Em fase de pré-produção, documentário trará histórias de mulheres que conseguiram empreender na economia criativa/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Juarez Oliveira e Rodrigo Zub
O documentário “Âmago – A Cultura Feminina da Economia Criativa” trará histórias de mulheres que encontraram na economia criativa uma forma de conseguir empreender em Irati. O projeto será desenvolvido pela empresa Lady Bug Criativa, uma das contemplados com recursos da Lei Paulo Gustavo, em Irati.
Além de trazer histórias de empreendedoras, o documentário abordará os desafios que as mulheres tem no mercado de trabalho. “Nós queremos trazer, além das histórias e das experiências, um outro viés mais teórico, embasado, entendendo também algumas questões até sociais, com o objetivo de conscientizar o público desses desafios que as mulheres passam dentro do mercado de trabalho. Quais que são os obstáculos? O que pode ser feito? O que já está sendo feito dentro do município, na questão de subsídios, de incentivos à inserção da mulher no mercado de trabalho”, disse Amanda Vivi, uma das representantes da Lady Bug Criativa durante entrevista no programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá.
O documentário também explicará o que é a economia criativa e como ela pode ser uma opção para as mulheres. “A economia criativa é um modelo de gestão ou de negócio que tem o objetivo de gerar renda a partir da criatividade, da inovação, do capital intelectual. São todos os nichos que entram, na área do design, na área da tecnologia da informação, do audiovisual, da tecnologia da comunicação, da moda. São nichos que realmente trabalham com a criatividade”, explica Amanda.
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A ideia do documentário nasceu a partir da experiência da empresa com projetos audiovisuais. “É um dos nossos carros-chefes. É uma coisa que abriu muitas portas para nós e é uma forma que nós encontramos de nos expressar perante a sociedade. Sendo mentes criativas, quatro mulheres criando e produzindo ideias, o audiovisual vem muito de encontro numa forma de materializar tudo aquilo que já pensamos, imaginamos e um dia sonhamos em criar. O documentário é a concretização de todas as nossas ideias e nossas forças de poder produzir algo concreto, visual, sonoro, que traz todas as nossas artes”, conta Emanueli Siona, que também é uma das representantes da empresa.
A obra está em fase de pré-produção e as gravações devem iniciar no próximo mês. Entre as participantes estão empreendedoras da economia criativa e profissionais que estudam os impactos da economia criativa na sociedade. Serão cinco empreendedoras e cinco profissionais que falarão sobre o assunto. A previsão é que o documentário tenha a duração de 40 minutos.
De acordo com Amanda, a proposta é mostrar um diálogo entre empreendedoras e pesquisadores para estimular um debate sobre a representação feminina nesse mercado. “Nós queremos alcançar algumas novas camadas que ainda não são tão debatidas fora da universidade. Democratizar o conhecimento mesmo e conscientizar até outras mulheres, que não sabem que passam por algumas situações que não precisam [passar] ou que, se precisam, mas ter uma consciência de onde ela está, para onde ela quer chegar. Nós queremos trazer muito debate”, disse Amanda.
O documentário será lançado no segundo semestre do ano na plataforma de vídeos Youtube. A equipe de produção ainda planeja uma exibição pública do documentário em Irati, que ainda deve ser confirmada.
Como parte do projeto, a produção do documentário realizará em maio um workshop para empreendedoras da economia criativa sobre divulgação dos trabalhos em mídias sociais. “Tem muitas mulheres que ainda não sabem tirar o proveito que a internet nos dá, que é muito barato em relação a outras mídias, então para elas estarem expondo de uma forma dinâmica e harmoniosa”, explica Amanda.
Ainda não há uma data confirmada, mas as interessadas podem acompanhar o perfil do Instagram (@doc.amago), onde haverá a divulgação da data e das inscrições para participar do workshop.
Lady Bug Criativa: A Lady Bug Criativa é uma empresa de comunicação formada por mulheres, especializada em marketing digital, branding e publicidade. “Nós atendemos alguns clientes de forma fixa, que chamamos de social mídia. Também fazemos marketing de eventos. Recentemente, teve um evento voltado para o networking feminino, que é o Net Woman’s Day, que é uma idealização da Lady Bug, junto com a Amanda Gryczynski. Trabalhamos com toda a parte de comunicação e audiovisual. Fazemos vídeos institucionais para empresas. Atendemos alguns clientes de Irati de forma fixa. Nós estamos expandindo para Curitiba. Estamos atendendo alguns clientes lá e fazendo algumas coberturas de evento lá também”, conta Emanueli.
Mais informações podem ser encontradas no site da empresa www.ladybugcriativa.com ou no perfil da empresa no Instagram: @ladybug.criativa.