Profissionais serão contratados para atender a comunidade acadêmica dos campi de Irati e Guarapuava. Anúncio foi feito durante a posse da diretoria do campus Irati na última segunda-feira, 19/Paulo Sava
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deve abrir em breve um Processo Seletivo (PSS) para contratação de médicos para os campi de Irati e Guarapuava. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, Professor Fábio Hernandez, durante a cerimônia de posse do novo diretor do campus de Irati, Ronaldo Ferreira Maganhoto.
Os profissionais contratados prestarão atendimento exclusivamente à comunidade universitária, que envolve acadêmicos, professores e demais funcionários da instituição. Em entrevista à Najuá, o reitor Fábio Hernandez destacou que, inicialmente, os profissionais serão contratados para trabalhar nos períodos da manhã e da noite.
“Com certeza, vamos em busca deste desafio, que é trazer médicos para atender a nossa comunidade. O edital sai ainda em fevereiro ou no começo de março. Estamos esperançosos de conseguir alguns profissionais médicos para atuarem aqui e atenderem a nossa comunidade”, destacou o reitor.
A partir da homologação do resultado do PSS e da convocação dos candidatos aprovados para a realização de exames médicos, os profissionais levarão cerca de um mês para começar os atendimentos. “Acreditamos que na segunda metade deste semestre, se tivermos aprovados, teremos médicos aqui no nosso campus”, pontuou Fábio.
O diretor Ronaldo ressaltou que a contratação dos médicos está sendo alinhada com a reitoria. “Isto está sendo alinhado e logo teremos um edital de teste seletivo para a contratação destes novos profissionais da área da saúde”, comentou Ronaldo.
Novo ginásio – Além da contratação de médicos, também está em andamento a obra do novo Ginásio da Unicentro, que foi interrompida durante a pandemia e retomada em dezembro de 2022. Os trabalhos devem ser concluídos nos próximos meses, segundo Ronaldo. “Acredito que, dentro de alguns meses, teremos isso finalizado. A obra está bastante adiantada, a empresa parceira tem sido bastante responsável com o cronograma de trabalho. Acredito que dentro de poucos meses teremos a inauguração do nosso Ginásio, e já com algumas programações para atender a nossa comunidade de Irati, para atender a eventos de âmbito paranaense”, afirmou.
O ginásio poderá ser utilizado pelos estudantes e pela comunidade iratiense em geral, segundo Fábio. “Poderemos oferecer mais oficinas, mais atividades esportivas e de lazer”, ressaltou.
Confira abaixo fotos da obra do novo ginásio.
Clínica-escola de Psicologia – Além do ginásio, em breve, a comunidade iratiense poderá contar com uma clínica-escola de Psicologia na Unicentro. Até então, o departamento de Psicologia vinha prestando atendimento na Clínica- Escola de Fonoaudiologia e Psicologia. Depois da inauguração da nova clínica, cada um dos dois cursos terá seu próprio espaço de atendimento. A obra, iniciada em fevereiro de 2022, deve ser entregue entre os meses de abril e junho de 2024, de acordo com Fábio.
“Será uma clínica bastante grande, onde teremos muitos profissionais atendendo a nossa comunidade. Conseguimos também algumas reformas, a reestruturação do sistema acadêmico e muitas outras. O que podemos dizer principalmente é que foi um desafio, a partir do qual se tornou uma conquista”, frisou.
Ronaldo ressaltou que a clínica deve demorar um pouco mais que o ginásio para ser concluída e inaugurada. “A clínica vai demorar um pouquinho mais, mas a previsão é de inauguração ainda neste ano”, afirmou.
Juntas, as duas obras somam um investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 6,5 milhões.
Confira abaixo as fotos da obra da Clínica-escola de Psicologia.
Votação – Nas urnas, Ronaldo obteve 92% dos votos. A chapa dele e da professora Juliana de Conto, vice-diretora do campus, foi a única a participar do pleito. Para ele, o apoio da família será fundamental nos próximos quatro anos para o seu trabalho.
“Isto nos traz muito conforto, energia e força para o trabalho que vem pela frente. O apoio que tivemos em casa foi fundamental, pois entendemos que é uma jornada de trabalho intensa, que vai tomar bastante tempo de nós, e este suporte familiar é fundamental para que consigamos desenvolver um bom trabalho”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Outras obras – Para os próximos anos, Ronaldo buscará parcerias para outras obras na instituição, como a construção de um bloco administrativo e o aumento do apoio à comunidade. “Vislumbramos intensificar o apoio à comunidade, à assessoria estudantil. Temos psicólogo hoje no campus de Irati e vai ser convocado outro. Temos assistente social, vislumbramos a possibilidade de outros atendimentos de saúde, temos enfermagem e estamos buscando ajustar um melhor espaço para que estes atendimentos ocorram”, ressaltou.
