Corpo de Bombeiros de Irati homenageia voluntários que ajudaram na campanha em prol do Rio Grande do Sul

Homenagens foram feitas em cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta terça-feira, 02/Paulo…

03 de julho de 2024 às 11h40m

Homenagens foram feitas em cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta terça-feira, 02/Paulo Sava, com reportagem de Sidnei Jorge

Voluntários foram homenageados em cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta terça-feira, 02. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

O 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Irati (10º SGBI) homenageou os voluntários que atuaram na campanha “SOS RS”, organizada pelo governo do Estado em prol das famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A homenagem foi prestada durante evento alusivo ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta terça-feira, 02.

Os homenageados receberam um certificado por terem auxiliado durante a campanha na coleta, seleção e transporte dos donativos. Em entrevista à Najuá, o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Major Jorge Augusto Ramos, declarou que o dia foi marcado para agradecer a todos que participaram da campanha. Ele também agradeceu a todos que ajudaram com a doação de alimentos, água, produtos de higiene e roupas.

“Agora, sem certificado, o agradecimento vai a todos aqueles que doaram e se doaram, que dispuseram de mantimentos e roupas e criaram este movimento tão bonito e que ajudou tanto o Rio Grande do Sul. A toda a cidade de Irati, neste dia do bombeiro, sinta-se bombeiro”, frisou.

O trabalho voluntário serve de inspiração para o Corpo de Bombeiros, segundo Ramos. “Esta é a inspiração que fica para nós, este trabalho espontâneo, que não cobra nada, mas vem para doar, fazer um pouquinho mais e dar esperança para aqueles que precisam. No caso do Rio Grande do Sul, no momento mais escuro do estado, o Paraná, Irati e cada morador foram luzes e mandaram esperança junto com suas orações e donativos. Obrigado”, comentou. “Foi vital para que o Rio Grande do Sul, no momento mais difícil, mantivesse a força e o equilíbrio. Agora tem capacidade de recomeço, de novos dias e com muita luz lá para o Rio Grande do Sul”, pontuou.

Na foto, o tenente Aleixo, o Major Ramos, e os capitães Antônio Marcos e Carla Spak. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

Ramos acredita que todos os voluntários têm potencial para se tornarem bombeiros. “Todo aquele que tem aquele ímpeto do voluntariado, de trabalhar pelo próximo naquilo que faz no dia a dia, onde a sementinha da caridade brota no coração, tem grande potencial para ser um bombeiro. Obrigado à nossa sociedade”, comentou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Ajuda – Neste momento, o auxílio com alimentos, água e produtos de higiene, limpeza e roupas não é necessário. Porém, recursos financeiros continuam sendo essenciais para os gaúchos. Os meios para auxílio podem ser acessados através do portal da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

“O Governo do Paraná mandou toda a ajuda possível pela legislação, com forças-tarefa, donativos e outros tipos de ajuda que não chegam aos ouvidos de todos. A Defesa Civil auxiliou com tecnologia e expertise de trabalho. Temos técnicos ainda trabalhando no Rio Grande do Sul, as nossas prefeituras mandaram técnicos na área de proteção animal, o motorista do caminhão pipa. Há muita ajuda e muita gente fazendo este trabalho no Rio Grande, quer seja na limpeza ou nos atos de reconstrução”, pontuou.

Afubra – A loja Afubra também fez uma campanha de arrecadação de donativos na região. O gerente das lojas de Irati e Imbituva, Lázaro Bock, que é gaúcho de nascimento, foi um dos homenageados na cerimônia de ontem. Ele afirmou que o estado do Paraná foi parceiro do Rio Grande do Sul neste momento difícil.

“Pelo estado, vários bombeiros trabalharam durante semanas incansavelmente para salvar vidas e distribuir alimentos. O nosso muito obrigado a todo o Corpo de Bombeiros do Paraná. Agradeço também a toda a equipe da Afubra e aos voluntários que, dentro das nossas unidades, ajudaram na separação e envio dos alimentos, que mandamos pelos caminhões da Afubra. Foi algo que, de certa forma, esquentou o nosso coração, poder ajudar os nossos irmãos gaúchos que ainda estão passando por grande dificuldade, mas principalmente naquele momento de calamidade. É um momento de emoção estar recebendo este reconhecimento do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal de Irati”, destacou.

Bombeiros foram homenageados durante a solenidade. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

Faculdade São Vicente – O diretor da Faculdade São Vicente, Edélcio José Stroparo, também foi homenageado durante o evento. Ele exaltou o trabalho do Corpo de Bombeiros e do voluntariado não somente em prol do Rio Grande do Sul, mas também em momentos nos quais a população iratiense foi afetada, como a enchente registrada em junho de 2014, tragédia que completou 10 anos e afetou centenas de pessoas.

“Vivemos agora o flagelo do Rio Grande do Sul, todos nos mobilizamos, mas já vivemos o flagelo iratiense em outros momentos da nossa história. Aí também vem a atuação importantíssima do Corpo de Bombeiros e do voluntariado sempre presente, trabalhando pela correção, pelo consolo e pela dignidade das pessoas que estavam ali envolvidas. Isto é muito importante e fundamental para a nossa comunidade”, pontuou.

Grupo Ivasko – Já o empresário José Carlos Ivasko (Zeca Ivasko) ressaltou que a população de Irati é muito solidária. Ele destacou o trabalho dos jovens voluntários, que foram homenageados.

“Isto é a semente nascendo de novo. Nós já vivemos bastante e sabemos que ajudar faz bem para o outro e para nós também. Quando vemos os jovens fazendo isto, e eu via quando trouxemos o caminhão aqui para levar as mercadorias para o Rio Grande do Sul, aqueles jovens carregando com empolgação e vontade, eu pensava “que coisa linda, por que estas pessoas estão fazendo isto?” É porque elas gostam de ajudar. Estar aqui, para mim, é muito gratificante, e estar no meio de pessoas boa é o que eu mais gosto de fazer”, comentou.

Alerta – Ramos pede que as pessoas se previnam para evitar a ocorrência de calamidades em situações de eventos extremos, como enchentes, vendavais e tornados. “Nós não estamos longe ou imunes a este tipo de evento. Temos que nos preparar, cuidar bem da nossa cidade, do Rio das Antas, dos nossos arroios, afastar as moradias e construções dos rios e não construir nas encostas. Todos estes trabalhos são da parte de prevenção e preparação para que, quando vier o nosso “momento escuro”, haja luz, para que ele não fique pior”, frisou.

Solenidades – Outros eventos estão sendo realizados nesta semana. Além de Irati, foram realizados eventos em União da Vitória na segunda-feira e em São Mateus do Sul nesta quarta-feira. Em Prudentópolis, a cerimônia deve ser realizada nesta quinta-feira, 04, a partir das 09h30min.

Representantes da comunidade iratiense acompanharam a solenidade. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.