Colégios Xavier e SESI oferecem curso gratuito de eletrotécnica em Irati

Parceria possibilita oferecer curso gratuito dentro do Novo Ensino Médio; Inscrições começaram nesta terça-feira, dia…

03 de janeiro de 2024 às 15h41m

Parceria possibilita oferecer curso gratuito dentro do Novo Ensino Médio; Inscrições começaram nesta terça-feira, dia 2 de janeiro/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Edinei Cruz

Maria Amélia Ingles, diretora do Colégio Xavier, Rafael Ruteski, diretor do Colégio SESI, e Juliana Marquevix, representante do NRE de Irati. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

O curso técnico em Eletrotécnica está sendo oferecido em Irati, de forma gratuita, por meio de uma parceria entre o Colégio Antônio Xavier da Silveira e o Colégio SESI. As inscrições começaram nesta terça-feira, dia 2 de janeiro, e terminam em 31 de janeiro. As aulas acontecem junto com o Ensino Médio, pela manhã, e iniciam no dia 5 de fevereiro.

O público-alvo do curso são os adolescentes de mais de 14 anos que completaram o nono ano do Ensino Fundamental em 2023 e estão sendo matriculados no Ensino Médio. A duração do curso é de três anos e ocorre de forma integrada com o novo Ensino Médio. Deste modo, não é possível fazer o curso sem estar no primeiro ano do Ensino Médio.

O aluno formado em Eletrotécnica está apto a atuar funções, entre elas a de eletricista, pode montar uma empresa para dar suporte à rede elétrica ou trabalhar com o desenvolvimento de planos em obras. “Esse técnico em eletrotécnica passa por um processo amplo. Ele pode ser desde funções mais técnicas como, por exemplo, eletricista, até a pessoa que vai fazer os projetos de prédios de até seis andares. Vai atuar como consultor. Pode atuar em várias empresas. Hoje nós não podemos pensar o mundo sem energia elétrica. A hora que pifa a energia elétrica, a hora que fica sem internet, para tudo”, explica o representante do Colégio SESI, Rafael Ruteski.

No curso, o estudante aprenderá sobre a automatização de aparelhos com inteligência artificial. “Uma das disciplinas é a programação e controle de equipamentos de inteligência automatizados. Por exemplo, como você instalar e como você configurar uma Alexa, diante desses equipamentos automatizados. Como que isso funciona. O que é essa tecnologia de Inteligência Artificial e como funciona. Tudo isso faz parte do campo da eletrotécnica”, conta Rafael.

Quem se formar em eletrotécnica também pode atuar no campo de manutenção. “Fazer manutenção de equipamentos eletrônicos, desde básicos, como o aparelho de rádio e de televisão, até aparelhos um pouco mais complexos, como manutenção de ar condicionado. Enfim, todos os equipamentos eletrônicos. Essa é uma formação que o jovem vai sair extremamente apto para estar atuando nesse campo do mercado de trabalho”, disse.

A parceria possibilitará que as aulas aconteçam nos dois colégios. O Colégio Xavier disponibiliza as salas de aula para as disciplinas teóricas e o Colégio SESI disponibiliza os laboratórios para as aulas prática. “Nós trabalhamos com a formação geral. Todas as disciplinas da formação geral porque esse jovem também tem que ter o direito de prestar vestibular, seguir carreira, talvez depois uma engenharia, dentro da área de eletrotécnica também. Ele vai fazer as aulas teóricas no Colégio Xavier. Nessas aulas teóricas, que são as específicas, o pessoal do Senai vem para dar aula dentro do nosso colégio, dessas aulas que são as específicas. Quando for a aula prática, os alunos vão até o colégio deles para poder fazer o uso do laboratório. Isso vai ser simultâneo durante os três anos”, conta a diretora do Colégio Estadual Xavier, Maria Amélia Ingles.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Deslocamento – O deslocamento dos alunos será feito por um ônibus que buscará os estudantes no Colégio Xavier e levará para o Colégio SESI. O ônibus também fará o trajeto de volta para que os alunos possam continuar usando o ônibus de linha para voltar para suas casas.

O Colégio SESI possui os laboratórios de eletricidade residencial, de eletricidade industrial e de eletrônica. “Nós formamos os alunos a cada seis meses, mas eles comportam, em média, de 40 alunos, dividindo de acordo com as suas unidades curriculares, que são as suas disciplinas, atuando constantemente”, explica Rafael.

Parceria – A parceria iniciou com as conversas do Colégio Xavier junto à Secretaria Estadual de Educação. O colégio estadual teria problemas em oferecer as disciplinas em contraturno em 2024. “Nós estávamos fazendo o Novo Ensino Médio, que tem uma carga horária maior, em sexta aula no período contraturno. Agora chegou o momento que o colégio não abraçaria mais isso porque não teria sala disponível. Conversando com a secretaria, com o pessoal do Núcleo, a Secretaria de Educação, nós conseguimos a parceria para que nós fizemos as seis aulas no período da manhã”, conta a diretora.

O Colégio Xavier conseguiu autorização para dar as aulas no período da manhã, começando às 7h10min e terminando às 12h25min. “Automaticamente dessa forma me sobra uma única sala de aula, a qual vai ser do curso de eletrotécnica. Claro que todos os outros espaços como os laboratórios de informática, de ciências, nós temos outros espaços que comumente serão utilizados”, disse a diretora.

A autorização para que a parceria fosse concretizada aconteceu no dia 18 de dezembro, com a aprovação da parceria pelo Conselho de Educação. A representante do Núcleo de Educação de Irati, Juliana Marquevix, explica que a autorização para a parceria aconteceu porque os dois colégios são próximos. “Por isso que os todos os municípios que são jurisdicionados ao Núcleo de Irati não podem ter essa disponibilidade. Não é por má vontade. É a questão da proximidade porque quando eles tiverem aulas práticas, que eles irão até lá, esse transporte vai ser feito por responsabilidade do SESI, desde o Colégio Xavier até o SESI, eles vão até lá”, explica.

Inscrições – As inscrições começaram ontem e contam com um processo seletivo parecido com os demais cursos técnicos do Colégio Xavier. O processo inclui análise do currículo escolar, com a análise das disciplinas de matemática e português, seguido de uma entrevista. Após essas etapas, é feita a média e a classificação dos alunos.

Apesar do prazo máximo de inscrição ser dia 31 de janeiro, a indicação é que os pais inscrevam os alunos até 15 de janeiro. “Como nós devemos fazer um processo seletivo, as primeiras matrículas que ocorram entre 2 e 15 de janeiro é o prazo que, nós salientamos, é o primeiro prazo para eles se matricularem e ser feito o processo de classificação desses estudantes”, explica Juliana.

O Colégio Xavier está atendendo os pais até 15 de janeiro, para que possam tirar dúvidas. Segundo a diretora do colégio, os pais que já matricularam o aluno em outra escola, podem inscrever o estudante neste novo curso. “Ele pode a partir de 2 de janeiro, ir para o nosso Colégio. Ele vai passar pelo processo de seleção, onde vai ser feito uma entrevista e análise de currículo. E ele vai ter ou não a classificação para esse curso. Enquanto isso, ele está matriculado na escola em que ele está. Garantem a vaga dele lá, se ele não passar nesse curso. Se ele passar, ele vai ter todo o privilégio de estar cursando um dos melhores cursos”, conta a diretora.

Curso Técnico em Eletrotécnica será oferecido em parceria entre a SEED e o SESI/SENAI. Foto: Divulgação
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.