Cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira, 26, na localidade de Estiva. Obra teve um custo total de mais de R$ 139 milhões/Paulo Sava, com edição de texto de Rodrigo Zub
O Governo do Paraná inaugurou na última sexta-feira, 26, a pavimentação da PR-364, no trecho entre Irati e São Mateus do Sul. A cerimônia de inauguração aconteceu na localidade de Estiva, em frente a um estabelecimento comercial.
A obra teve um custo total de mais de R$139 milhões e incluiu, além da pavimentação, novas pontes, uma delas sobre o Rio Turvo, na divisa entre Rebouças e São Mateus do Sul, e novos trevos, sendo um deles na localidade de Marmeleiro de Baixo.
A pavimentação da rodovia era um sonho da comunidade há mais de 50 anos. Esta afirmação foi feita pelo governador Ratinho Júnior, em entrevista coletiva. “Esta é uma obra prometida desde as décadas de 60 e 70, quando se falava na necessidade de interligar as duas cidades, São Mateus e Irati. Ao longo do tempo, se prometeu, foi-se falando, mas acabou que infelizmente não conseguiram tirar do papel. Quando eu me elegi governador, em 2019, eu coloquei esta obra como prioridade do estado, como é a ponte Brasil-Paraguai que nós já entregamos, a ponte de Guaratuba, que estamos fazendo, a duplicação da Rodovia dos Minérios, o contorno de Castro e tantas outras obras que estamos fazendo e tirando do papel. Isto colocamos como prioridade e hoje entregamos para toda a população. Beneficia toda a região, cria um corredor logístico entre São Mateus do Sul e Irati e acaba atraindo investimento de novas indústrias para a região, gerando mais empregos. Desenvolve não somente as duas cidades, mas os municípios do entorno também”, frisou.
Ratinho destacou que a rodovia se tornou um corredor logístico entre Irati e São Mateus do Sul. “A estrada, que antes era de chão, de lama, hoje é moderna e vai trazer muito desenvolvimento para a região”, destacou o governador.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
PR-990 – A próxima obra a ser realizada na região é a pavimentação da PR-990, que liga a área urbana de Rebouças à PR 364, no trevo da localidade de Marmeleiro, que deve custar aproximadamente R$ 90 milhões. Segundo o governador, o processo licitatório da obra já foi finalizado.
O governador acredita que a obra deve atrair novos investimentos para a região. “Com uma rodovia de chão batido, de terra, nenhuma indústria quer se instalar, nenhuma empresa quer se instalar. O pessoal quer um corredor, um asfalto bom, que tenha rapidez para chegar no porto de Paranaguá. Eu não tenho dúvida de que agora esta rodovia, com todas os outros complementos que nós vamos fazer aqui, vai ser um atrativo para novas indústrias e empresas, postos de combustíveis, conveniências, restaurantes e turismo rural, que automaticamente geram empregos para a região. Você cria um relacionamento direto entre São Mateus e Irati, que são as duas cidades mais importantes da região, de forma comercial. O setor comercial e industrial e a própria agricultura. O agricultor que teve uma rodovia desta que acabou de ser inaugurada, a sua propriedade, no mínimo, dobra de valor. Assim, ele vai querer investir mais e comprar mais maquinário. Tudo acaba ajudando a fomentar a economia da região e automaticamente do estado”, afirmou.
Na última sexta-feira, 26, a Agência Estadual de Notícias, órgão de divulgação de notícias do governo do Paraná, divulgou que a empresa TCE Engenharia Ltda. (construtora Triunfo) foi a vencedora da licitação para realizar a obra com o valor de R$ 87 milhões e 300 mil. A empresa teve a documentação habilitada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR). Agora será formalizado o contrato e dada a ordem de serviço para início das obras. O prazo para execução será de 540 dias corridos (18 meses).
Está prevista a pavimentação de 12 quilômetros e 600 metros da PR-990, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura e acostamento de 2 metros. O pavimento será de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) com espessura de 5 centímetros, sobre base de brita graduada simples.
O projeto inclui a substituição da ponte sobre o Rio do Salto por uma nova estrutura, com duas faixas de 3,5 m e acostamentos de 2 m, e barreiras de concreto New Jersey nas laterais. A ponte terá extensão de 43,80 metros, largura de 11,80 metros e vão-livre de 35 metros.
Os bueiros existentes no trecho serão substituídos por peças maiores, para facilitar inspeção e limpeza. Também haverá implantação de três novos canais de concreto em locais onde rios de pequeno porte cruzam a rodovia. A PR-990 receberá sinalização horizontal, nova sinalização vertical e defensas metálicas nos pontos de risco. Será implantada ainda iluminação viária em interseção com via municipal, na altura do km 6+250.
Ligação com a BR 153 – Já a obra de ligação da PR-364 com a BR 153, em Irati, já foi licitada e deve ter um custo aproximado de R$ 27 milhões. De acordo com o secretário de infraestrutura e logística e deputado federal licenciado, Sandro Alex, o projeto executivo deve ser feito em breve para que a obra seja iniciada. No total, os investimentos na região ultrapassam R$ 250 milhões, segundo Sandro.
