Donativos podem ser entregues até o dia 22 de maio em diversos órgãos do Estado, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, IAT, igrejas e outras entidades/Paulo Sava
O Governo do Paraná ampliou até o dia 22 de maio o período de entrega de donativos da campanha “SOS RS”. Doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados e colchões podem ser entregues em diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, escritórios do Instituto Água e Terra (IAT), igrejas e outras entidades.
Nesta quarta-feira, 08, cerca de 30 voluntários ajudaram a separar as doações que chegaram ao quartel do Corpo de Bombeiros. O subtenente Valdir do Prado agradeceu à população que está colaborando com as doações e aos voluntários que estão auxiliando no trabalho.
“Graças a Deus o povo tem se manifestado, tem se solidarizado com as pessoas necessitadas. Aqui o nosso intuito é este, vamos lá, com dedicação e empenho, vai dar tudo certo para ajudarmos as pessoas que estão lá embaixo”, frisou.
Luis Schereda, funcionário da Secretaria de Esportes e Lazer de Irati, enalteceu a solidariedade do povo iratiense e da região em prol da população rio-grandense. “O povo de Irati é bem solícito, foi feita a campanha e as pessoas aderiram. A calamidade que está no Rio Grande do Sul é triste, e o povo de Irati abraçou a causa. Estão chegando muitos alimentos e roupas, graças a Deus. Pedimos que a população de Irati possa ajudar nesta campanha e fazer a sua parte como cidadão, ajudando ao povo gaúcho, que mais precisa”, afirmou.
O 1º Sargento Erinton destacou a necessidade de mais voluntários ajudarem na separação dos donativos. “As doações não param de chegar, a todo momento estão chegando mais donativos, e isto é muito bom. Estamos com um pouco de dificuldade nesta logística de separação e organização. Se tiver voluntários, serão bem-vindos. É muito importante a população vir ajudar e se voluntariar, isto é muito positivo e saber que a solidariedade do povo é muito grande”, pontuou.
Prefeitura de Irati – A Prefeitura de Irati também disponibilizou veículos e funcionários para buscar as doações nas residências das pessoas que não tiverem condições de encaminhar ao Corpo de Bombeiros. É preciso agendar o transporte através do telefone ou WhatsApp (42) 99833-8355, falar com o ouvidor do município, Cristiano Rogal.
Prefeitura de Fernandes Pinheiro – A Prefeitura de Fernandes Pinheiro também está promovendo uma campanha de arrecadação de donativos. A prefeita Cleonice Schuck contou como está funcionando a campanha no município.
“Nós estamos com pontos de coleta no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), na Prefeitura Municipal, e também se entrarem em contato, o veículo da Prefeitura vai até a residência para buscar as doações. Temos também o PIX do Provopar, que será destinado diretamente para o Rio Grande do Sul em recursos. Vamos comprar, com alguns preços melhores que conseguirmos, cobertores e kits de higiene íntima para as mulheres, principalmente que têm suas necessidades especiais, que continuam e precisamos ter este olhar humanizado para todos os familiares, mas também para as mulheres, que têm sua família para acalentar, os filhos para dar atenção, e sabemos que a sensibilidade da mulher é muito forte. Por isso, o nosso apoio direcionado diretamente para as mulheres”, comentou.
O kit terá um custo aproximado de R$ 30. As doações podem ser feitas através do PIX do Provopar de Fernandes Pinheiro. A chave é o CNPJ da instituição: 01.754.082/0001-22. “Quanto mais separados os donativos por tipo, facilita também a entrega. Roupas devem ser separadas por tamanho. Tudo isto diminui o trabalho dos voluntários, que são muitos, mas ainda diante de todo o trabalho, são poucas pessoas. Que todos possam ajudar e colaborar e esperamos que o Rio Grande do Sul consiga se reconstituir, principalmente psicologicamente, para seguir e reconstruir estruturas de vida e de trabalho, e dar este suporte para os seus familiares”, frisou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
A maior preocupação, neste momento, segundo Cleonice, é com as cidades que estão isoladas, a exemplo de Sinimbu. “São comunidades que realmente estão isoladas. A nossa preocupação é muito grande com os idosos, gestantes, crianças, são situações desoladoras que muito nos preocupam e nos deixam com a sensação de impotência por não podermos fazer mais além de mandar os donativos. A vontade é de que pudéssemos estar lá, trazendo estas pessoas para acolher e dar toda a assistência necessária”, comentou.
O município de Inácio Martins também enviou um caminhão carregado com doações da comunidade martinense que serão destinadas para a população do Rio Grande do Sul. O prefeito Júnior Benato (PSD) acompanhou a entrega dos donativos na sede do Corpo de Bombeiros de Irati na tarde de ontem. Em entrevista à Najuá, ele disse que se surpreendeu com a mobilização da população regional.
“É surpreendente a mobilização da nossa população da região inteira, afinal o país inteiro está mobilizado em ajudar a situação que aconteceu no Rio Grande do Sul. Por mais que o nosso município seja pequeno, conseguimos, em quatro ou cinco dias, um caminhão completo com doações de água, de alimentos não perecíveis, fraldas, comidas para animais, material de limpeza, roupas, cobertores, de tudo, e o caminhão acabou de chegar aqui na sede do Corpo de Bombeiros. Dá prazer de ver realmente a mobilização das pessoas, ficamos felizes e é uma satisfação de ver que todos os prefeitos da região, e principalmente as pessoas. Nós coordenamos o trabalho, mas as pessoas é que realmente fazem a doação e estão como voluntárias aqui no Corpo de Bombeiros fazendo a organização e separação para que logo isso chegue para quem precisa, no Rio Grande do Sul”, destacou.
Envio de bombeiros – O governo também enviou 37 bombeiros paranaenses para auxiliar nas buscas por desaparecidos e no resgate das famílias atingidas pelas enchentes. No entanto, nenhum bombeiro iratiense foi designado para este trabalho.
Números – De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha na manhã desta quinta-feira, 09, 09, o número de mortos nas enchentes do Rio Grande do Sul subiu para 107. Ainda há um óbito sendo investigado. Outras 136 pessoas continuam desaparecidas e 374 estão feridas. Outras 395,6 mil pessoas estão fora de casa, em abrigos ou nas residências de familiares e amigos. O estado tem 425 dos 497 municípios com algum problema causado pelos temporais.