Alessandro Trybek, novo secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati, informou que trabalhos do programa serão feitos em parceria com as secretarias de Viação e Serviços Rurais e de Obras e Serviços Urbanos/Paulo Sava
A partir desta semana, a execução dos serviços do programa “Porteira Adentro” passou a ser feita pela equipe do Parque de Máquinas da Prefeitura de Irati, em parceria com as pastas de Viação e Serviços Rurais e de Obras e Serviços Urbanos, . A informação foi confirmada à nossa reportagem pelo novo secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Alessandro Trybek. Ele assumiu o cargo após o afastamento de Raimundo Gnatkowski (Mundio), que é pré-candidato a vereador nas eleições municipais de outubro.
Em entrevista, o novo secretário ressaltou que os pedidos continuarão sendo registrados pela Secretaria de Agricultura. Ele contou como está funcionando o trâmite para a solicitação.
“Por exemplo, se o produtor precisa de um acesso para o caminhão do leite, ele pode fazer o pedido junto à Secretaria de Agricultura. Apenas a parte da execução que mudou a metodologia. Ele vinha sendo solicitado e executado pela Secretaria de Agricultura, porém, desde segunda-feira, o Porteira Adentro está vinculado à Secretaria de Agricultura nas solicitações porque tem o CadPro, o produtor precisa ter nota de que foi prestado contas bem certinho. A execução dos serviços ficou sob a responsabilidade das secretarias de Viação e Serviços Rurais e de Obras e Serviços Urbanos, através do Buzina (Wilson Pedroso, secretário de Obras e Serviços Urbanos) e do Bispo (Jair Bispo Cantuário, secretário de Viação e Serviços Rurais). O pedido vai sair daqui, mas a execução será pelo Parque de Máquinas, em conjunto com estas duas secretarias”, frisou.
Requisitos – Para que o produtor possa solicitar os serviços do Porteira Adentro, ele precisa estar com o Cadastro de Produtor Rural (CadPro) ativo e as notas todas em dia. Aproximadamente quatro mil produtores estão com cadastro ativo no município. De acordo com Trybek, até agora foram atendidas 1116 solicitações do Porteira Adentro em serviços como colocação de cascalho, melhorias em bueiros, pontes, aplainamentos, manilhas e patrolamentos, entre outros.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
“Na questão de trabalho, foi executada uma porcentagem muito grande, porém as demandas de estrada sempre vão existir. Enquanto você elimina um problema, vai ter outro. A fila pode diminuir, mas nunca vai acabar porque, às vezes, no período em que você fez um serviço lá atrás, mas vai ter demanda que vai precisar de reparo. É neste sentido que o Porteira Adentro vai trabalhar”, comentou.