“A soma destes recursos é realmente vultuosa, ultrapassa os R$ 250 milhões em uma região que vai se transformando através da infraestrutura”, pontuou.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destacou que, apesar da obra, iniciada em 2019, ter extrapolado o cronograma previsto inicialmente, que era de inauguração no início de 2022, a estrada conta com uma boa estrutura para suportar o grande tráfego de veículos na região.
“Esta rodovia demorou, foi além do cronograma, mas foi bem-feita. A rodovia tem base e estrutura para o tráfego grande de veículos. Temos uma questão que, chegando em Irati, a BR 153 passa pelo perímetro urbano. Vamos reivindicar junto ao deputado e secretário Sandro Alex e ao governador para fazermos uma ciclofaixa, para darmos mais segurança ali na Vila São João, pois aumentou muito o tráfego e vai aumentar mais. Precisamos complementar a 153 com acostamento próximo à cerealista e à Vila São João para melhorar um pouco. O tráfego aumentou e vai aumentar mais a hora que os caminhões descobrirem esta rota, que vai trazer o progresso, mas também traz o volume de tráfego, que temos que ter toda a segurança”, destacou.
O prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, destacou que pelo menos 53% da rodovia passa pelo município. Ele também comemorou a liberação dos recursos para pavimentação do trecho entre Rebouças e o Marmeleiro.
“Logo vem a nossa ligação, que é a PR 990, que vai ligar o Marmeleiro à cidade de Rebouças. Quero parabenizar o governador Ratinho Júnior e todos os deputados que nos representam aqui da região, por esta importante conquista que estamos tendo e por estes investimentos gigantes que estão sendo feitos na nossa região”, comemorou.
Para a prefeita Fernanda Sardanha, de São Mateus do Sul, a inauguração da pavimentação da rodovia representa um ato histórico, esperado pela população dos municípios envolvidos há mais de 50 anos.
“Há mais de meio século o povo está esperando esta importante ligação da rodovia, que eu sempre digo que liga não somente os municípios de São Mateus do Sul e Irati, mas sim uma região que se fortalece econômica e socialmente, é um ganho muito grande para toda a comunidade e as nossas regiões. São Mateus do Sul é um município extremamente agrícola, que depende deste importante entroncamento rodoviário e só tem a ganhar, sensacional”, destacou a prefeita.
Resultados – O deputado estadual Alexandre Curi acredita que a nova pavimentação deve trazer resultados econômicos positivos para os municípios. “Nós não temos dúvida nenhuma de que vai ter o antes e o depois da inauguração desta rodovia. Quando uma empresa procura uma região, a primeira coisa que ela verifica é a infraestrutura, se tem pavimentação e logística. A partir de agora, certamente empresas virão para São Mateus e Irati, vão gerar empregos, pagar impostos, e eu fico muito feliz de ver a prefeita Fernanda, no seu mandato, podendo inaugurar esta obra. Mesmo não sendo prefeita, ela esteve diversas vezes no meu gabinete pedindo que esta obra saísse do papel, que era extremamente importante”, comentou.
Homenagem – O trecho da rodovia pavimentada recebeu o nome de Miguel Ribeiro Picheth, por meio de uma lei de 2006, sancionada pelo então governador Roberto Requião. Ao ser questionado em entrevista à Rádio Difusora do Xisto, de São Mateus do Sul, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD) disse que renunciaria ao mandato se a pavimentação não acontecesse.
“Eu falei assim, mas arrisquei o meu pescoço: eu renuncio ao meu mandato. Falei e ia cumprir, mas eu sabia que, por trás, tinha um homem chamado Ratinho Júnior, com quem aprendemos a conviver, a trabalhar e conhecer o seu jeito. Para garantir alguma coisa, ele pensa muito, mas quando diz sim, aí é sim, e se disser não, esqueça, não vai acontecer. Hoje é um dia de festa, e eu espero que todos vocês valorizem isto, porque não é fácil. Valorizem, comemorem e contem para as outras gerações que, um dia, apareceu um homem chamado Carlos Massa Ratinho Júnior, que teve a iniciativa de fazer esta grande obra”, pontuou.
Moradores – Cláudio Polinski, que residiu por mais de 30 anos nas proximidades da PR 364, disse que a conclusão da obra é a realização de um sonho. “Eu estou muito feliz, era um sonho de um tempo que andar de carrocinha aqui, quando chovia, quase encalhava até carroça na estrada. Agora, para ver este asfalto aqui, é uma maravilha. É uma beleza, uma tranquilidade, quando vinha de São Mateus até aqui, no tempo que vinha com a estrada de terra, gastava mais de uma hora, agora em 10 minutos estamos aqui”, comentou.
Já o empresário Juca Ferraz contou que o movimento em seu mercadinho, que funciona há 55 anos na localidade de Esiva, aumentou 70% depois que o asfalto, que passa em frente à sua propriedade, ficou pronto. “Aumentou 70% depois que saiu o asfalto, graças ao governador Ratinho, que prometeu este asfalto e concluiu no seu mandato. Só tenho que agradecer ao governador e aos nossos deputados, pois através do trabalho deles, este sonho foi realizado. Quando abriram a estrada e que a Copasil empedrou a estrada, 40 anos depois veio este asfalto e o nosso sonho foi realizado graças ao governador Ratinho”, comentou.