Comemorações incluem encontro de produtores rurais, apresentações de artistas locais, celebrações religiosas e bailes com os grupos “Os Quatro Gaudérios” e “Cordiona”, em um novo local, no centro do município/Texto de Edilson Kernicki, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira
O município de Teixeira Soares comemora seus 107 anos com várias atividades entre os dias 12, 13 e 14 de julho (sexta, sábado e domingo). O 10º Encontro de Produtores Rurais, no Centro de Eventos Miguel Belinoski, abre o calendário comemorativo já na sexta-feira (12), a partir das 13h.
Uma das mudanças planejadas pelo Departamento de Cultura foi a desvinculação da “ExpoTexas” das comemorações oficiais do aniversário do município. “Resolvemos mudar o aniversário de Teixeira Soares. O pessoal estava acostumado com a Expo. Desvinculamos a ExpoTexas. Apenas tiramos da data do aniversário. Pretendemos retomá-la em uma nova data, uma nova oportunidade. Decidimos, já que é para fazermos uma mudança, mudarmos radicalmente e trouxemos a festa para o Centro de Teixeira Soares, em frente à Estação, um lugar bem conhecido, de fácil acesso. Os bairros, as localidades, o pessoal que for de fora, de outros municípios, vão conseguir localizar muito mais fácil nossa festa”, justifica o diretor do Departamento de Cultura, Herivelton Lourenço.
Com exceção do Encontro de Produtores Rurais, todo o restante da programação de aniversário será em frente à Estação Ferroviária, com início na sexta (12), às 18h30, com a celebração de um culto ecumênico, que será seguido da abertura oficial, às 19h30. “Terá um palco montado, com uma megaestrutura que estamos organizando com o comércio local”, afirma Herivelton. Além do palco que receberá os shows, o espaço ao redor da Estação Ferroviária terá tendas e uma praça de alimentação.
A mudança de estilo do evento e a definição das atrações musicais também levou em conta o fator econômico, uma vez que o show sertanejo mais barato, no patamar dos que ocorrem na ExpoTexas, teria orçamento em torno dos R$ 110 mil, conforme a organização. Assim, o Departamento de Cultura optou pela música gaúcha e vai trazer o grupo “Os Quatro Gaudérios” na sexta (12), às 22h, e o grupo “Cordiona”, no domingo (14), às 19h. “O ‘Cordiona’ já vínhamos procurando, por ser um grupo de renome e sabermos que, por onde passam, carregam multidões, pessoas de outras cidades vão para ver os shows onde eles estão. Resolvemos trazer. De brinde, conseguimos, com a mesma pessoa, fechar ‘Os Quatro Gaudérios’”, explica o diretor do Departamento de Cultura. Ainda na sexta (12), às 20h, o Grupo Intreveiro faz o show de abertura do evento.
Atividades no sábado (13): Com a finalidade de agradar a maior parte do público, o município decidiu trazer a Banda Interprise, de Ponta Grossa, conhecida pelos shows com repertório eclético e animados por um corpo coreográfico, para a noite de sábado (13), que também terá apresentação da Banda Blackout, às 17h30. A programação cultural recebe no palco, às 19h, show de Vanderlei Rodrigo. Com passagens pelos grupos Corpo e Alma e Terceira Dimensão, o cantor e compositor gaúcho, em carreira solo, é um dos precursores da “katchaka” no Brasil, ritmo de origem mexicana que faz bastante sucesso nos bailes da terceira idade. O “rei da katchaka” faz, em média, 20 shows mensais nacionais e internacionais. O hit “Mulher Chorona”, interpretado pela dupla Teodoro e Sampaio, e uma das músicas mais executadas no Brasil em 2008, é composição dele.
“A agenda dos artistas é uma agenda complicada de conseguir [ajustar datas]. Como ficamos naquela de fazer ou não a Expo, essa indecisão causou, para nós, um transtorno muito grande em relação à contratação, porque o contrato de um cantor famoso, desses que estão em nível de shows nacionais, você não consegue contratar com menos de um ano [de antecedência]. Sabemos que numa Prefeitura, as contratações têm que ocorrer muito antes. Existe, sim, uma programação extensa muito antes para poder realizar essa festa”, complementa o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Teixeira Soares, Ricardo Alexandre Basso.
Na visão do secretário, a realização do evento no Centro de Teixeira Soares e não no Centro de Eventos é mais cômoda e atrativa para as famílias. Ele pede a compreensão dos comerciantes do entorno pela necessidade de mudar ou fechar o trânsito em alguns pontos do Centro durante a realização do evento, que será no final de semana.
Domingo (14): No dia do aniversário de Teixeira Soares, domingo (14), a programação festiva tem início às 8h30, com missa solene na Igreja Matriz Imaculada Conceição, seguida de procissão até o monumento Imaculado Coração de Maria, na Praça Irmãos Baumel. A procissão será acompanhada pela Banda Municipal Guarany. Às 10h, haverá um Ato Cívico em frente à Prefeitura de Teixeira Soares, com hasteamento das bandeiras.
