Empresária Cleide Almeida assume comando da Secretaria de Indústria e Comércio de Irati

Ganhadora estadual do prêmio Mulher Empreendedora, proprietária da loja Azul e Rosa tem experiência de…

19 de março de 2024 às 23h32m

Ganhadora estadual do prêmio Mulher Empreendedora, proprietária da loja Azul e Rosa tem experiência de cerca de 20 anos no setor de indústria e comércio/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Empresária Cleide Almeida está comandando a secretaria de Indústria e Comércio desde o dia 1º de março. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

A nova secretária de Indústria e Comércio de Irati é a empresária Cleide Almeida, proprietária da loja Azul e Rosa. Ela assumiu o lugar de Marcelo Rodrigues (Marcelinho), que se afastou para concorrer ao cargo de vereador nas eleições deste ano.

No cargo desde 1º de março, a nova secretária comentou sobre o novo desafio de ocupar um cargo público pela primeira vez. “Não estava nos meus planos. Foi algo inusitado. Recebi o convite e como não negamos um desafio, empreendedor sempre tem isso, gosta de estar se desafiando, topamos o desafio e estamos aí. Nos reiterando, vendo ainda, sabendo como realmente como funciona. Mas já estou quase por dentro de tudo”, contou Cleide durante entrevista à Najuá.

A indicação foi do próprio ex-secretário Marcelinho que a chamou dez dias antes da transmissão do cargo.

A nova secretária conta que o início do trabalho foi de reconhecimentos dos projetos que estão em andamento. “Essa é uma das pastas mais importantes que tem na prefeitura porque trata do crescimento da nossa cidade. A nossa cidade é uma cidade comercial. Ela tem poucas indústrias grandes, mas tem inúmeras indústrias e prestação de serviço, que é o que mantém a nossa cidade, que é o que gera emprego, que movimenta. Tem bastante trabalho, é bastante coisa e eu não tinha noção da importância que é essa pasta. Agora estou lá, estou me inteirando dos projetos que já estão em andamento e de alguns novos que estão vindo por aí”, disse.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Um dos desafios é conseguir colocar novos projetos em andamento, já que regras do ano eleitoral podem restringir algumas ações. “Tem muita coisa para ser feita, mas tem a questão de ano político, que bate nos entraves, que tem tempo, tem prazo. Então, projetos muito longos, não tem como começar. Temos várias pequenas ideias, pequenas coisas que, por enquanto, eu estou entendendo, o que é a secretaria, o que pode, o que não pode, o que é da minha alçada e o que não é”, afirmou Cleide.

A nova secretária destaca que a pasta tinha muitos projetos em andamento e que terão continuidade na sua gestão. É o caso de uma plataforma para dar visibilidade aos negócios. “Vamos ver o que conseguimos fazer porque eu tenho só até dezembro. Esse final de gestão é uma responsabilidade bem grande para levar os projetos que já temos. Temos o projeto de uma plataforma digital que vai dar bastante visibilidade para a cidade, que isso é do meu setor. Eu estou finalizando isso. Nesses dias, trabalhei bastante reunindo documentos e escrevendo os textos para alimentar a plataforma porque essa plataforma dá visibilidade para nossa cidade”, conta.

Outro trabalho que deve ser feito na nova gestão será em conjunto com a Agência do Trabalhador. Cleide deve se reunir para discutir ideias para o setor. “Queremos fazer um trabalho com a Agência do Trabalhador. Tem bastante propostas, mas nós temos que sentar e ver o que é viável, o que vai dar tempo e o que não vai dar tempo porque ideias, temos. Mas precisamos ver se é viável ou não. Se temos prazo que vai ser hábil porque senão vamos gastar energia em coisa que não vai conseguir terminar”, analisa.