Reitoria – O professor Fábio Hernandez foi reconduzido à reitoria depois de quatro anos de dificuldades e de união da universidade. “Iniciamos 2020 em plena pandemia, nem um mês de gestão e tivemos que fechar as portas físicas, pois a Unicentro nunca parou. Tivemos que nos reinventar com as aulas, a pesquisa e a extensão, atuamos muito de forma remota, mas sempre prezando a qualidade e o melhor para a nossa comunidade”, frisou.
Durante a pandemia, a Unicentro colaborou com a comunidade através da produção do álcool 70% para higienização das mãos. Outros projetos, como assistência nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde.
Fábio exaltou o aumento na quantidade de profissionais contratados para a assistência da universidade.
“Com a pandemia, tivemos que cuidar mais das pessoas. Com isso, conseguimos ter mais assistência. Hoje estamos com sete psicólogos, assistência social, psicopedagogos, pedagogos para dar assistência à nossa comunidade. Este é o nosso maior desafio para os próximos quatro anos: queremos ampliar mais a nossa assistência. Temos mais um psicólogo no campus de Irati, que chegará para se somar ao Bruno e aos outros de Guarapuava que se deslocam para cá. Queremos cuidar ainda mais do nosso bem maior, que são os nossos estudantes, a nossa comunidade universitária”, pontuou.
Concurso Público – Recentemente, o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) suspendeu o concurso público realizado pela Unicentro no ano passado. Dois candidatos pediram revisão na parte da prova que diz respeito ao período de experiência profissional. O reitor garantiu que o concurso está dentro da legalidade.
“Nós produzimos a resposta embasados em leis, decretos, decisões do STF e do STJ, em decisões judiciais e do Ministério Público do Paraná e de todo o Brasil. O nosso concurso não tem absolutamente nada que o desabone. Então, nós estivemos no Tribunal de Contas, fizemos a nossa resposta e estamos confiantes de que, em breve, esta suspensão será eliminada e nós poderemos, assim, nomear os nossos aprovados em concurso”, frisou o reitor.
Vice-diretora – Em seu discurso, a vice-diretora Juliana de Conto destacou que sua intenção é de seguir trabalhando com responsabilidade, disponibilidade, total respeito e muito diálogo. “Tenhamos a consciência de que somos responsáveis pelo que falamos, mas não pelo que os outros ouve. Portanto, é conversando que a gente se entende. Estaremos abertos para ouvir, acatar sugestões e aprender com as críticas. Nossa agenda está lotada de demandas e a nossa cabeça está cheia de ideias. Vamos ver se conseguiremos ligar as duas”, comentou.
Vice-reitor – O vice-reitor, Ademir Juraci Fanfa Ribas, enfatizou a evolução que o campus de Irati teve nos últimos 20 anos. “O campus evoluiu muito nestes últimos 20 anos. Se você chegar como eu cheguei, lá no início de 2000, e ver o que era o campus de Irati e o que é hoje, poderemos ver uma evolução muito grande. No meu discurso de posse, eu fiz uma comparação com 1990, quando eu estudei e nós tínhamos oito cursos em Guarapuava e quatro em Irati. Hoje, temos 61 ofertas de cursos só na Unicentro. Além disso, hoje os espaços físicos, a estrutura e a contratação pessoal cresceu muito. Nos últimos quatro anos, conseguimos avançar com muito diálogo, conversa e parceria com a direção de campus”, pontuou.
Ex-diretora – Em seu discurso de despedida do cargo, a ex-diretora do campus, Andrea Nogueira Dias, exaltou a diversidade de pessoas que fazem parte da universidade. “Aqui nós temos uma universidade, diversidade e o “eu” não existe, a árvore sozinha não existe. Não existe a diretora, a vice-diretora, não existe o reitor nem o vice-reitor sem as outras pessoas. Então, com base neste contexto é que nós aprendemos a fazer a gestão, como eu disse, nos dois primeiros anos de forma remota, e depois, nos outros anos, construímos junto com cada um de vocês o que nós vemos hoje”, finalizou.
Perfil – Ronaldo é formado em turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ele fez seu primeiro teste seletivo em 2002, assumindo como professor colaborador em 2003 e depois sendo efetivado via concurso público em 2007. Durante todo este tempo, o professor vem atuando no Departamento de Turismo. Ele também já ministrou aulas de educação ambiental no curso de Pedagogia e está na pós-graduação em Desenvolvimento Comunitário desde 2017.