Entidade está divulgando postagens em suas redes sociais com informações sobre a carga tributária de alguns produtos. Entre os dias 20 e 25, alguns estabelecimentos venderão produtos sem impostos/Paulo Sava
O núcleo jovem da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI Jovem) está promovendo o Feirão do Imposto durante o mês de maio. O evento é promovido em parceria com a FACIAP Jovem, o Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (CONAJE) e o Banco Sicoob.
A ACIAI Jovem está divulgando postagens em suas redes sociais com informações a respeito do valor pago em impostos com a compra de alguns produtos. Além disso, entre os dias 20 e 25 de maio, algumas empresas participantes do feirão farão a venda de produtos sem imposto.
No dia 22 de maio, às 19h30min, haverá uma palestra no auditório da ACIAI sobre a carga tributária paga pelos brasileiros. O palestrante será o professor doutor Jair Kulitsch, que é advogado, doutor em Direito Empresarial. Segundo Maria Eduarda Chami, uma das coordenadoras do evento, é importante que a população saiba quanto paga de impostos todos os meses. “Eu não me formei na área administrativa, mas vivemos isto dentro das nossas empresas diariamente. Então, é importante termos este conhecimento”, frisou.
No dia 23, haverá venda de chopp sem imposto no Kelt’s BBQ. Durante a semana de 20 a 25 de maio, a empresa HE Soluções Auditivas fará a venda da pilha do aparelho auditivo sem a carga tributária. Além disso, no dia 25 de maio, a Loja Afubra fará venda de produtos selecionados sem imposto, assim como a Ótica Íris, que também vai selecionar modelos de óculos para vender sem a carga tributária.
“Então também vamos ter venda destes produtos. Temos mais alguns parceiros que ainda estamos em negociação e estarão entrando neste evento, vai ser bem bacana”, contou Maria Eduarda. Haverá também exposição de produtos com o preço real de venda e como ele seria sem impostos.
O Feirão do Imposto é realizado em Irati desde 2021, com diversas ações e movimentos de conscientização da população. Tatiane Grocholski, que também está na organização, conta que uma das conquistas do Feirão foi a criação de uma lei que determina a colocação da porcentagem do valor cobrado de imposto na nota ou cupom fiscal dos produtos.
“Esta foi uma das conquistas do movimento e hoje é previsto por lei que você tem que especificar isto, até para o cliente saber quanto de imposto ele está pagando, ter esta conscientização e posteriormente cobrar um retorno disso”, afirmou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Tatiane, que trabalha em uma instituição financeira, afirma que o objetivo do Feirão é facilitar o acesso da população às informações sobre a quantidade de impostos paga em cada compra. “É para o consumidor entender realmente isto. Então, trazemos, com o movimento do Feirão do Imposto, esta conscientização sobre onde eu consigo ver isto. Estamos trazendo sites como o Impostômetro, que eu, até começar a fazer parte da ACIAI Jovem, também não tinha conhecimento. A sociedade toda carece desta informação, então estamos trazendo estes conhecimentos para o público realmente saber de onde está vindo, de onde eu consigo informações sobre os produtos, o que eu estou pagando de impostos e que pode retornar para mim. Gera algo a mais, traz informação e faz a pessoa refletir sobre o assunto” comentou.
Reforma Tributária – Para Maria Eduarda, uma reforma tributária com a implantação de um imposto único no Brasil faria diferença. “Com certeza, o que falamos muito é desta sequência de impostos sobre impostos. Então, muitas vezes a gente não vê muito este retorno das altas porcentagens que pagamos. Tem uma pesquisa dizendo que o Brasil é o 30º na lista dos países que menos investem e dão retorno do valor adquirido com impostos para a população, perdendo para países como Argentina e Uruguai. Estamos bem abaixo neste ranking. Com estes parâmetros, conseguimos ter esta noção de como está nossa situação”, pontuou.