Em seu sexto mandato consecutivo como vereador, Hélio pretende concorrer a vice ou prefeito na eleição de 2024/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Paulo Sava
O vereador de Irati, Hélio de Mello, mudou do Partido Verde (PV) para o Partido Liberal (PL) com objetivo de poder disputar um cargo ao Poder Executivo do município, na eleição municipal desse ano. A mudança aconteceu durante a janela partidária encerrado no início de abril. O período possibilita que políticos eleitos mudem de partidos sem perder o mandato.
Em entrevista à Najuá, o vereador confirmou que escolheu o partido devido à representação dos deputados em Brasília/DF. “Por questões partidárias, por questões até alheias à nossa vontade, à vontade do município, você precisa achar um ninho e algo que você se identifique, não só pela ideologia partidária, mas o PL é o partido que mais tem deputados na bancada da agricultura. Eu me identifico com os agricultores, sou do meio rural. Mesmo estando na escola, sendo professor, estando na vereança, jamais abandonei o lugar que eu moro, a comunidade que eu moro, as pessoas com que o convivo. Ando nas mesmas estradas que eles andam, no mesmo trajeto que eles andam”, disse.
Assista a entrevista completa com Hélio de Mello abaixo
A mudança visa ainda a oportunidade de o vereador ocupar uma chapa ao Executivo. O convite para o novo partido foi feito pelo presidente do PL, o ex-prefeito e ex-deputado Felipe Lucas, que indicou essa possibilidade. “A convite dele e do grupo dele, após reuniões, após conversas, veio este convite para fazer parte do grupo. Dentro do grupo, esta possibilidade de eu estar no Executivo”, conta.
Apesar da intenção de concorrer ao Executivo, o vereador ainda não confirma se pretende ser candidato a prefeito ou vice. Hélio de Mello destaca que o partido também possui mais opções para o Executivo. “Neste mesmo grupo, nós temos mais pessoas, como a vereadora Tere da Anapci, que é uma excelente pessoa, desenvolve o papel de vereadora muito bem no nosso Legislativo Municipal, também com grande competência e, com certeza, pode também galgar essa possibilidade de estar disputando uma vaga no Executivo Municipal. Assim como o próprio Felipe Lucas. Um nome que já esteve em grandes disputas, tem bastante eleitor, tem bastante pessoas que gostam do seu trabalho e estão ligados a esse grupo político. Foram fatores que influenciaram essa minha ida ao PL”, disse.
Uma das possibilidades de aliança é com o pré-candidato a prefeito Rafael Lucas (Podemos). O vereador confirmou que há conversas ocorrendo, mas demonstrou estar aberto a outras opções para compor chapa. “Nós temos no partido bons nomes. Estamos abertos a todos os grupos políticos. Conheço, sou amigo, tenho contato com todos os grupos políticos do nosso município. Estamos abertos a todas as conversas. Tem uma proximidade muito grande com o Podemos, que é o grupo do Rafael Lucas [filho de Felipe Lucas]. Temos boas conversas, bem adiantadas, mas estamos abertos para novos grupos, para novas possibilidades, para que possamos no pleito eleitoral, que vai ser definido quem são os candidatos a vice-prefeito, a prefeito e a vereador só lá em julho nas convenções”, explica.
O vereador Hélio de Mello está há seis mandatos consecutivos na Câmara de Irati, onde também foi presidente da Mesa Diretora. Nos partidos, foram 20 anos no MDB, onde foi eleito para o Legislativo pela primeira vez, e pouco mais de três anos no PV, onde se elegeu no mandato que termina este ano.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Hélio destacou que sua intenção é concorrer ao Executivo. “Eu acredito que a consulta à população é muito importante, mas o meu nome é ao Executivo então. Estou disputando uma vaga ao Executivo. Foram 24 anos de Legislativo, de vereança, de trabalho, de estar junto com a comunidade, sem nenhuma situação que pudesse macular o meu trabalho”, afirmou.