Encontro com mulheres em bairros e área rural de Irati seguem nesta semana

Secretaria da Mulher, da Criança e do Idoso de Irati realiza desde a última semana…

28 de novembro de 2023 às 20h59m

Secretaria da Mulher, da Criança e do Idoso de Irati realiza desde a última semana encontros com mulheres para falar sobre serviços disponibilizados no município/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Secretária da Mulher, da Criança e do Idoso de Irati, Sybil Dietrich. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Continua nesta semana a programação de encontros com mulheres nos bairros e área rural de Irati. Os encontros são promovidos pela Secretaria da Mulher, da Criança e do Idoso de Irati e tem o objetivo de informar sobre os serviços oferecidos pela pasta.

O próximo encontro será nesta quarta-feira, dia 29, na Escola Mercedes Braga com as mulheres do bairro Alto da Lagoa, às 13h30. Já quinta-feira (30), será a vez das mulheres do Conjunto Santo Antônio se encontrarem na panificadora comunitária Santo Antônio, a partir das 13h30. O último encontro desta semana será na sexta-feira, dia 1º, às 13h30, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) com as mulheres do bairro Lagoa. Os encontros seguem na próxima semana conforme a programação disponível no final desta matéria.

Os encontros iniciaram na última quarta-feira (22), reunindo mulheres do Jardim Planalto e Vila Nova, além de um encontro na comunidade de Rio do Couro. Os encontros seguem até o dia 20 de dezembro.

A secretária da Mulher, da Criança e do Idoso de Irati, Sybil Dietrich, explica que nessas reuniões há conversas sobre as necessidades e demandas que as mulheres possuem no município. Além disso, os encontros servem para discutir projetos futuros. “Falarmos também de algo muito importante que está sendo construído pelo Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres que é o nosso Plano Decenal de Políticas para as Mulheres. Esse documento vai conter todos os serviços, programas, projetos, investimentos voltados para as mulheres do nosso município. Por isso, é importante elas saberem o que está sendo discutido e darem suas opiniões para que possamos garantir que para os próximos dez anos, dentro do município de Irati, as ações vão vir de encontro com as necessidades da nossa população”, explicou Sybil.

As discussões dos encontros auxiliarão a montar o Plano Decenal que deverá ser discutido em fevereiro em uma audiência pública. “Como desdobramento desses encontros, nós teríamos no mês de janeiro a construção desse Plano Decenal e a preparação pelo dia 6 ou 7 de fevereiro, nós façamos uma audiência pública a respeito desse Plano Decenal, onde as pessoas, mulheres e toda a população vai poder participar, ter acesso a esse documento e poder interferir nessa construção”, disse a secretária.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Os encontros ainda servirão como pré-conferências onde as mulheres podem apontar projetos que precisam ser desenvolvidos. O objetivo da secretaria é que esses encontros auxiliem no planejamento de uma conferência que deve ser realizada no próximo ano, no dia 8 de março quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. “Esse momento é o momento de colhermos informações, que as pessoas nos tragam as necessidades. Como relatamos, são necessidades nas diversas áreas: segurança pública, saúde, educação, a área que as mulheres sentem que precisa ter um investimento da Prefeitura de Irati ou até do governo do Estado para que possamos colocar nesse Plano Decenal, mas também para podermos realizar a nossa conferência com algumas propostas”, conta.

As reuniões também são alusivas aos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha tem a proposta de levar até o dia 10 de dezembro informações sobre o combate à violência contra a mulher. A programação em Irati foi estendida até o dia 20 de dezembro para que os encontros atingissem o máximo de comunidades.

As reuniões em diferentes comunidades auxiliam a trazer diversidade para as propostas, segundo a secretária. “Temos certeza que tem uma demanda geral da população, mas tem as especificidades de cada território, as diferenças em relação à área urbana e a área rural. A ideia é que possamos estar colhendo essas informações para que possamos construir esse plano, construir projetos e programas, a partir do próximo ano que venha de encontro com a necessidade de cada território visitado, que possamos contemplar a diversidade feminina no território iratiense”, disse.