A partir do meio-dia, o palco montado junto à Estação Ferroviária vai receber shows de artistas locais. Interessados em se apresentar ainda podem procurar o Departamento de Cultura, em frente à Delegacia, no antigo prédio da Câmara Municipal. “Toda nossa região é repleta de artistas e Teixeira Soares tem grandes nomes no município e é isso que vamos carregar junto, também, dessa festividade, com nomes como o grupo Intreveiro vão poder mostrar o trabalho deles, citando alguns nomes de quem estará conosco. Mas vai ter muito mais gente lá, com artistas locais em peso”, promete Herivelton.
Clique aqui e entre no grupo de notícias da Najuá no WhatsApp
Às 13h, quem sobe ao palco é a banda de pop rock Rádio Radar, de Irati. Em seguida, às 14h30, será a vez do show infantil “Sonhos e Magia”. Em paralelo ao show infantil, haverá camarim de pintura facial, distribuição de algodão doce e pipoca e passeios de trenzinho. Todas as atividades são gratuitas.
A partir das 16h será realizada a apresentação da dupla João Marcos e Railson. O Grupo Intreveiro toca novamente no domingo, às 17h30. O grupo de dança gaúcha Neblina da Alvorada se apresenta antes do show do Grupo Cordiona, que sobe ao palco às 19h e fecha as comemorações de 107 anos de Teixeira Soares.
O diretor do Departamento de Cultura garante que não vai faltar espaço para quem quiser dançar, nem para quem quiser acompanhar as apresentações confortavelmente. “Vai ter espaço, vai ter local coberto, vai ter cadeiras e mesas. Às vezes, o pessoal quer ir para assistir ao show, quer sentar e se acomodar. Vai ter espaço, sim. Estamos tentando organizar ali no Centro para deixar o mais confortável possível”, assegura.
Herivelton também destaca que serão disponibilizados brinquedos para o entretenimento das crianças, com acesso gratuito, nos três dias de evento. Além de brinquedos infláveis, haverá um touro mecânico, giro radical e triciclos. “Enquanto as crianças estão brincando, vamos ter monitores cuidando dos brinquedos e das crianças e os pais podem aproveitar o show. É uma festa, digamos, perto de uma Expo, pequena, mas uma festa aconchegante. Uma festa para os amigos e para a família”, frisa.
Praça de Alimentação: Outra diferença em relação à ExpoTexas foi a decisão do Departamento de Cultura e da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo sobre o formato da Praça de Alimentação do evento de aniversário do município. Segundo Herivelton, uma das preocupações da organização era a de que, numa ExpoTexas no Centro de Eventos, a Praça de Alimentação era terceirizada para custear parte das despesas, o que acabava encarecendo os lanches e inviabilizando para algumas famílias participar do evento.
“Junto com o [secretário] Ricardo, decidimos fazer para nossa Associação Comercial, porque aí a pessoa vai poder ir lá e aproveitar [a festa] e vai estar a preços do comércio, a preço de custo do comércio. Vai ser mais fácil o acesso”, avalia Lourenço.
De acordo com Ricardo, havia reclamações sobre a terceirização da Praça de Alimentação para fornecedores e prestadores de serviço de outros municípios, pois diante da necessidade de obter lucro em relação ao investimento, os lanches, bebidas e guloseimas eram vendidos mais caros. “Nossa briga, principalmente pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, é valorizar nosso comércio, valorizar nosso comerciante e as pessoas que estão. Porque, queira ou não, o dinheiro fica no município. Foi voltado totalmente para o nosso comércio, foi dado para a Associação Comercial, que tem uma parceria conosco e com as entidades”, reitera o secretário.
Por outro lado, a decisão gerou controvérsia por parte de escolas e igrejas, que contavam com a possibilidade de fazer suas vendas em barraquinhas para arrecadação de fundos. “A Associação Comercial de Teixeira Soares vem passando por alguns problemas financeiros, porque ela não recebe um aporte do município. Somos parceiros, mas ela não tem um repasse. Então, a Associação Comercial se sustenta com dinheiro do comércio. Eles precisam saldar algumas dívidas e eles estavam em buscas de datas para fazer o baile da Rainha da ExpoTexas, para passar a faixa”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo. Dessa forma, a administração decidiu ceder o espaço da Praça de Alimentação e da Feira para a Associação Comercial, pois os valores são revertidos em benefício dos próprios munícipes e dos trabalhadores do comércio local.
Encontro de Produtores Rurais: Em sua 10ª edição, o Encontro de Produtores Rurais permanece no Centro de Eventos Miguel Belinoski. O evento, promovido pelo Sindicato Rural dos Trabalhadores com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, terá uma série de palestras voltadas ao setor rural, também com algumas atrações musicais para entreter os agricultores nos intervalos. O Encontro também funciona como uma antecipação às comemorações pelo Dia do Agricultor, celebrado no dia 28 de julho.