A intenção é de verificar a dificuldade de empregabilidade em Irati. Segundo a secretária de Indústria e Comércio, há empregos disponíveis, mas há dificuldade em mão de obra. “Nós sabemos que Irati está sofrendo com a mão de obra também. Se fala em desemprego, mas existem vagas sobrando na Agência do Trabalhador. O que está acontecendo? Como podemos resolver isso? Temos que fazer um estudo para resolver. Se é a falta de qualificação, se é o salário que não condiz, que o pessoal reclama que é salário baixo. Mas você está desempregado, como é que faz? Temos vagas disponíveis, mas não temos mão de obra”, conta.

Os condomínios industriais também estão nos planos da nova secretária. Cleide destaca que ainda está se inteirando dos projetos que existem nos dois condomínios (na Vila São João e na BR-277) e que deve procurar finalizá-los. “Nós precisamos focar nisso. Finalizar os projetos, que foi feita a medição, aprovar os mapas atualizados porque os mapas que tinham estavam todos desatualizados. Esse trabalho já foi feito, só que precisa finalizar para realmente tornar público isso. Tem a questão do asfalto. O pessoal já está abrindo o interesse em comprar os lotes, que é uma coisa que acho bacana que a prefeitura propôs, mas ainda precisa de uma série de documentação para que se finalize. Mas quem está no condomínio, nos dois, e tem interesse em comprar, já pode protocolar. Nós já temos alguns protocolos que já estão em andamento”, disse.

A secretária afirmou que durante a sua gestão está procurando ouvir as propostas de empresários de Irati. “Infelizmente, nós não conseguimos ouvir todo mundo. Não conseguimos atender a todos. Mas estamos vendo o que mais repete, como se fosse uma pesquisa. Já tenho muita coisa anotada e vamos trabalhar. Temos esse problema aqui, como que vamos resolver isso? O que é possível resolver? O que é possível fazer para amenizar pelo menos?”, conta.

Uma das reclamações que os comerciantes tem relatado é em relação ao Natal. Cleide conta que neste ano pretende investir no Natal em Irati, de forma a incentivar o público a comprar no comércio local. “O projeto é para que todo o comércio se envolva. Nós estamos pensando em coisas que já foram feitas porque não adianta você querer inventar a roda. Vamos ver o que funcionou e que já é certo – porque faz uma tentativa e é meio frustrante – para todo mundo entrar nesse clima natalino. Nós estamos somente em março, mas quando vê é dezembro. Nós precisamos finalizar ainda o projeto, no máximo na metade do mês que vem. Tem muito trabalho para isso porque a ideia é uma coisa e a verba é a outra. É exatamente tirar leite de pedra para fazer algo bonito, legal, que todo mundo se envolva, mas sem gastar muito”, explica.

Na pasta, Cleide também trabalhará com a organização da ExpoIrati que neste ano acontece em agosto. A Secretaria de Indústria e Comércio ficará responsável pela distribuição de estandes para expositores e comerciantes.

A nova secretária, Cleide Almeida, é proprietária da loja Azul e Rosa e está há mais de 20 anos no setor de comércio e indústria. No ano passado, ela conquistou o primeiro lugar do prêmio Mulher Empreendedora, promovido pela Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). A premiação foi em Foz de Iguaçu e a empresária competiu com representantes de todo o Paraná, após ter vencido a fase municipal e regional.

Na premiação, Cleide contou sobre a história de empreendedorismo da loja Azul e Rosa, que iniciou em um espaço pequeno e hoje conta com confecção própria. A empresária comentou como foi receber o prêmio. “É o reconhecimento que todo mundo que trabalha, pede. É o reconhecimento vindo. Todo mundo merece passar por isso. Todas as mulheres empreendedoras que trabalham, que batalham, merecem passar por um momento desse. E ver que a tua história está inspirando pessoas porque os desafios que eu tive, muitas pessoas estão tendo. A minha história pode contribuir para elas não terem esses desafios tão grandes, para amenizar o desafio delas. Hoje eu vejo que é muito gratificante. Esse prêmio foi gratificante”, disse.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.