Vereadores de Irati e prefeitos da região prestaram homenagem póstuma ao político, falecido no último domingo, 16/Paulo Sava
Personalidades políticas da região prestaram homenagens ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Antônio Toti Colaço Vaz, conhecido como Toti Colaço, que faleceu no último domingo, 16, aos 81 anos.
Durante a sessão da Câmara de Irati desta terça-feira, 18, a vereadora Vera Maria Gabardo (MDB) destacou a união da família de Toti, especialmente nas campanhas eleitorais. “Na família do Toti não tinha divisão, iam a mãe, o pai e todos os irmãos e sobrinhos, não tinha diferença. Eu convivi durante 15 anos, trabalhando em uma empresa do Pedro Colaço, que era irmão, e durante este tempo pude acompanhar toda a trajetória política do Toti. Em toda a minha vida, eu nunca vi e não sei se vou chegar a ver uma pessoa tão humilde de coração, a ponto de fazer com que as crianças decorassem e fizessem um coro de sua musiquinha quando era época de campanha”, frisou.
O vereador Hélio de Mello, que foi vereador durante o último mandato de Toti como prefeito de Irati, entre 2001 e 2004, destacou os mutirões realizados pela Prefeitura durante a primeira administração do ex-prefeito, entre 1983 e 1989.
“O que eram os mutirões? Saía uma equipe da Prefeitura e ia até as comunidades do Rio do Couro, do Cerro da Ponte Alta, do Pirapó e da região e ouvia a comunidade. O que vocês estão precisando aqui na comunidade que nós possamos fazer em uma semana? A comunidade dizia que estava precisando de um bueiro, da ponte para a roça, de uma pintura na igreja, no Posto de Saúde, de um bebedouro para as vacas. Fazia-se a relação do que precisava e combinava com a comunidade. Por exemplo, dia 22, vamos estar lá. Seis horas da manhã, estavam lá todas as secretarias da Prefeitura. As famílias fechavam as casas, todos iam na capela, que era o ponto de encontro e se reuniam”, comentou.
Proximidade da população – Segundo Hélio, Toti sempre procurou se aproximar da população iratiense. “Pergunto: tem como um político desses ser prefeito ou vereador uma vez só? Não tem como ele fugir do povo. Ele atendeu o rico, o pobre, o miserável, do mesmo jeito, dando a mesma dignidade”, afirmou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Homenagem de prefeitos dos municípios da Amcespar – Em contato com nossa reportagem, o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, que esteve à frente do Executivo reboucense entre 2001 e 2004 e voltou a ocupar a Prefeitura em 2016, destacou a liderança política de Toti na região.
“Antônio Toti Colaço Vaz foi um dos maiores líderes da nossa região centro-sul do Paraná, como prefeito de Irati, deputado estadual, fundador da nossa Amcespar e idealizador e construtor da sede da entidade. Fui prefeito junto com ele de 2001 a 2004, acompanhei seu mandato como deputado estadual. Sempre foi um grande companheiro e amigo, procurando fazer o melhor pelos nossos municípios. Ele deixa um legado muito grande para a nossa região e Irati. Externo aqui meus sentimentos aos familiares. Fica a história linda dele para a nossa região como exemplo a ser seguido de um grande líder, daquele que realmente puxou e conquistou muita coisa para a nossa população”, ressaltou.
A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, contou que as primeiras experiências na política dela e do marido e ex-prefeito Nei Schuck foram ao lado de Toti. “Eram feitas reuniões nas comunidades, sempre pautadas em assuntos de relevância voltados aos interesses da população. Palavras firmes e simpáticas, que sempre foram importantes para a nossa sociedade. Sempre vimos e ouvimos Toti como idealizador de conquistas para o desenvolvimento regional”, comentou, em nota enviada à Najuá.
Clínica Renal – Cleonice destacou a construção da Clínica Renal Iraty como uma das principais conquistas de Toti enquanto prefeito. Ela citou o político como exemplo de coragem, respeito e esperança. “Com sabedoria e respeito, mas sempre demonstrando muita coragem, Toti Colaço nos deixa um pouco de esperança em nunca desistir daquilo que acreditamos, colocando sempre, o interesse coletivo como um dos principais motivos para continuarmos a lutar e defender as causas sociais e trabalhar em prol de uma sociedade mais justa e digna para todos”, frisou a prefeita.