Início será às 6h em frente à capela São Francisco de Assis. De lá, os participantes seguem até a Unicentro, onde será celebrada uma missa às 10 h
A 15ª edição da Caminhada Franciscana será realizada no domingo, dia 3, com início às 6h, em frente à capela São Francisco de Assis, que fica no bairro de mesmo nome. De lá, os participantes percorrerão aproximadamente sete quilômetros até o Campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).
Haverá uma parada para o café da manhã às 9 h no bosque de Maria Waurika, a “Tia Mariquinha”, no bairro Engenheiro Gutierrez. Já às 10 h será celebrada uma missa na Unicentro com as presenças dos freis Antônio de Lima e Patrik.
Uma das ações realizadas durante o caminho é o recolhimento de materiais recicláveis. No ano passado cerca de 120 pessoas estiveram presentes e recolheram 30 sacos de lixo de 50 litros. Foram recolhidas latas de cerveja, carteiras de cigarro, garrafas pet, entre outros materiais, que tiveram uma destinação adequada.
Um dos organizadores da caminhada, o franciscano Vanderlei Kawa, diz que o evento tem o objetivo de refletir sobre temas como a paz, a vida e a ecologia. Vanderlei também ressalta que a caminhada franciscana é uma atividade que acontece anualmente no mês de dezembro e não tem vinculação com a festa do pêssego, que será realizada no fim de semana no Parque Aquático. Dentro da programação da festa do pêssego acontecerá a Caminhada Internacional da Natureza, que terá início no Parque Aquático passando por algumas propriedades na região do Camacuã. “Por esse motivo, algumas pessoas estão confundindo as duas caminhadas. A caminhada Franciscana pela Paz pela Vida e Ecologia será domingo, dia 3, com saída às 6 h na capela São Francisco até a Unicentro”, reforça Vanderlei.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Além da Caminhada, a Ordem Franciscana Secular de Irati está participando do projeto “Natal Sem Fome e Sem Armas”. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a doação de uma cesta básica para famílias carentes ou para a pastoral social das paróquias ou no Comitê de Combate à Fome. “Esse ano, celebramos os 800 anos da criação do primeiro presépio no mundo. Foi São Francisco de Assis quem criou o primeiro presépio, em Greccio (Itália). Essa celebração é uma oportunidade para toda a humanidade renovar com a família franciscana a sua dedicação ao seguimento dos ensinamentos e exemplos de vida de São Francisco. Queremos que neste Natal nenhuma família da nossa comunidade passe fome. Vamos também assumir um compromisso com a paz. Dizer ‘não’ aos brinquedos e jogos digitais e games com conteúdo à violência e à destruição”, afirmou Vanderlei.
Fotos da caminhada realizada em 2022. Imagens: Divulgação