Evento será realizado no canal do YouTube da universidade e contará com a presença de três professoras da instituição/Paulo Sava
O Fórum das Licenciaturas da Unicentro promoverá nesta quinta-feira, 14, uma live que irá abordar os temas da violência de gênero e assédio em espaços escolares. O evento começará às 19 horas, tem previsão de duração de 1h30min e será realizado no canal do YouTube da Unicentro, sendo aberto a toda a comunidade.
A palestrante será a professora Doutora Ana Paula Müller de Andrade, do Departamento de Psicologia do Campus Irati da Unicentro. A debatedora será a professora Doutora Kátia Alexsandra dos Santos, também do Departamento de Psicologia. A mediação ficará por conta da Professora Doutora Alexandra Lourenço, do Departamento de História, que representa Irati na Comissão Permanente de Combate à Violência de Gênero da Unicentro.
Em entrevista à Najuá, a vice-presidente do Fórum das Licenciaturas da Unicentro, professora Karolina Barone Ribeiro da Silva Hrentchechen, destacou os objetivos da realização desta live. “O nosso principal objetivo é informar alunos, professores e a comunidade em geral, sobre como eles podem identificar situações de assédio no ambiente escolar ou usar as dicas que serão dadas para identificar este assédio em outros ambientes, seja assédio moral, sexual, enfim, para que eles fiquem mais atentos, identificar estas formas de assédio e saber como agir. Da mesma forma, eles irão saber identificar violência de gênero”, pontuou.
A professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, que integra do Fórum e coordena o programa “Entre Docentes” da Unicentro, ressaltou que as professoras convidadas para a palestra trabalham diretamente com a temática. Ela destacou que as parcerias do evento servem para apresentar a discussão dos temas para a comunidade em geral.
“É um tema extremamente importante e atual. Eu, que trabalho por exemplo com as disciplinas de estado, os nossos alunos dos 3ºs e 4ºs anos vão desenvolver estágio nas escolas do ensino básico de Irati e Guarapuava, porque o Fórum das Licenciaturas envolve os professores de Guarapuava também. Além da graduação, temos alunos que participam dos programas PIBID (Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica, que são da CAPES e estão nos espaços escolares. Conversando, vimos a importância de trazermos esta discussão da universidade para a escola”, frisou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
No Youtube, as pessoas terão acesso à live pelo canal Unicentro TV. A palestra permanecerá gravada no canal para quem quiser assistir depois. Segundo Karolina, a ouvidoria da universidade já registrou casos de assédio dentro do campus de Irati. “Pelo setor de ouvidoria, ficamos sabendo que existem estas denúncias de assédio, e aí cada departamento faz o encaminhamento necessário, de acordo com a denúncia que acontecer. O pessoal do jurídico da Unicentro auxilia nesta verificação da denúncia”, declarou a professora.
Tipos e características do assédio – Durante a live, serão apresentados os tipos e as características do assédio e da violência de gênero e como trabalhar com eles, segundo Karolina. “Esperamos que, depois de assistir esta live, todo mundo consiga identificar se foi ou está sendo vítima ou, talvez até por falta de conhecimento, às vezes praticante de um assédio moral, sexual ou outra forma, assim como pode estar sofrendo violência de gênero ou falar alguma coisa que leve a uma situação destas por desconhecimento. É bom que todos se informem para que todos saibamos identificar estas situações”, comentou.
Ouvidorias – Caso sejam identificados casos de violência de gênero dentro da universidade, a Ouvidoria da Unicentro atende pelo WhatsApp (42) 3621-1063 ou pelo Instagram @ouvidoriadaunicentro.
Situações registradas nas escolas devem ser repassadas para a ouvidoria do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati, que trata sobre o tema no programa Técnico em Direitos Humanos. No momento, por conta das reformas no prédio, não estão acontecendo atendimentos presenciais ou por telefone, mas os casos podem ser registrados no site da ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação.
Outros eventos – O objetivo do Fórum das Licenciaturas é de que, a partir desta live, sejam desenvolvidos outros eventos sobre o tema. Pretendemos fazer alguns eventos presenciais, envolvendo as escolas via Núcleo Regional. Conversando com a professora Kátia, ela me disse que o NRE desenvolve algumas atividades pontuais nas escolas. Queremos conversar com ela para fazermos um planejamento para o ano que vem, desenvolvendo tanto atividades na universidade como nas escolas”, finalizou.