Instituição auxilia na capacitação e formação de profissionais de Irati e região com a realização de cursos/Texto de Marina Bendhack, com reportagem de Anderson Harmuch
A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Irati completou 53 anos de atividades. Para comemorar a data, foi realizado um café no dia 28 de maio (terça-feira), que teve as participações da vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, e da presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Irati, Tirciana Strege Bini.
O repórter da Najuá, Anderson Harmuch, entrevistou, durante o evento, o gerente da unidade de Irati, João Guilherme Baggio de Oliveira e a funcionária com mais tempo em atividade, Viviane Ferreira Pabis, que trabalha há 22 anos no local.
João Guilherme disse que a instituição acompanhou as mudanças decorrentes do avanço do tempo e da tecnologia, citando como curiosidade o exemplo de um curso de datilógrafo, que hoje seria obsoleto, mas foi ofertado em 1976. Segundo o gerente, o SENAC procura pela inovação correspondente ao seu tempo. “Então para nós que temos como missão dentro do SENAC educar para o trabalho de maneira inovadora, isso para nós é a essência desse negócio. Então se foram 53 anos, mas a gente tem certeza, ânimo e gás para outros 53. E é isso que faz com que a gente reúna hoje aqui na nossa unidade todas essas pessoas para comemorar esse aniversário”.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Para acompanhar as demandas locais e contemporâneas, o SENAC tem feito um trabalho de pesquisa na região. “A gente está passando em cada bairro, a gente está conversando com as pessoas no intuito de entender quais são os cursos que essa comunidade, que essa cidade, que a nossa região precisa para que a partir disso a gente desenhe uma grade de cursos, e não o contrário. O contrário seria ofertar vários cursos e em contrapartida a gente ter as pessoas chegando, aqui não, a gente pesquisa, a gente entende o que as pessoas querem. Quando eu falo as pessoas, eu penso na população, eu penso nos empresários do comércio de bens, de serviços, de turismo”, afirmou João Guilherme.
O gerente do SENAC de Irati ainda salientou que a instituição oferta cursos gratuitos e engloba toda a região, sendo um polo educacional e que impulsiona a economia local. João Guilherme relata que o objetivo da instituição é atender os 399 municípios do Paraná. “Hoje nós temos uma cidade polo e uma atuação muito forte em Irati, mas também nos nossos municípios de abrangência, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Mallet, Rio Azul, são exemplos de municípios que a gente tem um alcance. Todos os nossos municípios estão contemplados com os cursos”, reitera.
A funcionária Viviane falou sobre as mudanças que acompanhou ao longo do tempo. “Eu acompanhei ao longo desses 22 anos muitas mudanças, muitas transformações onde em questões de estrutura, que a gente teve um grande crescimento, aumentou também a questão de cursos, de novos cursos. É uma satisfação muito grande estar acompanhando esses alunos que procuraram o SENAC para uma capacitação e hoje estão no mercado de trabalho atuando”.
Quer receber mais notícias pelo WhatsApp? Clique aqui
Viviane ressalta o esforço do SENAC em estar sempre atualizando a grade de cursos conforme às demandas da região. “O SENAC sempre está evoluindo, trazendo novos cursos com uma visão diferenciada acompanhando o mercado de trabalho e também para atender os municípios da região e que acaba formando muitas pessoas para o mercado de trabalho”, disse a funcionária.
O SENAC fica na Avenida Vicente Machado, número 24, em frente à Câmara de Irati.