Alunos da APAE Rural de Irati recebem presentes de Natal

Papai Noel esteve na APAE Rural nesta terça-feira, 19, para fazer a festa com alunos,…

19 de dezembro de 2023 às 18h07m

Papai Noel esteve na APAE Rural nesta terça-feira, 19, para fazer a festa com alunos, professores e funcionários/Paulo Sava e Edinei Cruz

Empresário, advogado e presidente do SINDIRATI, Airton Trento, se vestiu de Papai Noel para distribuir presentes aos alunos da APAE Rural de Irati. Foto: Paulo Sava

A alegria estava estampada nos olhos das crianças, jovens e adultos que frequentam a APAE Rural de Irati nesta terça-feira, 19. O Papai Noel visitou a instituição nesta terça-feira, 19, para entregar 150 presentes adquiridos pelos pais dos alunos, funcionários e professores da entidade.

Os recursos foram obtidos através da venda de uma rifa de uma cesta de natal para a comunidade, contou a diretora Eliane Pires Filipak, em entrevista à Najuá. “Através desta rifa, conseguimos adquirir os presentes. É um momento ímpar na vida dos nossos alunos, eles ficam aguardando ansiosamente por este dia, que é o fechamento do ano letivo. Vocês puderam ver a alegria imensa deles em receberem o Papai Noel. Nós temos alunos de 01 aninho até 60 e poucos anos de idade, e vocês viram que, tanto os pequenininhos quanto os mais idosos acreditam no Papai Noel. É um momento, uma espera maravilhosa de vermos a expectativa na qual eles ficam de estarem esperando para receber o Papai Noel”, frisou.

Foto: Paulo Sava

A ação é realizada todos os anos, em parceria com o advogado, empresário e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Irati (SINDIRATI), Airton Trento, que se vestiu de Papai Noel para alegrar as crianças. “É uma dedicação nossa, mas há uma maior ainda desses cuidadores e profissionais da APAE. Não tem alegria maior do que ver isto aqui”, comentou.

A entrega dos presentes de Natal para os alunos conta com o trabalho de todos os professores e funcionários da APAE Rural, segundo Eliane. “É uma equipe de trabalho maravilhosa e extremamente atuante, participativa e comprometida com os alunos. Somos muito mais que meros funcionários, somos a família apaeana. Esta data é extremamente prazerosa para nós, é o fechamento do nosso ano letivo, passamos por muitas dificuldades, mas também por diversas alegrias”, destacou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Estudante – A aluna vitória, de 11 anos, disse que gostou da visita do Papai Noel. Ela elogiou o trabalho da APAE, principalmente da professora Leila, que trabalha há 21 anos na escola. “Gostei, eu gosto de estudar na APAE. O ano foi bom e a aula da professora Leila é maravilhosa. Ela cuidou de mim desde que eu era bebê”, comentou.

Leila ressaltou que, a cada Natal, a alegria das crianças contagia os funcionários. “A cada Natal que acontece, parece que nos renovamos com esta emoção que as crianças transmitem para a gente. É muito emocionante e gratificante trabalhar nesta escola. Eu só tenho a agradecer aos alunos por tudo o que eles nos oferecem, pois nós mais aprendemos do que ensinamos aqui na escola”, comentou.

Mudança para a APAE Rural – Este foi o primeiro ano com toda a estrutura da instituição funcionando na APAE Rural, por determinação da Secretaria de Estado da Educação, de acordo com Eliane. “Tivemos bastante dificuldade para organizarmos os espaços, mas, por outro lado, a comunidade estendeu a mão. Fizemos várias ações para reunir o dinheiro e colocarmos aqui a APAE Rural com todo o seu potencial, recebendo a todos os alunos da APAE”, comentou.

Mesmo mantendo uma parceria com o Governo do Paraná, não houve repasse por parte do estado para construções que estão sendo feitas na escola. O que está custeando a obra são os recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), segundo Eliane. “O que nós estamos fazendo a nível de construção, estamos produzindo com verba do FUNDEB, que repassa, através da Prefeitura, recursos para a Escola José Duda Júnior. Todas as APAEs do Paraná recebem esta verba normalmente”, afirmou.

Alunos e estrutura – A APAE conta com alunos de todas as idades. A partir dos 16 anos, eles passam para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que envolve, além da área pedagógica, as unidades ocupacionais de marcenaria, artesanato, jardinagem e currículos funcionais. A diretora detalhou o que são estes currículos. “São aqueles alunos com uma maior dificuldade, então eles pertencem às unidades ocupacionais do currículo funcional”, frisou.

Atualmente, a APAE Rural tem 9 mil alqueires de área. Deste terreno, uma parte é arrendada para um agricultor, que fez sua lavoura no local. O dinheiro do arrendamento ajuda a instituição a custear as obras realizadas na entidade.

“É um dinheiro que também veio quando nós estávamos com muita dificuldade e veio a calhar porque entrou para a construção e readequação dos nossos espaços para os nossos alunos serem muito bem atendidos. O propósito maior da APAE e nosso maior objetivo é o melhor atendimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, como também com transtorno do espectro autista. Nós temos vários autistas aqui na APAE, por isso procuramos fazer com que todas as nossas instalações e funcionalidades sejam em prol dos que aqui se encontram”, frisou.

Novos espaços – Atualmente a APAE Rural está construindo um espaço na Educação Infantil, que contará com sala de aula, refeitório e banheiro adaptado. Outra obra está sendo feita na ala da jardinagem, com a construção de salas de aula e de um banheiro adaptado. Eliane conta que a conclusão destes espaços está prevista para 2024. Outras duas salas de aula também devem ser construídas no próximo ano.

“Anualmente, temos o aumento de oito a dez alunos, o que gera automaticamente mais turmas. Então, existe esta necessidade física de termos a construção de mais salas, e se Deus quiser, estaremos construindo mais duas salas de aula em 2024”, comentou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.