Com a conquista, time rio-azulense obteve classificação para a Taça Paraná de 2024, que deve ser disputada no 2º semestre/Texto de Rodrigo Zub
O Independente se sagrou campeão do Campeonato Amador da Liga de Futebol de Guarapuava pela primeira vez. Na segunda partida da final disputada na tarde de domingo, o time rio-azulense venceu o Milionários, por 2 a 1, no estádio Ruben de Mello, na Vila Madeirit, em Guarapuava.
Como foi o jogo: Após ter vencido a partida por 3 a 2 em Rio Azul, o Independente começou a partida de forma cautelosa buscando segurar a vantagem do empate. No primeiro tempo, o Milionários levou perigo em algumas bolas levantadas para a área. Na melhor chance, o zagueiro Bahia cabeceou uma bola para fora após cobrança de escanteio, que ainda teve um desvio na primeira trave. A equipe da casa ainda levou perigo em uma bola que sobrou dentro da área para Du, que chutou sobre o gol de Gilsinho.
Já o Independente respondeu em uma cobrança de falta de Giso, que foi defendida pelo goleiro adversário. Porém, quem teve a oportunidade clara de abrir o placar foi o atacante Peterson, o Peti. Ele fez grande jogada individual e passou por três jogadores na velocidade. No entanto, ele finalizou para fora cara a cara com o goleiro adversário.
Giso abre placar para o Independente no fim do 1º tempo: Nos acréscimos do primeiro tempo, Giso aos 54 minutos aproveitou um lançamento longo e chutou forte cruzado para abrir o placar para o Independente.
Milionários empata e fica com um jogador a mais em campo: Na segunda etapa precisando virar o jogo para levar a disputa para a prorrogação, o Milionários conseguiu o empate em uma cobrança de falta de Emanuel Rocha aos 19 minutos. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Seis minutos depois, o atacante Diego Vaz, do Independente, foi expulso após cometer uma falta dura. Na jogada, ele atingiu o tornozelo de um atleta adversário. Mesmo com um jogador a menos, o Independente conseguiu se segurar e manteve o empate, que era o resultado que dava o título.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Gilsinho se destaca com boas defesas: O destaque da equipe foi o goleiro Gilsinho, que fez grandes defesas e evitou a virada do time da casa. Em um dos lances, ele defendeu um chute de dentro da área a queima roupa de Du. Gilsinho ainda fez duas belas defesas em finalizações de Rivaldo, que havia entrado no segundo tempo. Gilsinho foi escolhido o melhor jogador da partida pela equipe de transmissão da página Conexão Local no Facebook.
Briga entre torcedores interrompe jogo: Aos 43 minutos do 2º tempo aconteceu uma briga entre torcedores que estavam no estádio (fora do campo), que paralisou o jogo por quase 40 minutos. A situação só foi controlada com a chegada de reforço no policiamento, que conteve algumas pessoas mais exaltadas, inclusive com a utilização de gás de pimenta.
Depois que a Polícia Militar conseguiu garantir a segurança do lado de fora e a partida foi retomada, aos 45 minutos do 2º tempo, Peterson (Peti) ganhou uma dividida com o goleiro Robson e marcou o segundo gol do Independente, garantindo o título ao time rio-azulense. O gol serviu de redenção para o atacante do Independente, que havia desperdiçado algumas oportunidades ao longo do jogo. Peti foi um dos principais jogadores na conquista do Independente marcando seis gols e dando algumas assistências para gols de seus companheiros.
Com o título conquistado, o Independente garantiu a vaga na Taça Paraná de 2024, que deve ser realizada no segundo semestre. Esse foi o primeiro título do Independente na Liga de Futebol de Guarapuava. Essa foi a segunda participação do time na competição. Em 2022, o time foi vice-campeão após perder a decisão para o Ajax, de Guarapuava. O Independente já havia sido campeão do Campeonato Amador da Liga Iratiense de Futebol em 2013 na final contra o Guamirim. Sendo assim, esse foi o segundo título de relevância regional conquistado pela equipe. Essa será a segunda vez que o Independente disputará a Taça Paraná.
O time do Independente foi formado por jogadores de Rio Azul como o capitão da equipe Luiz Fernando Bonotto e o meio-campista Neguinho, além de atletas de São Mateus do Sul, Irati e Inácio Martins. Alguns atletas conhecidos na região integraram a equipe como o goleiro Gilsinho, o zagueiro Marquinhos, o lateral Gustavo Biscui, os volantes Toninho e Eduardo, o meio-campista Giso e o atacante Peterson, que são todos moradores de Irati. Já o artilheiro da competição foi Diego Vaz, que mora em Inácio Martins e marcou oito gols pelo Independente durante o campeonato.
Os atletas que integraram o elenco do Independente foram:
Goleiros: Gilsinho e Alexandro;
Laterais: Luiz Fernando Bonotto, Guilherme, Vinicius Borox (Tevez), Fabiano e Gustavo Biscui;
Zagueiros: Willian Tafarel, Marquinhos, Fábio Fagundes e Zé Pé de Ferro;
Volantes e meio-campistas: Toninho, Eduardo, Cassiano, Neguinho, Giso e Danielzinho;
Atacantes: Diego, Léo Precoma, Lucas, Miguel, Peti, Ronald, Tiago e Felipe Zene.
Técnico: Ari Andrade
Auxiliar técnico: Sulimar Bonotto
Massagista: Buiu