Campanha começa dia 15 de novembro e será concluída no dia 30 de dezembro. Em entrevista à Najuá, presidente da ACIAI contou detalhes da promoção/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
Imagem da rua Munhoz da Rocha no centro de Irati. Foto: Rádio Najuá/Arquivo |
A Campanha de Natal no comércio de Irati acontecerá de 15 de novembro a 30 de dezembro neste ano. Diferente de outros anos, o consumidor receberá cupons para preenchimento ao invés de raspadinhas.
A mudança foi uma decisão dos empresários, segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Elias Mansur. “Esse ano nós fizemos uma pesquisa antes dessa campanha. Foi conversado isso lá dentro da ACIAI, na diretoria. Nós decidimos, através da pesquisa realizada, fazer uma campanha diferente. Uma campanha que vai trazer cinco prêmios que é uma moto CG, uma moto Elite, um notebook Dell, um iPhone e uma TV 50 polegadas Samsung. São esses prêmios que chegam próximo de R$ 40 mil. Provavelmente vai ser tipo preenchimento de cupons, com urnas nas lojas. No dia 30, recolhemos essas urnas, mistura tudo dentro lá da ACIAI e faz o sorteio desses prêmios. Isso é uma escolha do empresariado”, conta Elias.
A aquisição do milheiro de cupons será ao valor de R$ 700 para microempresários individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte e para empresas de médio e grande porte, o milheiro ficará ao custo de R$ 900. De acordo com o presidente da ACIAI, essa é uma oportunidade para promover o comércio local e retribuir ao consumidor. “Os empresários que tiverem interesse que procurem a ACIAI, os que querem participar desse evento, dessa promoção de Natal que nós vamos fazer. A campanha só tem sucesso com a participação da maioria”, disse.
Cada loja poderá estipular o valor máximo de compras que dará direito a um cupom para o consumidor. “O empresário vai ver a sua possibilidade de venda. Não adianta, por exemplo, você tem que pegar mil cupons, mas a loja atinge 200 consumidores. Então, não. Nós temos os mercados que pegam 50 mil, 60 mil cupons. Eles são movimentados, o giro deles é muito maior. De acordo com o tamanho da empresa é assim a quantidade de cupons”, explica.
Revitalização do centro: A revitalização da área central de Irati tem preocupado os comerciantes da Rua Munhoz da Rocha. Uma das principais questões é a diminuição de vagas de estacionamento em uma das principais ruas para o comércio local. Segundo o presidente da ACIAI, serão diminuídos cerca de 11% das vagas de estacionamento no local.
Além do estacionamento, outra preocupação é o andamento das obras na rua Munhoz da Rocha. Elias conta que já fez um pedido ao prefeito Jorge Derbli. “O que eu pedi para o prefeito fazer? Se não conseguir fazer o projeto total até o dia 10, 15 de novembro – pelo menos o projeto das águas pluviais que seja executado e que não fique valeta, nem buraco para ninguém cair, se machucar ou causar transtorno para o comércio no final do ano. Essa é a minha proposta para a prefeitura”, disse. O presidente da ACIAI e o prefeito se reuniram na terça-feira para conversar mais sobre o assunto.
Elias também esclareceu que a área central está recebendo dois projetos e que o envolvimento da ACIAI é diferente nas duas situações. No caso das obras pluviais, a instituição auxiliou a buscar os recursos, mas o projeto não é da associação. “O pessoal disse que o projeto é da ACIAI. O projeto não é da ACIAI. A ACIAI apenas comprou a ideia, apresentou ao prefeito fomos buscar verba junto com o prefeito e com o deputado [Ademar] Traiano. Ele repassou [emenda de] R$ 3 milhões para que se fosse feito aquilo. Isso faz um ano, foi em agosto do ano passado. A evolução do projeto, quem desenvolveu todo o projeto foi a prefeitura”, explica.
O projeto das águas pluviais realizado pela prefeitura na rua Munhoz da Rocha tem a intenção de diminuir pequenos alagamentos que ocorriam no local. “A Munhoz tem uma bacia ali no meio, perto da 4ª Regional. É uma depressão o nome certo. Ali passa um riozinho por baixo e sempre está enchendo. Nunca enchia e ultimamente tem enchido. Não sabemos qual é a causa disso tudo”, conta.
O outro projeto é o de revitalização paisagística da área central. Neste caso, a ACIAI doou o projeto à prefeitura. “O outro é o embelezamento da cidade que é o design que nós apresentamos ao município e o município acatou a ideia, o prefeito acatou e está se desenvolvendo com uma empresa que ganhou a licitação”, explica.
A ideia de revitalização surgiu a partir de um trabalho do designer iratiense. “O nosso diretor tinha essa ideia, tinha conversado com o designer Silton Dietrich. Ele não é arquiteto, mas é um designer. É uma pessoa que tem uma reputação, bem-informado aqui em Irati. Ele desenhou, fez alguns desenhos. O Oscar [Muchau- integrante da diretoria da ACIAI] gostou, ele veio conversar comigo e nós gostamos da forma. Só que eu tinha pedido de primeiro conversar com o Poder Público porque nós vamos investir num bem público. A Associação não tem essa característica de fazer investimento em bem público. Conversamos com o prefeito, o prefeito gostou e a ACIAI adquiriu esse design, essa ideia, e passou gratuitamente para o prefeito municipal. Ele continuou com o projeto em si, com toda a sua equipe, com todo o trabalho, com a participação de pessoas, inclusive. Nós estamos vendo como está ficando o centro da cidade, que nos últimos 30 anos, nós não tivemos nada de mexido no centro de Irati. Nós queremos que fique bonito, que fique acessível, que o povo goste e use”, disse.