Personalidades de Irati e região receberam a Comenda Pérola do Sul durante a solenidade, realizada na última sexta-feira, 08/Paulo Sava

O Corpo de Bombeiros comemorou 75 anos de atuação em Irati com homenagens em solenidade realizada na manhã da última sexta-feira, 08, Dia Municipal do Bombeiro no Centro de Eventos Italiano.
Centenas de pessoas compareceram ao evento, que homenageou personalidades iratienses e da região com a entrega da Comenda Pérola do Sul, prêmio concedido pelo Corpo de Bombeiros a pessoas que prestaram serviços relevantes para a sociedade.

Uma das homenageadas foi a primeira dama do estado, Luciana Saito Massa, que na oportunidade representou o governador Ratinho Júnior. Em seu discurso, ela ressaltou que a comenda é resultado de um trabalho realizado em conjunto entre o Governo do Paraná e o Corpo de Bombeiros.
“Se hoje eu estou aqui recebendo esta comenda, é porque, junto com vocês, fizemos um excelente trabalho dentro do nosso estado. Aqui já começo a agradecer a todos da Defesa Civil que receberam e foram agraciados, e a toda a corporação do Corpo de Bombeiros. Eu sempre digo que, ou este povo me odeia, porque eu acabo dando um trabalho a mais, ou me ama. Quero dizer da minha gratidão tanto ao Corpo de Bombeiros quanto ao Coronel Fernando, que está sempre conosco. Vou falar sobre o momento que nós vivemos e o quanto estivemos em cima, falando, dialogando e buscando conquistar mais parceiros que viessem a ajudar os municípios neste momento difícil”, citou ela, se referindo às enchentes que atingiram boa parte dos municípios do estado em outubro.
Outro homenageado foi o deputado federal Rodrigo Tlustik Venek, o “Rodrigo Estacho” (PSD). Ele assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, depois que a deputada Leandre Dal Ponte (PSD) se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná. Ele ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros e falou sobre a parceria que possui com a entidade desde o tempo em que foi deputado estadual.

“Eu, enquanto deputado estadual, sempre fui atuante em todas as causas do Corpo de Bombeiros da nossa região, destinando equipamentos e viaturas. Também fui um dos deputados que votou favorável à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que separou o Corpo de Bombeiros da PM, dando mais autonomia ao Corpo de Bombeiros e flexibilidade à Polícia Militar. Então, esta PEC foi de grande importância para o Corpo de Bombeiros poder crescer e atuar de forma mais abrangente no Estado do Paraná”, frisou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Dentro de seus 75 anos de atuação, o Corpo de Bombeiros se tornou uma instituição essencial para Irati e região, segundo a vice-prefeita, Ieda Waydzik. “É uma instituição muito antiga aqui, é um dos primeiros do Paraná e faz um trabalho magnífico. Comemorar o aniversário do Corpo de Bombeiros é uma alegria muito grande para nós, da administração, principalmente com a homenagem a tantos iratienses e pessoas que estão aqui hoje, representando instituições que prestam ótimos serviços também para a comunidade. Este reconhecimento do trabalho das pessoas é muito importante, e eu tenho que tirar o meu chapéu para o Corpo de Bombeiros por lembrar de todas estas pessoas. É uma satisfação muito grande, e hoje, graças aos nossos deputados, temos um Subgrupamento Independente e é só comemorar mais um aniversário”, pontuou.

Em seu discurso, o comandante do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Irati (10º SGBI) Major Jorge Augusto Ramos, destacou que, desde 1948, o Corpo de Bombeiros nunca deixou de ter profissionais voltados à causa pública, à defesa da vida e à proteção das pessoas. “Todos que aqui estão, de uma forma ou de outra, fazem um papel muito importante na sociedade e na região, para as pessoas com quem convivem e na vida de outras. Este é o nosso ideal de bombeiros, servir e proteger sempre, o nosso, inclusive, com o sacrifício da própria vida, devotados até o sacrifício necessário para a nossa sociedade”, comentou.
O Coronel Brickmann, um dos agraciados com a comenda, comandou o Corpo de Bombeiros de Irati de 1962 a 1971. Durante sua atuação, o que mais o marcou foi o bom relacionamento que teve com os prefeitos Edgard de Anrdade Gomes e Ildefonso Zanetti.
“Com estes dois ilustres prefeitos, conseguimos realizar a reforma geral das nossas instalações, muitas delas até hoje à disposição dos bombeiros. Não poderia deixar de citar pessoas que me marcaram: Edgard Gomes, Ildefonso Zanetti, João Wasilewski, Romeu Crissi, Miguelino, Colaço (Antônio Toti Colaço Vaz, ex-prefeito), Willy Laars (delegado), Malucelli, Padre Alfeu, José Maria Orreda, grande amigo, professor de Educação Física, João Mansur, Antônio Lopes Júnior e Estanislau Waydzik”, comentou.
Defesa Civil – O coordenador geral da Defesa Civil do Paraná, Coronel Fernando Raimundo Schunig, destacou a importância da parceria entre o órgão e o Corpo de Bombeiros para atendimento rápido em situações de emergência.
“A Defesa Civil só consegue ter a resposta que tem, com alcance e agilidade, através destes nossos bombeiros, que estão atendendo de forma rápida e dinâmica, principalmente na primeira resposta. Tenho que agradecer a nossa equipe da Defesa Civil, pois graças ao trabalho deles, a Defesa Civil consegue chegar de forma ágil e rápida nos municípios, cumprindo a burocracia que existe no sistema, necessária para que os recursos cheguem e o fundo de calamidades chegue nos municípios de uma forma bastante rápida, em uma ação pronta do governador Ratinho Júnior como resposta a reestabelecer a normalidade depois das grandes chuvas que tivemos no estado. Os prejuízos e estragos foram muito grandes, tanto no setor público quanto no privado, mas todos fazem acontecer”, destacou.
Nova ambulância – O prefeito de Irati e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR), Jorge Derbli, destacou a importância de cada pessoa homenageada para a sociedade iratiense. Ele também enalteceu a entrega de uma ambulância para a saúde de Irati, feita no mesmo evento pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa. “Hoje, recebemos a ambulância e tantos recursos de uma infraestrutura que o Governo do Estado vê em cima da corporação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e tantas outras”, destacou.

























