Tributo poderá ser pago em cota única com 10% de desconto ou parcelado em seis vezes/Texto Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati
Os contribuintes podem consultar os valores e realizar a impressão dos boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Irati, a partir do dia 20 de maio (segunda-feira).
Além do IPTU, também será possível acessar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e taxas do município. A intenção é facilitar o acesso e agilizar o atendimento e a geração dos boletos.
Quem optar pelo pagamento à vista até o dia 10 de julho terá 10% de desconto sob o valor total do imposto. A pessoa também poderá parcelar o pagamento em seis vezes com o vencimento da primeira parcela também em 10 de julho.
O IPTU 2024 poderá ser consultado e emitido online no Portal do Contribuinte ou no Aplicativo OXY Cidadão. Para solicitar os boletos para pagamentos clique aqui. O tributo municipal pode ser pago nas instituições bancárias conveniadas: Caixa Econômica Federal/Lotéricas, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Sicredi, Sicoob, Itaú e Civia.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Já o ISSQN fixo pode ser pago em quatro parcelas, com vencimento a partir de 10 de julho. A Taxa de Vistoria e Funcionamento Regular e a Taxa de Licença e Localização podem ser pagas em cota única, no mesmo vencimento.
A prefeitura de Irati também informa que foram definidos os prazos para protocolar pedidos de isenção e revisão dos valores. O contribuinte que identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel indicada no boleto pode solicitar uma revisão dos valores até o dia 21 de junho. O pedido de revisão pode ser feito pessoalmente no Departamento de Tributação ou no site da prefeitura.
Quem tem direito à isenção do IPTU também pode protocolar a solicitação para 2025, a partir do dia 15 de maio (próxima quarta-feira) até o dia 31 de outubro. Para solicitar a isenção são necessárias fotocópias de RG e CPF, extrato de benefícios do INSS ou outro órgão; certidão de óbito e casamento (no caso de viúvo), fatura de luz, água ou telefone e Laudo Social (se necessário).
O Departamento de Tributação também informa que com o intuito de auxiliar aposentados e pensionistas, os CRAS dos bairros Lagoa, Vila São João, Vila Nova, Jardim Planalto e o Centro de Convivência do Bairro Rio Bonito estarão auxiliando os aposentados e pensionistas, que tiverem dificuldades em conseguir tirar o extrato de seu rendimento.
A orientação é que procurem o CRAS mais próximo de sua residência ou façam o agendamento pelo telefone 135 para retirada do extrato diretamente no INSS.
Mais informações no Departamento de Tributação da Prefeitura ou por meio dos telefones 3132-6142, 3132-6116 e 3132-6119.