Partido busca ter uma indicação a vice-prefeito na chapa do pré-candidato à prefeito/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira
O partido Republicanos de Irati está apoiando a pré-candidatura de Emiliano Gomes (PSD) para a eleição a prefeito de Irati. O objetivo é que o partido possa indicar o nome do vice-prefeito na chapa. As informações foram confirmadas em entrevista no programa “Meio Dia em Notícias” pelo presidente do Republicanos de Irati, Cristiano Mesquita, e pelo vice-presidente do partido, Nelson Antunes (Nelsinho).
Acompanhe a entrevista completa abaixo
Mesquita explicou que o apoio segue uma orientação política que existe na esfera estadual. “O Republicanos segue uma tendência do partido estadual, que tem uma proximidade muito grande com o próprio PSD. São dois partidos da base do governador Ratinho (PSD). Seguindo esta orientação e essa lógica, o Republicano municipal resolve lançar esse apoio ao pré-candidato Emiliano Gomes”, explica.
Nelsinho aponta que a renovação política é outro fator de apoio. “O motivo maior de apoiar o Emiliano é que nós sempre temos que buscar a renovação na política. Tanto é verdade que três ex-candidatos a prefeito de Irati estão no grupo do Emiliano. O próprio Emiliano, eu e o professor Ico. Já fomos candidatos a prefeito, justamente em busca dessa renovação. Isso nos levou a conversas e as conversas foram se afunilando, tanto é que o Republicanos é o primeiro partido a declarar apoio formalmente a pré-candidatura do Emiliano”, disse.
O vice-presidente do partido explica que havia uma possibilidade de Emiliano Gomes se filiar no Republicanos. “Havia inclusive uma possibilidade de o Emiliano sair candidato pelo próprio Republicanos, em vista de todo aquele ocorrido que já é público, da questão da troca de presidência do PSD, mas prevaleceu a vontade do PSD. O Emiliano permaneceu no PSD. Não veio para o Republicanos, mas nós seguimos com as conversas e com o apoio que já estava dado a candidatura do Emiliano”, explica.
O foco do partido agora é tentar montar uma chapa junto com Emiliano Gomes, com a indicação do nome do vice-prefeito. “O Republicanos vai lutar, se essa é a palavra correta, para indicar um vice-prefeito ou uma vice-prefeita. Nós temos grandes nomes filiados ao partido como, por exemplo, a doutora Larissa Mazepa, o doutor Eugênio Mazepa, que já foi prefeito de Inácio Martins. São pessoas muito queridas da nossa comunidade. O próprio Nelsinho Antunes, que tem todo o gabarito para se candidatar e temos mais nomes no grupo. Com certeza, o Republicanos vai apontar um candidato ou uma candidata a vice-prefeito para o pré-candidato Emiliano Gomes”, disse Mesquita.
O vice-presidente do Republicanos de Irati explica que esse momento é de negociações entre os partidos. “A indicação virá no momento certo. Nós entendemos que não é o momento ainda de estarmos numa briga. É um momento de estruturação, de construção de uma candidatura. Nós entendemos que isso deve ser discutido nas convenções partidárias. Nós não lançamos previamente nenhum nome, mas, com certeza, temos quadros suficientes para indicar bons nomes a vice da pré-candidatura do Emiliano”, analisa Nelsinho.
O partido também vai lançar uma chapa para concorrer as vagas no legislativo. Cerca de 20 nomes estão sendo indicados como pré-candidatos. O partido definirá os nomes dos 11 candidatos somente na metade do ano durante as convenções partidárias.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O presidente do Republicanos de Irati disse que o partido busca conseguir ao menos uma cadeira no parlamento municipal. “É um partido que cresceu muito em todo o Brasil e não tem como pensar diferente. É um partido que pela grandeza dele, pelo menos, deve apresentar alguém como vice do pré-candidato Emiliano e, claro, uma chapa de vereadores. Nós temos pelo menos, creio que 19 a 20 nomes com totais condições de brigar por pelo menos uma cadeira no nosso Legislativo”, citou Mesquita.
Nelsinho explica que o partido ainda possui outros nomes com condições de disputar as eleições proporcionais. “Nós temos mais nomes com potencial dentro do partido que também podem ser trabalhados. Num primeiro momento, se filiaram conosco, alegando que não teriam interesse de participar das eleições. Sabemos que é uma coisa muito dinâmica durante esses seis meses de preparação até às eleições e muita coisa pode mudar”, disse.
Um dos nomes que podem estar nessa chapa de candidatos a vereador é o próprio vice-presidente do partido. Nelsinho mudou do Partido Social Cristão (que foi incorporado ao Podemos) para o Republicanos há cerca de quatro meses e confirmou que seu nome está à disposição. “Eu me enquadro entre essas pessoas que estão à disposição do partido. Mas quem vai definir isso, quais são os 11 que vão concorrer, é a convenção”, conta.
O presidente do partido é outro nome nesta lista de pré-candidatos. Mesquita já participou de outras eleições disse que está disposto a concorrer mais uma vez, caso o partido aprove. “Nós temos a vontade e a disposição, mas isso ainda é algo que vai ser debatido internamente dentro do partido para lá na frente, na época das convenções, nós apresentarmos essa chapa. Mas nos colocamos sempre à disposição”, disse Mesquita.
Pelo calendário eleitoral, as convenções partidárias poderão ser feitas de 20 de julho a 5 de agosto de 2024.