APAE de Irati realiza caminhada solidária com café colonial

No total, foram vendidos cerca de 500 ingressos. Recursos serão utilizados no conserto do sistema…

08 de abril de 2024 às 10h57m

No total, foram vendidos cerca de 500 ingressos. Recursos serão utilizados no conserto do sistema de aquecimento da piscina da unidade/Texto de Paulo Sava, com reportagem de Ademar Bettes

Cerca de 500 ingressos foramvendidos para a caminhada solidária com café colonial da APAE de Irati, realizada ontem, 07. Foto: Ademar Bettes

Cerca de 500 ingressos foram vendidos para a caminhada solidária com café colonial realizada ontem, 07, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Irati. No total, os participantes percorreram 6 km de trilhas pelas instalações da Escola José Duda Júnior e por outra propriedade vizinha, cedida para que o evento pudesse ser realizado.

De acordo com Júlio César Veríssimo, um dos organizadores da caminhada, os recursos arrecadados serão destinados para o conserto do sistema de aquecimento da piscina da APAE, utilizada pelos alunos que fazem fisioterapia e outros exercícios na água.

“Conversamos com a direção e, como a piscina é de água gelada, eles estão querendo arrumar a parte do aquecedor das piscinas. Vamos arrecadando aos poucos, mas sabemos que o valor não é baixo. Aos poucos vamos conseguindo arrecadar para fazer o aquecedor funcionar e os alunos poderem fazer a fisioterapia e os exercícios na água morna”, comentou.

Trecho do trajeto percorrido pelos participantes da caminhada. Foto: Ademar Bettes

Escolha do trajeto – O próprio Júlio foi quem escolheu o trajeto percorrido pelos participantes. Ele pratica corrida naquele local diariamente. “Vou fazer o trajeto que eu conheço, mas com um lugar mais tranquilo em que todo mundo possa participar. Escolhemos com o maior carinho junto com os professores para dar um meio de [os participantes] se locomoverem nos locais sem perigo de se machucarem. Muita gente não está acostumada a fazer caminhada, mas vieram para ajudar a APAE. Outras já estão acostumadas, mas evitamos muito isso para pensar em todos, desde crianças até idosos e alguns alunos da APAE que participaram. Todo mundo foi beneficiado com o trajeto da caminhada”, afirmou.

Apoio – A caminhada foi realizada com apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, que cedeu ambulâncias para socorrer as pessoas que precisassem de apoio. Algumas delas utilizaram os veículos para concluir o trajeto, porém ninguém passou mal durante a caminhada.

“Todos os órgãos foram comunicados para que tivéssemos este apoio que a população precisa deste jeito. Não é por que são 6 km, mas tem pessoas que não estão acostumadas. Graças a Deus, ninguém passou mal, só foi uma carona mesmo para terminar de fazer o trajeto, e isto é muito importante. Todo mundo se ajudou na alimentação, nas massagens, nos lugares para ficar deitado ou sentado. O lugar aqui é maravilhoso e, se Deus quiser, no próximo ano, vai ser calendário da APAE a outra caminhada”, pontuou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Organização – Alunos e professores da APAE ajudaram na organização da caminhada e do café colonial, servido aos participantes no encerramento do evento. Júlio agradeceu a todos eles e também às pessoas que colaboraram de outras formas, seja com a doação de alimentos, a cessão de espaços para a realização da caminhada e com a compra dos ingressos para participação no evento. Todos os moradores próximos à chácara da APAE foram comunicados sobre a caminhada.

“Foram comunicados todos os moradores da região e dos locais por onde passamos. Tivemos também o maior cuidado com o meio ambiente, que também é um dos motivos de se fazer uma caminhada na natureza. Tanto é que vocês viram que não tinha copos nem garrafinhas nos pontos de água: cada um trouxe seu vasilhame. Foi lindo isso, pois manteve a região onde passamos limpa”, comentou.

Sede da APAE – Desde 2022, por recomendação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), a APAE de Irati centralizou suas atividades na chácara da APAE Rural, na localidade de Colônia Rio Bonito. O local já recebeu diversas melhorias em sua estrutura, especialmente no que diz respeito à cobertura e à acessibilidade. Os alunos não querem deixar o espaço, segundo Júlio.

“Se vocês vierem aqui e perguntarem para os alunos se eles querem voltar para a APAE do centro, eles vão dizer que não, pois aqui eles se sentem à vontade, é muito bom e gostoso mesmo o ambiente. O local aqui foi escolhido de coração mesmo. Falamos sempre que tudo foi indicado na mão de Deus para fazermos a caminhada no lugar, na hora e no dia certos, tanto que o sol só apareceu agora e não judiou muito do povo”, finalizou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.