Abertura oficial dos atendimentos da unidade aconteceu na última terça-feira. Unidade está instalada no Parque Aquático e ficará no município até o próximo dia 27. No total, serão oferecidos 694 exames, entre mamografias e preventivos/Paulo Sava
Começaram nesta semana os atendimentos da Unidade Móvel SESC Saúde Mulher em Irati. A abertura oficial aconteceu na tarde desta terça-feira, 04, em solenidade realizada no estacionamento do Parque Aquático, onde a unidade está instalada. Ela deve permanecer em Irati até o próximo dia 27.
No total, devem ser oferecidos 694 exames, entre mamografias para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e preventivos, para pacientes entre 25 e 64 anos. Estes exames podem detectar o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Boa parte das consultas foram agendadas previamente pela Secretaria Municipal de Saúde, que está atuando em conjunto com profissionais do SESC nesta ação. Segundo a secretaria de Comunicação da Prefeitura, ainda há vagas disponíveis para agendamento. As mulheres devem se dirigir ao local de atendimento no Parque Aquático para preencher o cadastro e agendar o horário para realizar o procedimento.
Em entrevista à Najuá, o diretor regional do SESC Paraná, Carlos Alberto de Sotti Lopes, contou que o projeto surgiu da necessidade da entidade se somar ao sistema de saúde para combater o câncer de mama, considerada a doença mais terrível para mulheres no mundo todo, e ao câncer de colo de útero.
“O SESC implantou estas carretas no Brasil todo para detectar este material e enviar para o Hospital do Amor, que é o Hospital do Câncer de Barretos (SP), que é de referência mundial para o exame. Fazemos isso em colaboração com a Prefeitura Municipal de Irati. O SESC atua fortemente em várias árias, é uma entidade social múltipla, principalmente na área de saúde”, frisou.
Casos de câncer – No Paraná, somente nos três últimos anos, foram registrados 3.650 novos casos de câncer de mama. Em Irati, somente em 2023, oito mulheres morreram em decorrência das doenças. Desde 2017, o SESC já realizou 20 mil exames e atendeu outras 22 mil pessoas com outras ações de saúde.
Equipamentos – Segundo Carlos, os equipamentos instalados para detecção do câncer de mama e de colo de útero são de última geração. “Nós temos equipamentos moderníssimos de detecção principalmente do câncer de mama, são equipamentos digitais. Temos assessoramento dentro da carreta para as pessoas e depois no pós-resultado com uma médica ginecologista de referência que trabalha conosco”, apontou.
Atendimentos gratuitos – Os atendimentos estão sendo oferecidos gratuitamente, especialmente no que diz respeito às pessoas em vulnerabilidade social. Em alguns casos, a doença foi detectada em pessoas que nunca haviam feito qualquer tipo de exame. Outras mulheres ainda dizem que evitam fazer a mamografia por acreditarem que o exame causa dor.
“Não é isso, dá uma leve compressão, principalmente com este equipamento digital, mas tem todo um assessoramento. Ele detecta ali, faz o exame, tira como se fosse um Raio-X que fica gravado. No dia seguinte, mandamos para o Hospital de Barretos e, em pouco tempo, uma semana no máximo, temos os resultados. Chamamos as pessoas e os entregamos para elas e depois orientamos a prefeitura para que se encaminhe o tratamento, que deve ser por conta de cada um ou do SUS, no caso de pessoas carentes”, apontou Carlos.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Importância do diagnóstico precoce – A secretária de Saúde de Irati, Ismary Llañes Casañas, destacou que a vantagem dos exames é de diagnosticar as doenças de forma precoce, proporcionando às pacientes uma melhor qualidade de vida. Para ela, a presença da unidade no município representa um momento histórico.
“Tem muitas pessoas que podem falar, e é a realidade: nós fazemos exame preventivo e de mamografia nos postos, mas tendo mais uma opção para as nossas mulheres, munícipes, poderem realizar estes exames de rastreio e pesquisa, é o melhor que podemos fazer pelas nossas pacientes. A melhor preocupação que podemos ter é dar mais uma opção para nossas mulheres iratienses”, pontuou.
A secretária reforçou a importância dos cuidados com a saúde da mulher, especialmente em relação ao câncer. “É importante nos cuidarmos e diagnosticar adequadamente estas doenças, e a carreta é mais uma opção para nossas mulheres iratienses”, comentou.
A vice-prefeita, Ieda Waydzik, destacou a importância da presença da unidade do SESC em Irati. “A importância é muito grande, principalmente para nossas mulheres que precisam fazer seus preventivos e mamografias. Agora, as oportunidades são maiores ainda porque temos os nossos postos e aqui também. Já temos um pré-cadastro que foi feito pelas mulheres. Serão 694 exames realizados aqui, dando mais qualidade de vida e proteção para as mulheres”, afirmou.
Tirciana Strege Bini, empresária do ramo da saúde e presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Irati, acredita que a prevenção é o melhor caminho para combater diversas doenças.
“Nós, cuidando da prevenção em vez de tratar da doença lá na frente, é o caminho que achamos correto. As mulheres estão no mercado de trabalho, muitas são empreendedoras em Irati, e precisamos nos sentir bem e estar seguras para isto. É importante que todos estejam cuidando das nossas mulheres, para que elas possam trabalhar, gerar renda e trazer frutos para a nossa cidade. Tudo isto aqui é para que a nossa cidade cresça e o nosso estado seja cada vez melhor”, finalizou.