Apenas a pista de caminhada continuará liberada para a prática de exercícios físicos individuais. Demais atividades serão proibidas a partir deste sábado
![]() |
Parque da Prainha, em Fernandes Pinheiro. Foto: Arquivo Najuá |
A Prefeitura de Fernandes Pinheiro decidiu proibir a realização de atividades como futebol, pesca, natação, aglomeração para rodas de conversa, chimarrão, uso de parques infantis, consumo de bebidas alcoólicas e demais atividades recreativas no Parque da Prainha a partir de hoje, 20, e no próximo final de semana.
Segundo a secretária de saúde do município, Emanuelle de Matos, somente a pista de caminhada poderá ser utilizada para a prática de exercícios físicos individuais. As mesmas restrições serão aplicadas em praças e outros locais públicos e têm validade até o dia 1º de abril. “Está liberada a pista de caminhada apenas para atividade física. Está proibida a pesca, a aglomeração de rodas de chimarrão, bebida, natação, somente atividade física”, frisou Emanuelle.
O município vem seguindo as restrições previstas pelo Decreto Estadual nº 6983/2021, que visam reduzir o contágio pela Covid-19 e têm vigência até o dia 1º de abril. Mercados e mercearias podem funcionar com 50% da capacidade, não sendo permitida a entrada de crianças menores de 12 anos. Será autorizada a entrada de apenas uma pessoa por família nos estabelecimentos. Atividades que não se enquadrem entre as essenciais, segundo o rol estabelecido pelo Governo do Estado, não poderão funcionar nos dois próximos finais de semana.
O decreto municipal proíbe a realização de reuniões, eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados. A retomada das aulas presenciais nas escolas públicas municipais também está suspensa. As fiscalizações serão intensificadas em todo o município. Se for necessário, será acionada a Polícia Militar para dar cumprimento às determinações do Poder Público, fazendo com que o responsável receba as sanções de acordo com o Código Penal Brasileiro. Quem descumprir o decreto poderá receber multa no valor de dez Unidades Fiscais Municipais (UFM) (R$ 343,80) para pessoa física e de 50 UFM (R$ 1.714,00) para pessoa jurídica.
Vacinas – Fernandes Pinheiro continua vacinando idosos com 77 e 78 anos. Até este sábado, 223 pessoas já haviam sido imunizadas, sendo 94 profissionais da saúde e 129 idosos. Na última semana, o município recebeu mais 70 doses, sendo 40 para idosos entre 75 e 79 anos e 30 para profissionais da saúde. Estas vacinas devem começar a ser aplicadas a partir da próxima segunda-feira, 22.