-prefeito ficará eternizado em uma das obras que ele deixou enquanto esteve no comando do Executivo iratiense, segundo Tani. “Sim, com certeza, é um início. Eu sempre digo que é um sonho, e este nunca se sonha sozinho, mas sim com um grupo de pessoas e de amigos. Quando ele (Toti) se encontrou com os tradicionalistas, havia a necessidade de um local em que eles pudessem fazer o seu encontro. O Toti, naquela visão dele com o senhor Willy Laars, numa conversa muito íntima e interiorizada dos dois, ele chegou em casa e disse que estava com uma ideia de comprar o parque de rodeios, que na época era um terreno. Daí,se sonhou, teve que vender ações da Copel, foi uma batalha muito longa mesmo, mas graças a Deus foi conseguido e foi o início”, pontuou.
Depois da negociação, feita por Toti, a compra do terreno foi concretizada pelo ex-prefeito Alfredo Van Der Neut, que foi vice de Toti na primeira gestão dele, entre 1982 e 1988. Na época, a aquisição também foi aprovada pela Câmara. Tani ressaltou a parceria que deve existir entre Executivo e Legislativo para que o crescimento do município aconteça. “É uma parceria, como todo casal que é parceiro. A gestão municipal é feita de parcerias, não somente com a Câmara, mas também com outras pessoas, para poder ter o desenvolvimento do município”, comentou.
Tani sempre procurou ficar nos bastidores, fazendo com que os sonhos de Toti se realizassem. “Foi uma parceria muito grande e boa, foi meu companheiro durante 57 anos, mais cinco entre namoro e noivado. Foi uma parceria que deu certo, abençoada por Deus, sempre através da igreja, de encontros e de parcerias com grupos de jovens, onde sempre trabalhamos muito. Graças a Deus tenho a consciência muito tranquila por este carinho que ele teve sempre com a minha pessoa”, comentou.
Filha – Thays Colaço, filha de Toti, lembrou que, para o pai, o Rodeio de Integração era uma forma de celebrar o aniversário de Irati e de rever os amigos. “Além de marcar sempre o aniversário de sua amada terra, era para ele um evento para rever os amigos, celebrar a vida, as amizades e as tradições da nossa gente. O doce sabor de uma vida simples, rodeada de alegria, família e amigos. Muitos dos anos de rodeio foram passados nesta casa. Aqui sempre foi um espaço onde todos eram e continuam sendo bem-vindos, seja para tomar um chimarrão, um dedo de prosa ou saborear um carreteiro”, comentou.
Clique aqui e receba as notícias da Najuá
Irmãos – O comunicador Milton Colaço, irmão de Toti, enfatizou o carinho do povo iratiense para com o político. “Nós, como família, estamos muito felizes e contentes pelas homenagens que fizeram a ele, de coração. Você sabe que tem muitas coisas para mostrar que ele fez, mas a gente sempre guarda na lembrança o nome do Toti porque ele sempre fez muito por Irati”, pontuou.
Milton trabalhava com Toti na prefeitura quando o terreno para construção do CT Willy Laars foi adquirido. Ele lembra das dificuldades enfrentadas para a concretização do negócio. “Eu lembro que sufoco foi, mas vencemos. A verdade e o bom senso sempre venciam, e o Toti tinha este espírito empreendedor. Ele não perguntava se daria certo, mas dizia que iria fazer, e sempre dava certo. São estas lembranças que ficam”, contou.
Orlando Colaço, que também é comunicador e irmão de Toti, conta que está impressionado com as homenagens prestadas pela população iratiense desde o falecimento do ex-prefeito. “Para a nossa família, é uma coisa espetacular. Desde aquele dia em que foi feita a homenagem dos bombeiros no cortejo do Toti da Câmara até o cemitério, eu só tinha visto isto na televisão, e jamais esperávamos uma homenagem tão bonita. Hoje, através da Câmara, do prefeito e dos patrões dos CTGs, temos esta homenagem linda com esta placa do Toti. Estávamos com a família e com o Saulo, meu sobrinho, e eu disse que passou um filme rapidamente na minha cabeça do início, aqui mesmo neste lugar, com Pedrinho Colaço, Renato e Toti, os irmãos que já se foram. O que fizemos de bom foi nos encontrarmos com os amigos”, destacou.
Prefeito – O prefeito Jorge Derbli destacou a importância da homenagem prestada a Toti, destacando a coragem que ele teve ao vender as ações da Copel que pertenciam à Prefeitura para que o terreno pudesse ser comprado. Derbli destacou que o nome de Toti ficará eternizado na história de Irati.
“Foi ele que veio e conseguiu. Se formos falar das obras do Toti, da Clínica de Hemodiálise e Unicentro, vai quase um dia. Falando especificamente daqui, ele (Toti) merece porque foi quem idealizou e sonhou lá no passado, no primeiro mandato dele, e hoje se tornou realidade. Veja o parque de diversões de famílias que isto aqui é hoje. É de eventos, como vimos a Paixão de Cristo aqui na pista coberta, e muitos eventos vão acontecer, como a ExpoIrati. Isto se tornou uma referência de Irati e temos que investir sempre porque recurso tem, é dinheiro que não podemos gastar na saúde ou educação. Temos que investir no turismo e gastamos aqui no parque para darmos esta infraestrutura cada vez melhor”, destacou.