Cruzeiro do Sul goleia o Kokeshi Sushi e conquista a 1ª divisão do Campeonato Varzeano Grupo Saber/Penalty 2023 de Irati

Time venceu por 5 a 1 e levou a taça da competição, que chegou à…

04 de dezembro de 2023 às 17h01m

Time venceu por 5 a 1 e levou a taça da competição, que chegou à sua 45ª edição e homenageou o ex-secretário de esportes e vereador Antônio Celso de Souza, o “Xoxolo”, que faleceu neste ano/Paulo Sava

Cruzeiro do Sul conquistou título do 45º Campeonato Varzeano Grupo Saber/Penalty Antônio Celso de Souza (Xoxolo) de Irati. Foto: Paulo Sava

O Cruzeiro do Sul goleou o Kokeshi Sushi por 5 a 1 e conquistou o título da 1ª divisão do 45º Campeonato Varzeano Grupo Saber/Penalty Antônio Celso de Souza 2023 de Irati na tarde do último sábado, 02, no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm. A competição recebeu o nome do ex-vereador e secretário de esportes do município, Antônio Celso de Souza, o “Xoxolo”, que faleceu neste ano.

O empresário José Valdecir de Souza, irmão de Xoxolo, ficou emocionado com a homenagem prestada pela Secretaria de Esportes. “Você falar em Antônio Celso de Souza (Xoxolo) em memória fica até difícil pessoas da estirpe deles, como foram o Xoxolo e o Nei Cabral e outros que estão faltando no nosso meio. Eles foram amantes do esporte, e me lembro bem que, em 2005, quando ele (Xoxolo) resolveu fazer o Campeonato Varzeano 1ª e 2ª Divisão quando observou aqui dentro deste estádio uma pegada mais forte de um jogador mais cascudo em um garoto de 14, 15 anos. Ele disse que precisava mudar isso, e eu falei para fazer 1ª e 2ª Divisão, para separar meninos dos homens, e foi o que aconteceu. Fico feliz por lembrarem do nome do Xoxolo, que vai ser eterno”, comentou.

Kokeshi Sushi, vice-campeão do Campeonato Varzeano Grupo Saber/Penalty Antônio Celso de Souza de Irati em 2023. Foto: Paulo Sava

O jogo – Pet abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo para o Cruzeiro do Sul. Eliseu empatou para o Kokeshi aos 41 minutos. No segundo tempo, Russo colocou o Cruzeiro do Sul à frente do placar aos 15 minutos. Bisqui ampliou para 3 a 1 aos 25 minutos. Mais tarde, aos 40 minutos, Russo marcou seu segundo gol no jogo e fez 4 a 1. Já no último lance, Léo Précoma sofreu pênalti. Will cobrou e fechou o placar em 5 a 1. No final do jogo, o atacante Mohá foi expulso após reclamar com o árbitro Mateus Scavisnki sobre a marcação do pênalti.

Em entrevista à Najuá após a partida, o técnico Buiu, da equipe do Cruzeiro do Sul, enalteceu a atuação dos atletas dentro de campo. “Foi um jogo maravilhoso, truncado, a equipe deles fez por merecer chegar à final. Jogaram muita bola e foi uma equipe guerreira, tanto é que o primeiro tempo terminou 1 a 1. Nosso time é muito experiente, de jogadores tarimbados e falei que ia fazer este time jogar. No segundo tempo mexi no time, vimos o que estava errado e buscamos o título merecido”, frisou.

Léo Précoma, que entrou no segundo tempo e sofreu o pênalti que resultou no 5º gol, disse que incentivou seus companheiros de time antes da decisão. “Sabíamos que, se trabalhássemos bem, movimentássemos nosso time com bola no chão, não daria para o time deles. Com todo o respeito, a equipe deles chegou à final e foi merecedora disso, mas foram dois campeonatos no ano e dois canecos”, disse ele, em referência ao título da Copa Irati de Futebol, disputada em julho em comemoração aos 116 anos do município.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Gilsinho, goleiro menos vazado da competição, acompanhado de Jonathan, representante do Grupo Saber, dos vereadores Leomar Jacumasso (Nego) e João Henrique Sabag Duarte, dos empresários Oscar Muchau e José Valdecir de Souza e da vice-prefeita, Ieda Waydzik. Foto: Paulo Sava

O goleiro Gilsinho, do Cruzeiro do Sul, afirmou que a equipe conseguiu administrar bem o segundo tempo e por isso obteve a vitória. “No primeiro tempo, demos bobeira, levamos o gol, mas no segundo tempo soubemos administrar bem o jogo, trabalhamos bem a bola, sempre com ela no chão e chegamos assim aos dois primeiros gols. Os outros são mais consequências de eles se desesperarem para sair para cima. Estão de parabéns o nosso time, o Kokeshi e todos os times que disputaram o varzeano, que foi bem disputado. Graças a Deus, levamos mais esta”, comemorou.

