Nesta primeira etapa, serão vacinadas gestantes, puérperas, crianças com idades entre 06 meses e 05 anos e trabalhadores da saúde/Paulo Henrique Sava
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira, 12. Foto: Divulgação |
Começa na segunda-feira, 12, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Ministério da Saúde espera que a iniciativa ajude a evitar uma sobrecarga no sistema de saúde, que sofre há um ano com a pandemia da Covid-19.
Em Fernandes Pinheiro, as primeiras pessoas a serem vacinadas contra a gripe serão as gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da saúde. Pela primeira vez, os idosos não foram colocados nesta fase inicial de vacinação, pois estão sendo vacinados primeiramente contra a Covid-19. Nestes casos, o Ministério da Saúde pede que haja um intervalo mínimo para aplicação das doses. “As pessoas que fizeram a vacina contra a Covid-19 devem ter um intervalo de 14 dias para poder fazer a vacina da gripe”, afirmou a secretária de Saúde, Emanuelle de Matos.
Nesta primeira etapa, o município receberá 170 doses. As vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde da sede e da localidade de Angaí. Em outras comunidades, os pacientes devem agendar a imunização. “O objetivo da vacina da gripe é prevenir complicações, internações e óbitos. Precisamos ter o cuidado e a atenção. Por isso, há necessidade do agendamento por parte das equipes”, comentou Emanuelle.
No decorrer da campanha, outros grupos prioritários, como povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, funcionários de prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e a população prisional, serão vacinados.