Secretário de Defesa Animal, Wagner Beida, e outras duas veterinárias voluntárias, estão em Canoas-RS, onde montaram uma espécie de hospital veterinário para atender animais afetados pelas enchentes/Paulo Sava
Uma equipe de veterinários iratienses chegou nesta terça-feira, 14, em Canoas, no Rio Grande do Sul, onde será montada uma espécie de hospital veterinário para atender animais afetados pelas enchentes dos últimos dias.
A equipe é formada pelo secretário de Defesa Animal, Wagner Beida, e pelas veterinárias Shaiane Rodrigues, Marilise Trog, Eduarda Kominski e Alana Alessi. Wagner contou como surgiu a ideia de viajar para o Rio Grande do Sul neste momento.
“A Shaiane entrou em contato com a Secretaria e comigo mesmo para saber como eu poderia ajudar. Surgiu a ideia de acompanhar elas, eu já estava pensando em ir para lá ajudar. Eu ia montar minha própria equipe, mas como elas já estavam indo e têm uma equipe formada, eu vou junto com elas pela Secretaria. A Prefeitura vai ajudar com a caminhonete, então vamos com o veículo da Secretaria. Ela já estava com uma arrecadação de medicamentos, tem muitos remédios e estamos indo com a caminhonete carregada e mais uma van conosco para fazermos os atendimentos para os animais de Canoas, a princípio. Estamos pensando em visitar outras cidades próximas”, afirmou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O grupo saiu de Irati por volta das 23h de domingo e deve permanecer por cerca de uma semana no estado gaúcho. Wagner relatou à nossa reportagem que uma ponte quebrada nas proximidades de São Mateus do Sul e um desmoronamento próximo a União da Vitória fez com que os voluntários seguissem para o Rio Grande do Sul pelo litoral. Com isso, a viagem aumentou em 300 km.
Foram levados materiais cirúrgicos para serem utilizados nos atendimentos, se houver necessidade. O grupo chegou na manhã desta terça-feira, 14, em Canoas. Eles também levaram uma parte dos 1100 kg de ração arrecadados durante um encontro de carros antigos realizado no último sábado, 11. Medicamentos arrecadados por uma das veterinárias também foram transportados para o Rio Grande do Sul. Clinicas da região também colaboraram com a doação de remédios.
Doação de ração – A Secretaria de Defesa Animal está promovendo uma campanha de arrecadação de ração para os animais do estado gaúcho. Wagner conta como a população pode contribuir. “Pode deixar na Secretaria de Defesa Animal, ou se não tiver condições de levar até a Secretaria, dá uma ligadinha, passa o endereço e nós passamos pegar a doação na casa”, frisou.
As doações podem ser deixadas na Secretaria de Defesa Animal, na Avenida Vicente Machado 455, em anexo à Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar. O telefone é (42) 3132-6270.