Dan, que atuou no meio campo do Kokeshi Sushi, falou sobre a perda do título para o Cruzeiro do Sul. “Como avaliar uma derrota? Eu acho que a nossa função dentro de campo fazemos, mas a equipe deles é muito qualificada. Tivemos chances e erramos, mas não poderíamos errar com uma equipe tão qualificada quanto a deles. Eu acabei de falar para o Pet e o Russo que eles aprenderam a jogar, pararam de fazer gracinha e estão sempre indo em objetivo ao gol. Fizeram a diferença, parabéns ao Cruzeiro do Sul e à Kokeshi. Os cornetas e secadores que perderam para nós tiveram que assistir ao jogo. Vamos comemorar, pois querendo ou não, segundo lugar é uma comemoração também”, frisou.

Vice-prefeita Ieda Waydzik. Foto: Paulo Sava

A vice-prefeita Ieda Waydzik enalteceu o fato de não ter ocorrido nenhum fato violento durante o jogo. “O esporte tem que ser assim, saudável, com as famílias participando, com a torcida fazendo o seu papel de incentivar o time, com toda esta calma. O melhor ganhou, mas na verdade todos ganham porque o esporte é vida e saúde e é isto que a gestão municipal quer, incentivando um campeonato como este”, frisou.

Moisés Neves, coordenador de esportes de Irati, parabenizou as equipes que chegaram à final da 45ª edição do Campeonato Varzeano. “Parabenizo as equipes, que fizeram uma grande partida, parabéns ao Cruzeiro do Sul, campeão, e ao Kokeshi, vice-campeão. Agradeço as equipes que tanto valorizam esta competição, em sua 45ª edição. Foi uma justa homenagem ao amigo Xoxolo, que, onde estiver, está abençoando esta grande final. Parabéns aos envolvidos e ao esporte de Irati”, comentou.

Resumo do campeonato – No total, 11 equipes e 265 atletas participaram da competição. O ataque mais positivo foi da equipe do Cruzeiro do Sul, com 14 gols. O goleiro menos vazado foi Gilsinho (Cruzeiro do Sul), que sofreu apenas 5 gols.

A seleção do campeonato, eleita pela internet, foi a seguinte:
Goleiro – Gilsinho (Cruzeiro do Sul)
Lateral esquerdo – João Vítor Pinheiro Pereira (CRB)
Lateral direito – Luiz Fernando Bonotto (CRB)
Zagueiros: William Korevar (Kokeshi) e João Fracaro (Cruzeiro do Sul)
Meio-campo: Danilo Barbosa (Americano), Dan (Kokeshi) e Nathan (CRB)
Atacantes: Bruno (Mais Brasil), Pet (Cruzeiro do Sul) e Preto (CRB)

Ficha técnica
Decisão Campeonato Varzeano 2023
Cruzeiro do Sul 5×1 Kokeshi Sushi

Cruzeiro do Sul: Gilsinho; Rigoni (Kauê), Marquinhos, João Fracaro e Bisqui; Véio, Edu Camargo, Will e Giso (Bruninho); Russo (Sidnei) e Pet (Léo Précoma). Técnico: Buiu.

Kokeshi Sushi: João Vinícius; Maionese (Robertinho), Manu, William Korevar (Cleiton) e Dôdi; Joãozinho (Renato), Eliseu (Mohá), Cré (Cristian) e Dan; Tchen e Patrick. Técnico: Daniel

Gols: Russo (2), Pet, Bisqui e Will (Cruzeiro do Sul); Eliseu (Kokeshi)

Árbitro: Mateus Scavinski
Assistentes: João Vinícius Ribeiro e Éder Andrade
Representante: Amadeu José Ferreira
Cartões amarelos: Véio e Edu Camargo (Cruzeiro do Sul); Joãozinho, Eliseu, Tchen, Nick, Paulinho, Manu e Mohá (Kokeshi)
Cartão vermelho: Mohá (Kokeshi)

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.