Inscrições para o vestibular terminam neste sábado (15). São dez cursos com vagas disponíveis Administração, Biomedicina, Direito, Engenharia Civil, Enfermagem, Agronomia, Engenharia de Software, Farmácia, Fisioterapia e Medicina Veterinária/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

O Vestibular de Inverno da Campo Real acontece no domingo (16). A prova presencial ocorre às 10 h em Irati e outras cidades da região, como Imbituva, São Mateus do Sul e Prudentópolis. Os portões serão abertos às 9 h. Já a prova online está marcada para às 14 h.
Quem ainda não se inscreveu para participar do vestibular tem até sábado (15), ao meio-dia, para fazer a inscrição no site www.camporeal.edu.br. A inscrição é gratuita.
As provas aplicadas no domingo terão 25 questões e os candidatos terão duas horas para completar a prova, tanto no modo presencial, quanto no online. Os resultados serão divulgados em 48 horas ou no e-mail cadastrado no momento da inscrição.
Na prova online, um link da plataforma da Campo Real será enviado ao candidato, cerca de 30 minutos antes do início da prova. O link também será enviado no e-mail cadastrado no momento da inscrição. “A partir desse link, você acessa e realiza a prova sem nenhum problema. Todo e qualquer problema, se houver, pode entrar em contato conosco e estaremos encaminhando algumas soluções rápidas e simples. Mas é algo bem simples de ser realizado”, disse o diretor da Campo Real, Angelo Antonio Delponte.
São dez cursos com vagas disponíveis. No modo presencial, há vagas para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Engenharia Civil e Enfermagem. “São cursos tradicionais, onde o aluno vai quatro vezes por semana para faculdade e um dia da semana tem atividades APS, que é uma regulamentação do MEC, que obriga todas as faculdades, mesmo que presenciais, tenham pelo menos um percentual de disciplinas EAD. É um formato onde encontramos, diferente da aula tradicional, onde o aluno tem aula ao vivo com o professor para tirar dúvidas, ter ainda mais esse convívio com o professor que sabemos que é muito gratificante para o aluno”, afirma Angelo.
As demais vagas são oferecidas nos cursos de Agronomia, Engenharia de Software, Farmácia, Fisioterapia e Medicina Veterinária, que funcionam em um modelo híbrido, chamado Modalidade Smart. “Onde o aluno tem um pouco menos de aula presencial e mais aulas no estilo APS, que é essa aula ao vivo com o professor, mas de uma forma online. Todas as disciplinas que são mais práticas, que tem maior vivência do profissional mesmo, elas são feitas de forma presencial. As matérias teóricas ficam no formato APS”, explica o diretor.
Os cursos no modo híbrido também possuem disciplinas presenciais práticas. “Nós também temos uma disciplina que se chama a Atividade Prática Profissionalizante, onde todas aquelas disciplinas que tem ao menos um pouco de prática, que estejam nesse formato APS, eles vêm para o formato presencial para fazer a prática dessa disciplina. Em todas as disciplinas, nós temos laboratórios disponíveis para estar realizando essas atividades da melhor forma possível”, conta.
Os estudantes da Campo Real também terão acesso à laboratórios equipados para as aulas práticas. Ao todo, são sete laboratórios disponíveis. Outros quatro laboratórios serão inaugurados no começo deste segundo semestre.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
A coordenadora das engenharias e agrárias, Rafaela Franqueto, destaca que a escolha do curso depende muito do gosto do estudante. Ela salienta que há cursos que tem mostrado potencial na região, como é o caso de cursos relacionados ao agronegócio. “Se fomos parar para pensar agora, a nossa região é fortemente agrícola, é fortemente do agronegócio. É uma área que está crescente e sempre vai crescer. A Engenharia Civil teve o seu declínio em uma fase e após a pandemia ela voltou com tudo. Durante a pandemia, com as reformas e a questão do Home Office, que acabou movimentando bastante o setor. Teve essa maior crescente. Na nossa região, nós vemos bastante essa questão com as estradas, de Irati a São Mateus do Sul, que agora facilitou tanto a deslocamento do pessoal na região. Tudo isso graças à engenharia”, disse.
Os candidatos que fizerem o vestibular neste domingo (16) terão direito a uma promoção que dará desconto em taxas e mensalidades especiais. “Como sempre fazemos para matrícula dos alunos, seja para estudar ainda em 2024 ou para garantir sua vaga para 2025. É uma promoção que não vamos revelar até domingo, mas é só para quem fizer vestibular no domingo. É algo diferenciado para pessoas que vão estar disponíveis nesse domingão”, conta.
Outro modo utilizado é a Mensalidade Flex, como é chamado o programa de financiamento da Campo Real. “É o nosso financiamento, onde o aluno paga 50% do valor da mensalidade durante o curso e os outros 50% depois que ele se forma”, explica a coordenadora da Central do Aluno, Gisele Pedroso. O financiamento não possui cobrança de juros e há apenas uma correção anual da mensalidade.
O estudante da Campo Real ainda tem direito de cursar por meio do ProUni, um programa federal que permite que os alunos tenham acesso às bolsas de estudo 50% ou 100% de isenção nas mensalidades. “Hoje temos o nosso vestibular que é uma das entradas, mas também temos bolsistas do ProUni. O aluno faz o Enem que, inclusive está com as inscrições prorrogadas até o dia 14. Os alunos fazem essas inscrições do ENEM e se inscreve depois para o programa do ProUni. Pelo ProUni, nós temos bolsas de 50% e 100% dentro da faculdade. Já temos alunos com as bolsas 100% ativas, que já estão há um tempo estudando”, conta a coordenadora.
A Central do Aluno estará no domingo (16), durante a prova presencial, acompanhando os candidatos e orientando sobre as salas das provas. A Central do Aluno é o espaço na Campo Real onde os estudantes podem tirar dúvidas sobre os processos e sobre a universidade, incluindo auxílio na inscrição e na matrícula. “A Central do Aluno trabalha, além desse acolhimento dos alunos que estão chegando, o nosso primeiro contato com eles, mas também trabalhamos com o aluno dentro da faculdade. Nós resolvemos todos que eles têm. Às vezes, eles vêm conversar conosco, se eles têm alguma dificuldade”, explica a coordenadora da Central do Aluno.
O acompanhamento segue durante as diversas etapas do curso. “Nós auxiliamos em todo o processo deles até a finalização. Nós falamos que quando está lá na formatura, nós estamos lá também, auxiliando na formatura”, disse.
A previsão de início das aulas do segundo semestre é a partir do dia 22 de julho. Os aprovados no vestibular deste domingo (16) poderão iniciar o curso neste ano ou em 2025.