Ainda dentro da programação da campanha pelo Fim da Violência Contra a Mulher será realizada a inauguração do Centro Integrado de atendimento à Mulher Iratiense (CIAMI) na quinta-feira, às 10 h. O espaço fica próximo ao Parque Aquático, no antigo pavilhão onde funcionava o Centro de Convivência.

O espaço foi reformado e estruturado para integrar serviços direcionados à mulher. “Houve uma reforma utilizando recursos tanto municipais, estaduais e federais, que poderiam ser voltados para esse fim. A ideia é que melhorasse toda aquela estrutura existente. Essa estrutura era utilizada para o trabalho com os idosos, mas como nesse momento teremos o Complexo Social Cidade do Idoso, que é um espaço muito próximo, muito mais amplo e completo, não teria o porquê nós termos dois serviços tão próximos e similares. Foi feita uma discussão pela administração, levada em conselhos, tomado todos os trâmites burocráticos para que ele pudesse ser utilizado para esse fim do serviço especializado à nossa mulher iratiense, pensando nessa proteção integral”, explica a secretária.

O CIAMI contará com um espaço do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), as equipes de referência da Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência e o Núcleo Maria da Penha (Numape). O centro terá ainda atendimentos e reuniões periódicas com CREAS, Patrulha Maria da Penha, Saúde da Mulher, entre outros serviços especializados.

A inclusão do CRAM no espaço possibilitará o atendimento psicológico e jurídico às mulheres vítimas de violência. “É um atendimento psicológico. Compõe uma equipe de psicóloga, assistente social, pedagoga que vai dar toda essa orientação psicossocial e também teremos o atendimento jurídico, a orientação jurídica dentro desse espaço”, disse. Sybil

Confira abaixo a programação de encontros nos próximos dias:
Bairro Alto da Lagoa

Local: Escola Mercedes Braga
Data/horário: 29 de novembro, às 13h30
Conjunto Santo Antônio
Local: Panificadora comunitária Santo Antônio
Data/horário: 30 de novembro, às 13h30
Bairro Lagoa
Local: CRAS
Data/horário: 01 de dezembro, às 13h30
Bairro Pedreira
Local: Centro de Convivência
Data/horário: 04 de dezembro, às 13h30
Bairros Engenheiros Gutierrez e Riozinho
Local: Posto de Saúde
Data/horário: 05 de dezembro, às 13h30
Arroio Grande
Local: Pavilhão da Igreja Bom Jesus
Data/horário: 06 de dezembro, das 13h30 até às 16 h
Jardim Aeroporto
Local: Associação de Moradores
Data/horário: 07 de dezembro, das 13h30 até às 16 h
Gonçalves Júnior
Local: ainda a ser divulgado
Data/horário: 07 de dezembro, das 8h30 até às 11 h
Conjunto Novo Irati
Local: ainda a ser divulgado
Data/horário: 08 de dezembro, das 13h30 até às 16 h
Pinho de Baixo
Local: ainda a ser divulgado
Data/horário: 11 de dezembro (horário ainda a ser divulgado)
Guamirim
Local: Centro Cultural do Guamirim
Data/horário: 12 de dezembro, das 08h30 até às 11 h
Canisianas
Local: ainda a ser divulgado
Data/horário: 13 de dezembro (horário ainda a ser divulgado)
Coxinhos
Local: ainda a ser divulgado
Data/horário: 13 de dezembro, das 08h30 até às 11 horas
Itapará
Local: ainda a ser divulgado
Data/horário: 14 de dezembro (horário ainda a ser divulgado)
Cruzeiro do Sul/Vila Raquel
Local: ainda a ser divulgado
Data/horário: 18 de dezembro, das 13h30 até às 16 h
Caratuva
Local: ainda a ser divulgado
Data/horário: 19 de dezembro, das 13h30 até 16 h
Nhapindazal/Fragatas
Local: Centro de Convivência
Data/horário: 20 de dezembro, das 13h30 até 16 h
Acampamento Mario Lago
Local: ainda a ser divulgado
Data: horário e local ainda a ser divulgado

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.