Viaduto de conexão entre a PR 364 com a BR 153 pode ser concluído ainda em 2024

A expectativa é do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex/Obra esta orçada em R$…

14 de fevereiro de 2024 às 21h46m

A expectativa é do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex/Obra esta orçada em R$ 23,7 milhões

A obra da PR-364, que liga Irati a São Mateus do Sul, está chegando em sua reta final. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o próximo passo é a construção de um viaduto, conectando a PR-364 com o bairro Riozinho e ao município de Irati. Ao todo, serão investidos quase R$ 25 milhões nesta obra, que será executada pela TCE Engenharia Ltda. “Nós estamos concluindo, já está praticamente concluída a obra até São Mateus do Sul. Nós tivemos que fazer mais um edital para a conexão da PR com Irati, com a BR-153 porque nós precisávamos de um novo viaduto, de um trevo de acesso a uma rodovia federal, que é aquela chegada no Riozinho, próximo à Unicentro e de toda aquela comunidade. Nós já licitamos, já contratamos a empresa e já demos ordem de serviço, que é a empresa que vai concluir a PR-364, conectando a PR-364 com a cidade de Irati e com a BR-153. Eles têm que realizar esse último trecho da obra, que seria o trevo. A conexão da estrada até São Mateus do Sul, praticamente, está pronta. As pessoas já utilizam a rodovia”, conta o secretário.

A expectativa é que a obra da PR-364 termine esse ano. “Nós gostaríamos de ter essa obra [concluída] nesse ano também. A obra finalizada. Mas eles têm um prazo de um pouco mais de 450 dias. Se contarmos desde a data do ano passado, eles vão entregar essa obra esse ano”, disse.

O contrato do governo do Estado com a empreiteira foi assinado em novembro de 2023. Conforme informações do site da Agência estadual de Notícias (AEN), os primeiros 90 dias serão dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, e os 360 dias seguintes para a obra em si.

A variante terá extensão de 1,64 km, iniciando com uma rótula vazada no acesso ao bairro Riozinho. A pista terá largura de 7 metros, sendo 3,50 metros para cada faixa de rolamento e acostamentos de 2 metros em ambos lados da rodovia. Também serão estudadas soluções para duas estradas rurais que vão cruzar com a variante a via de acesso à Pedreira Boscardin e a Rua Santa Bertila – o objetivo é garantir o tráfego de veículos com segurança tanto na rodovia quanto nas estradas.

Para execução do viaduto será implantada uma passagem inferior sob a BR-153, por onde passará a PR-364, fazendo uma curva que se divide em dois ramais para ingressar e sair da rodovia federal. Também haverá vias de acesso antes da interseção, para o tráfego de veículos no sentido oposto.

O trecho também vai receber dispositivos de drenagem e galerias para lidar com águas da chuva e águas fluviais, estruturas de contenção, sinalização horizontal e sinalização vertical, barreiras de concreto e defensas metálicas, enleivamento e hidrossemeadura dos espaços laterais da pista e viaduto, e iluminação viária.

Imagens do projeto e do local onde vai ser construído o viaduto.

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