Durante as três fases da operação, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão contra suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em municípios da região

A Polícia Civil de Teixeira Soares divulgou na sexta-feira que encerrou a terceira fase da operação Parabellum com a prisão de quatro pessoas, que tentaram fugir da ação judicial, que contou com apoio da Agência de Inteligência da PM de Irati. As prisões foram realizadas nos municípios de Fernandes Pinheiro (1), Pitanga (2) e Guaratuba (1). A última prisão foi realizada ontem em Pitanga com auxílio da PM do município.
De acordo com o Delegado de Teixeira Soares, Wesley Vinicius Gonçalves da Silva, a operação Parabellum possibilitou a captura de todos os alvos em suas três fases de execução. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências e prisão de suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em municípios da região. “O primeiro alvo foragido foi preso logo em seguida ao dia da operação, no dia 11 de novembro. No sábado [dia 11] foi localizado em Guaratuba, onde estava homiziado, tentando fugir da ação da justiça. O segundo alvo foragido, foi localizado aqui no município de Fernandes Pinheiro, na mesma data, no sábado. O terceiro foragido foi localizado no dia 14 de novembro, uma terça-feira, no município de pitanga. Já o último alvo chegou a se evadir para a Região Metropolitana, contudo, com diligências investigativas, aqui pela equipe de Teixeira Soares, conseguimos investigar que ele retornou para Pitanga e efetuamos a prisão ontem [dia 23]. Assim, a operação Parabellum encerrou-se com total cumprimento de seus mandados de prisão. Aproveito para ressaltar que esta é a terceira fase da operação e que, fazendo uma retrospectiva em todas as fases, desde a primeira até a terceira, a operação teve 100% de sucesso, ou seja, todos os alvos estão devidamente presos. Foram devidamente cumpridos os seus mandados”, ressalta Wesley.
Detalhes da operação: O nome da Operação Policial faz menção ao provérbio romano “Si vis pacem para bellum”, o que quer dizer: se quer paz, prepare-se para guerra. A primeira fase da operação foi cumprida em fevereiro, visando o combate ao tráfico em Teixeira Soares. Posteriormente, uma segunda fase foi cumprida em maio em Irati, Teixeira Soares, Campo Largo e Curitiba.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Já a terceira fase foi deflagrada recentemente no dia 10 de novembro. Na ocasião, mais de 100 policiais civis e militares participaram da operação, que visava cumprir 31 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão. Durante a operação foram apreendidos aproximadamente quatro quilos de drogas nas residências dos alvos das buscas e apreensões, entre elas crack, cocaína e maconha, duas pistolas, quatro espingardas, dinheiro em espécie, ultrapassando R$ 3 mil, e materiais utilizados para o tráfico de entorpecentes, como balanças de precisão. Nas buscas, os policiais também apreenderam celulares. No total, foram presas 28 pessoas, sendo 27 que possuíam mandados de prisão preventiva e uma que estava na casa de um alvo da operação. Quinze prisões foram realizadas em Irati, cinco em Guarapuava, duas em Rio Azul e Mallet e uma nos municípios de Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Rebouças e Pinhão.