Dom Bruno Elizeu Versari foi nomeado após o bispo Dom Sergio Arthur Braschi ter a carta de renúncia aceita pelo Papa Francisco ao atingir 75 anos, idade máxima para deixar o bispado/Paulo Sava, com informações da Assessoria de Comunicação da Diocese de Ponta Grossa
O Papa Francisco nomeou na manhã desta segunda-feira, 10, um novo bispo para a Diocese de Ponta Grossa. Dom Bruno Elizeu Versari, que atualmente comanda a Diocese de Campo Mourão, assumirá o posto deixado por Dom Sergio Arthur Braschi, que teve a carta de renúncia aceita pelo Papa após atingir a idade limite de 75 anos para deixar o bispado.
Dom Sergio, que comandou a Igreja Católica de Ponta Grossa e região por 21 anos, permanecerá atuando como administrador apostólico até que o novo bispo tome posse. Em áudio enviado à imprensa e aos padres da Diocese, Dom Sergio comunicou a nomeação de Dom Bruno e solicitou que o nome do novo bispo seja citado nas celebrações em todas as paróquias e comunidades.
“Até esta data, havia o embargo, o segredo pontifício, mas a partir deste momento podemos comunicar que o nosso bispo eleito da Diocese é Dom Bruno Elizeu Versari. Comunica também o Santo Padre que Dom Sergio permanecerá como administrador apostólico até a posse do seu sucessor. Na norma litúrgica, queridos padres, a partir de hoje, eu quero que, em todas as paróquias, comunidades, oratórios e onde se celebrar a Eucaristia, no momento em que se fala do bispo, rezemos pelo nosso bispo eleito, Dom Bruno Elizeu Versari e pelo administrador apostólico, Dom Sergio Arthur. Agradeço pela compreensão e abertura de todos e continuemos rezando para que Dom Bruno seja aquele pastor que tanto precisamos em nossa Diocese”, frisou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Dom Bruno manifestou alegria por ter sido nomeado para uma nova missão, agora na Diocese de Ponta Grossa. “Assim, o Papa me nomeia bispo junto de vocês, e é com alegria e no espírito de serviço que quero me dedicar na evangelização, continuando a missão que outros conduziram. Vamos juntos, construindo o reino de Deus nesta terra, nesta Diocese onde Deus nos chama”, ressaltou.
A posse do novo bispo ainda não tem data marcada. Segundo a Assessoria de Comunicação, Dom Bruno deverá estar em Ponta Grossa no dia 21 para ter um primeiro contato com os padres da Diocese. Na semana que vem, ele estará em Brasília para participar de uma reunião da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto com Dom Sergio.
“Talvez, ele venha na reunião geral do clero, que seria realizada agora dia 27, mas pode ser que tenhamos que antecipar para que ele possa vir, conhecer os padres, ter um primeiro contato. Ele é que vai decidir a data da posse. Mas, ele disse que quer ouvir os padres”, citou Dom Sergio, em entrevista à Assessoria de Comunicação da Diocese.
Nas redes sociais, a Diocese de Ponta Grossa agradeceu a Dom Sérgio pelos 21 anos de serviços prestados à Igreja Católica na região. “A sua vocação episcopal produziu e continuará a produzir frutos verdadeiros em nossas vidas”, diz a publicação.